A Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) promoveu um evento em comemoração ao Dia do Mico-Leão-Dourado, no Teatro Zezé Macedo, em Silva Jardim. A festa foi celebrada na última quarta-feira (2), e teve música ao vivo, apresentação de radionovela, e uma palestra ministrada por um dos fundadores da ONG, o pesquisador americano Benjamin Beck.

Durante as comemorações, a AMLD oficializou diversas parcerias. No saguão do teatro, foi montado um estande para a venda de camisas, chaveiros e broches com a estampa do mico. A Associação de Artesãos e Produtores Caseiros (Associarte) também expôs inúmeras peças de decoração.

O secretário executivo da AMLD, Luis Paulo Ferraz, lembrou do evento que reuniu centenas de pessoas no Centro da cidade, em agosto do ano passado, para marcar a passagem simbólica da Tocha Olímpica, no município. Na ocasião, a tocha foi carregada pela bióloga da ONG, Andreia Martins.

“Nós queremos fazer dessa data uma comemoração anual e transformá-la, inclusive, num festival do mico-leão-dourado. Esperamos colocar tudo isso em prática, já em 2018. Conversei hoje com o prefeito Anderson, e a gente está com muitos planos para o próximo ano”, antecipou Luis Paulo.

Durante o seu discurso, o prefeito de Silva Jardim, Anderson Alexandre, disse que acredita na vocação turística do município, e que sempre busca apoiar iniciativas de conservação do meio ambiente. “A cidade vem ganhando uma visibilidade muito grande ao longo desses 25 anos, porque a AMLD é uma marca mundialmente conhecida”, afirmou.

O projeto de lei para a criação do Dia do Mico-Leão-Dourado teve autoria do vereador Webster Barcellos, conhecido como Binho da Agricultura, e foi sancionado no mês passado, pelo chefe do poder executivo.

O evento foi apresentado pela jornalista Cristina Serra, repórter do Fantástico, e teve a presença de diversos artistas, entre eles, o ator Vitor Thiré, filho do também ator e produtor musical Luiz Nicolau, além do Quarteto Choro in Bossa. Vereadores, secretários municipais, artesãos e moradores, também marcaram presença.

TRABALHO DE PRESERVAÇÃO

A AMLD completa 25 anos no dia 28 de novembro. A ONG, no entanto, decidiu antecipar a comemoração para realizar uma única festa e celebrar o dia do mico-leão, também. Responsável pela preservação do primata na região, a AMLD estima que há cerca de 3.200 micos inseridos nos municípios de Silva Jardim, Rio Bonito, e Casimiro de Abreu. Apesar dos resultados positivos, a espécie ainda é considerada ameaçada de extinção.