Censo Escolar aponta 4.420 Matrículas na Rede Municipal de Ensino

O Censo Escolar 2018, realizado pelo Ministério da Educação através do Instituto Nacional de |Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), apontou 4.420 matrículas realizadas no ano passado na rede municipal de ensino de Silva Jardim. O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa realizada anualmente para levantamento de informações estatístico educacionais sobre a educação básica brasileira.

De acordo com a mestre em Ciência Política pela Unicamp, e ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Helena Guimarães de Castro, o Censo escolar é muito mais do que uma contagem de alunos. “Esta pesquisa cumpre um papel estratégico por fornecer subsídios indispensáveis para a definição de políticas para a melhoria da qualidade do ensino. Foi com base nos dados apurados pelo Censo que se detectou como um dos principais problemas do ensino fundamental a incidência de elevadas taxas de distorção idade/série, por sua vez reflexo das elevadas taxas de reprovação e abandono escolar. Como se vê, o Censo Escolar é muito importante para ser encarado apenas como mais uma rotina burocrática da escola. Dele depende a correta orientação das políticas educacionais dos três níveis de governo e, em última instância, a melhoria da qualidade do ensino público.” Disse a ex-presidente do INEP.

Do total de 4.420 matrículas realizadas em 2018 na rede municipal de ensino, 11,06% (489) são de matrículas em creche; 12,74% (563) de matrículas na pré-escola; 38,01% (1.680) de matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental; 27,96% (1.236) de matrículas nos anos finais do ensino fundamental. Os demais 10,23% (452) ficam divididos entre EJA (342) e Educação Especial (110).