Aconteceu na manhã desta quarta-feira (23/05) na Prefeitura uma reunião do Fórum Popular de Cultura de Silva Jardim com a prefeita Maria Dalva (Cilene) para discutir alternativas para o desenvolvimento da cultura no município. Na ocasião os integrantes do Fórum agradeceram a sanção da de criação do Plano Municipal de Cultura e a criação da diretoria de cultura. Outras pautas abordadas no encontro foram a criação do conselho municipal de cultura e do fundo municipal.

A prefeita parabenizou a integração do Fórum e informou que a administração municipal buscará ajudar a todas as demandas sempre dentro das possibilidades da Prefeitura. “Acredito que movimentos como este contribuem e muito para o desenvolvimento de políticas públicas no município. Sou a favor de criação do conselho municipal de cultura e posteriormente a criação do fundo, o que viabilizará a vinda de recursos para desenvolvimentos de ações voltadas à cultura.” disse Cilene.

Os agentes culturais que participaram da reunião também apresentaram os resultados alcançados após a realização da 2ª Conferência Municipal de Cultura, bem como a mobilização em nível estadual visando a organização da cultura no Rio de Janeiro, como por exemplo, a realização da 4ª Conferência Estadual de Cultura que acontecerá nos próximos dias 8 e 9 de junho.

Outro assunto citado pela prefeita foi a dificuldade em realizar repasses públicos a partir da regulamentação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC (Lei Federal 13.019/2014). “Temos muita vontade em firmar parcerias com várias organizações, inclusive com a Associação Musical e Dramática Honório Coelho (AMDHC), mas quando iniciamos as tratativas para efetivar esta parceria, faltavam alguns documentos, e sem eles não poderíamos prosseguir. Hoje temos no país mais uma barreira para fazer parcerias visando as subvenções que é o MROSC, isso impossibilita a agilidade necessária para prosseguirmos.” concluiu a prefeita.

Participaram do encontro: Ronalt Santiago (Secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio), Taísa Magdalena (diretora de Cultura da Semec), Paulo Eduardo Santiago (assessor Jurídico), Evaldo Péclat Nascimento (jornalista e poeta), Aurélio Cláudio Cabrero (agente cultural), Leandro Amorim (músico presidente da AMDHC), Márcia Cristina Neto (Estudante), Paula da Costa (artesã e bióloga) e João Gabriel Valladão dos Santos Alcântara (designer-gráfico).