Uma equipe do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Estado do Rio de Janeiro (IEEA) esteve ontem (04/04) em Silva Jardim para concluir o levantamento dos pontos turísticos e outros logradouros do Município para a elaboração do projeto de Sinalização Turística. Eles estiveram no Centro da cidade, nos bairros Biquinha, Boqueirão, Imbaú, Gaviões, Pirineus, Bananeiras, Lagoa de Juturnaíba e Aldeia Velha.

-- A conclusão e implantação desse projeto será muito importante para a incrementação do Turismo no Município uma vez que a sinalização facilitará, orientará e ordenará o acesso dos visitantes ao Município -- diz o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Ronalt Santiago.

A equipe confirmou, através de GPS, os pontos já mapeados em outra visita, além de acrescentar algumas placas que não estavam no esboço do projeto original. Eles levaram as informações e vão finalizar o documento que será apresentado ao Município a fim de que ele busque verbas junto ao Ministério do Turismo a fim de colocá-lo em execução.

O custo de elaboração do projeto está orçado em R$100 mil, mas sairá sem ônus para o município, tendo em vista a parceria estabelecida entre o Município e o Governo do Estado através do IEEA. A primeira reunião dos técnicos para a assinatura do termo de cooperação técnica a fim de elaborar o projeto com o prefeito Anderson Alexandre ocorreu em junho de 2015. A primeira visita para o início do levantamento dos pontos turísticos também aconteceu em 2015.

A equipe do IEEA se hospedou na Fazenda Santo Antônio dos Cordeiros, em Imbaú, por meio de uma cortesia dos proprietários Ana Beatriz Cordeiro e Airton Violento. O veículo utilizado para o levantamento foi cedido pela Secretaria de Fazenda. Acompanhada durante a inspeção pelo servidor Tiago Gomes, a equipe foi formada pelos engenheiros Antônio Kropf e Silviano Virgínio de Araújo.