Foi aberta na última sexta-feira (24), no Centro Cultural Capivari, no Centro de Silva Jardim, a exposição “Viva Santos Reis! ”, que está exibindo fotos de folias de reis da região sudeste fluminense. O evento é realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.

A Exposição Viva Santos Reis, assinada pelo antropólogo Daniel Arrebola, é composta por um grande acervo das Folias de Reis da região Sudeste. A mostra reúne fotografias do antropólogo paulista, Nane Camargo, Mauro Rodrigues, Ratão Diniz e Andreia Silva, além de outros elementos que compõem a tradição. A exposição que está percorrendo alguns municípios do Estado, esteve em Cabo Frio e seguirá depois para Quissamã.

Em entrevista a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o secretário de Turismo de Silva Jardim, Ronalt Santiago, comentou sobre a ampla importância cultural da mostra no município.

"Vamos receber a exposição em nossa cidade no centro cultural, que antes era cadeia pública, delegacia e agora foi transformado no Centro Cultural Capivari, criado para reforçar a identidade da cidade, servir como um espaço para produção e exposição dos trabalhos de artistas da cidade se tornando um importante ponto histórico, educacional, cultural e turístico da cidade. A exposição traz fotos, roupas, instrumentos musicais, máscaras, cajados, bandeiras, estandartes, roupas de palhaços, quepes entre outros acervos de várias Folias de Reis Sudeste do Rio de Janeiro. O trabalho tem tudo a ver com a nossa cidade que mantem a tradição da Folia de Reis viva. Há anos realizamos festivais, evento tradicional, recebendo folias de todo o Estado" - destaca o secretário.

A Secretaria Municipal de Turismo reforça que a exposição continua até o dia 30 de setembro, no Centro Cultural Capivari, que fica na Rua Luiz Gomes, nº 259, no Centro de Silva Jardim. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas. A entrada é gratuita.