^ Back to Top


Uma comissão de produtores culturais de Silva Jardim se reuniu hoje (26/04) com o Secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), Ronalt Aguiar Santiago, para tratar da organização da pré-Conferência Municipal de Cultura, no dia 17/05, no Teatro Zezé Macedo. O evento será com vistas à Conferência Estadual que acontecerá no município de São Pedro da Aldeia, no dia 24/05.

O encontro em Silva Jardim vai colher propostas dos diversos setores culturais da cidade para apresentar na Conferência Estadual. A comissão realizará outros encontros até a data prevista para a pré-conferência, que contará com as participações de escritores, músicos, atores, professores, artistas plásticos, grupos folclóricos e artesãos, entre outros segmentos que desenvolvem e apoiam as atividades culturais em Silva Jardim.

 

Estiveram presentes a presidente da Associação de Artesãos e Produtores Caseiros de Silva Jardim (Associarte), Mary Ferreira Lopes de Simone; o presidente da Associação Musical e Dramática Honório Coelho (AMDHC), Leandro Moraes Amorim; o designer gráfico João Gabriel Alcântara e a assessora da Semtic, Taísa Magdalena.

Leia mais:Produtores Culturais de Silva Jardim se reúnem para Organizar a Pré-Conferência Municipal de Cultura


Uma equipe do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Estado do Rio de Janeiro (IEEA) esteve ontem (04/04) em Silva Jardim para concluir o levantamento dos pontos turísticos e outros logradouros do Município para a elaboração do projeto de Sinalização Turística. Eles estiveram no Centro da cidade, nos bairros Biquinha, Boqueirão, Imbaú, Gaviões, Pirineus, Bananeiras, Lagoa de Juturnaíba e Aldeia Velha.

-- A conclusão e implantação desse projeto será muito importante para a incrementação do Turismo no Município uma vez que a sinalização facilitará, orientará e ordenará o acesso dos visitantes ao Município -- diz o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Ronalt Santiago.

A equipe confirmou, através de GPS, os pontos já mapeados em outra visita, além de acrescentar algumas placas que não estavam no esboço do projeto original. Eles levaram as informações e vão finalizar o documento que será apresentado ao Município a fim de que ele busque verbas junto ao Ministério do Turismo a fim de colocá-lo em execução.

O custo de elaboração do projeto está orçado em R$100 mil, mas sairá sem ônus para o município, tendo em vista a parceria estabelecida entre o Município e o Governo do Estado através do IEEA. A primeira reunião dos técnicos para a assinatura do termo de cooperação técnica a fim de elaborar o projeto com o prefeito Anderson Alexandre ocorreu em junho de 2015. A primeira visita para o início do levantamento dos pontos turísticos também aconteceu em 2015. 

A equipe do IEEA se hospedou na Fazenda Santo Antônio dos Cordeiros, em Imbaú, por meio de uma cortesia dos proprietários Ana Beatriz Cordeiro e Airton Violento. O veículo utilizado para o levantamento foi cedido pela Secretaria de Fazenda. Acompanhada durante a inspeção pelo servidor Tiago Gomes, a equipe foi formada pelos engenheiros Antônio Kropf e Silviano Virgínio de Araújo.

Leia mais:Representantes do IEEA visitam Silva Jardim para concluir Projeto de Sinalização Turística

A Prefeitura de Silva Jardim, divulgou nesta quinta-feira (23) a programação do Carnaval 2017 da cidade. Com apresentação de 11 blocos, participação de DJ e de banda de marchinha o carnaval deste ano adotou uma proposta mais familiar e econômica. A festa do Momo este ano acontecerá no Centro do Município e no distrito de Aldeia Velha, confira abaixo a programação:

Sede do Município Silva Jardim (Praça Amaral Peixoto)
24 (sexta)
17h - Bloco do “Caps”
20h - Bloco “Andegan”

25 (sábado)
20h – Bloco “Vai na onda da Brasil”
22h – Bloco “Perereca Banguela”
A partir das 20h DJ e Banda 
Marchinha.com

26 (domingo)
20h – Bloco “Ki Delícia”
21h – Bloco “Chegou pra ficar”
23h – Bloco “Acadêmicos do Rial”
A partir das 20h DJ e Banda 
Marchinha.com

27 (segunda)
18h – Bloco “Boca de Álcool”
21h – Bloco “Ferradura de Ouro”
A partir das 20h DJ e Banda 
Marchinha.com

28 (terça)
19h - “Matinê” 
A partir das 21h DJ e Banda 
Marchinha.com

Aldeia Velha

25 (sábado)
A partir das 20 horas - DJ e Banda Carnavalesca

26 (domingo)
17h – Bloco “Mula Doida”
20h – Bloco “Piabas da Aldeia”
A partir das 20 horas - DJ e Banda Carnavalesca

27 (segunda)
20h – Bloco “Piabas da Aldeia”
A partir das 20 horas - DJ e Banda Carnavalesca

 

 

Leia mais:Carnaval em Silva Jardim terá apresentação de 11 Blocos e Banda de Marchinha

Começou na segunda-feira (20/02), com a colocação de fitilhos plásticos num trecho da Rua Luiz Gomes, no Centro da cidade, a ornamentação para o carnaval em Silva Jardim. Haverá, ainda, painéis e outras peças ornamentais na Praça Amaral Peixoto, onde a folia se concentrará com as apresentações de bandas executando sambas e marchinhas típicas da época. A ser aberto extraoficialmente nesta sexta-feira (24) com o desfile do bloco do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e do Andegan, este ano o carnaval na cidade contará com 12 agremiações, se apresentando de sábado a terça-feira.

Durante os quatro dias de festa, haverá apresentação de bandas e blocos, também, nas localidades de Aldeia Velha e Bananeiras. A Prefeitura Municipal, através da secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), concederá abadás (camisetas) às agremiações, além de disponibilizar um mini-trio elétrico para puxar os foliões.

A concentração dos blocos será próximo ao Centro Cultural Capivari (CCC) e as apresentações no sábado, domingo, segunda e terça-feira obedecerão a uma seqüência prevista pela Semtic. Os blocos que quiserem, poderão utilizar o espaço nos fundos do CCC para se reunirem antes dos desfiles.

Segundo o secretário da Semtic, Ronalt Santiago, a festa será animada por bandas executando antigos sambas e marchinhas. Nos intervalos dos blocos, a banda musical sairá tocando na principal rua do Centro, arrastando os foliões, como já é tradição nos carnavais de Silva Jardim. A dispersão acontecerá junto ao novo Centro de Cultura e Lazer, próximo à Praça Amaral Peixoto.

Os blocos são: Ki-Delícia, Los Bananas (Bananeiras), Piabas da Aldeia (Aldeia Velha), Ferradura de Ouro, Chegou para Ficar, Acadêmicos do Rial, Perereca Banguela, Boca de Álcool, Vem Quem Quer (Varginha), Mula Doida (Aldeia Velha), Vai dar Onda na Brasil e Andegan.

O bloco Boca de Álcool, como acontece todos os anos, saindo durante a tarde, normalmente com o sol ainda forte, promete muito banho com um caminhão pipa-d'água para refrescar os foliões (4ª e 6ª fotos). Os blocos Ferradura de Ouro (5ª foto) e Andegan realizaram ensaios no Centro da cidade no último dia 17/02. A festa terá, ainda, uma ornamentação simples no trecho do desfile e no entorno da praça.

Durante o carnaval haverá, além disso, um “Bloco da Consciência” formado por cerca de 20 servidores da Prefeitura, "puxado" por um carro de som e com o abadá institucional que visitará o balneário de Bananeiras a fim de alertar e conscientizar os freqüentadores sobre a necessidade de manter o local limpo. Será em parceria com as secretarias de Meio Ambiente (Semma -- secretário Helan Abreu Cardozo) e Obras e Serviços Públicos (Semosp -- secretário Vivaldo Magalhães de Oliveira). O "bloco" vai distribuir folders, flyers e livretos sobre o assunto.

REUNIÃO DEFINE INFRAESTRUTURA E ATRIBUIÇÕES DE SECRETARIAS

Segurança geral, atendimento médico, fiscalização em saúde, manutenção de banheiros e preservação do meio ambiente. Esses foram alguns dos serviços que tiveram suas atuações definidas na reunião de secretários no último dia 20/02 visando a estruturação do carnaval silvajardinense. Na secretaria municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), o encontro serviu para que os participantes definissem, ainda, as atribuições de cada Secretaria. A festa de Momo no Município contará com o desfile de 12 blocos, além de bandas executando sambas e marchinhas, no Centro da cidade e nas localidades de Aldeia Velha e Bananeiras.

Também ficou definida como será feita a coleta de lixo e os locais liberados para a atuação dos vendedores ambulantes. A manutenção dos banheiros da Praça Amaral Peixoto, assim como a coleta normal do lixo, será feita pela Secretaria de Obras, que foi representada na reunião pela funcionária Ariana Brum.

A fiscalização ficará por conta da Guarda Municipal (representada no encontro pelo secretário, Dênis David) e pela Fiscalização em Saúde (secretária Tereza Fernandes e servidor Marcelo Matta). A coordenação do carnaval está a cargo da Semtic, cujo secretário, Ronalt Aguiar Santiago, falou sobre o que já foi organizado e como será o desfile dos 12 blocos. Assim como da participação dos blocos do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e da Associação Pestalozzi local.

A secretária de Saúde, Tereza Fernandes, falou na possibilidade de se abrir os postos de saúde de Bananeiras e Aldeia Velha a fim de oferecer melhor e maior atendimento ao grande número de foliões que normalmente frequentam os locais nessas ocasiões. Ou então colocar uma ambulância durante 24 horas de plantão em Aldeia Velha. Já no Centro da cidade, também haverá uma ambulância para o atendimento.

A reunião contou com a participação, ainda, da funcionária representante da Secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma), Marri Moraes, e da assessora da Semtic, Taísa Magdalena.

 

Por: Evaldo Peclat Nascimento

Leia mais:Ornamentação do Carnaval já começou no Centro de Silva Jardim

Ordenamento de logradouros, realização de eventos públicos e privados, regulamentação de atividades de vendedores ambulantes, estética e limpeza da cidade. Esses são alguns dos assuntos discutidos na reunião de secretários promovida na última terça-feira (10/01/17) na Secretaria municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic) com o objetivo de buscar soluções a fim de tornar a cidade mais atraente não só para os munícipes como também para as pessoas que a visitam.

Os participantes discutiram ações a serem adotadas para a liberação de festas e eventos comunitários no Município, como a criação de um protocolo único com o início da tramitação a partir do Gabinete do Prefeito, por exemplo. Também identificou e distribuiu as ações que devem ser executadas por cada Secretaria, a exemplo da limpeza e manutenção do banheiro da Praça Amaral Peixoto, que é da responsabilidade da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Segundo o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Ronalt Santiago, que solicitou a reunião, a adoção de um protocolo único de comunicação e solicitação de realização de eventos comunitários promoverá o ordenamento dos mesmos. Pois a Administração Municipal passará a ter um conhecimento prévio dessas festas podendo inclusive organizar uma agenda para o eventual apoio. Neste caso, as respectivas secretarias a prestarem os apoios serão acionadas pelo Poder Municipal central.

-- Assim, a nossa secretaria de Turismo poderá inclusive se preparar para auxiliar até mesmo na melhor divulgação desses eventos, pois alguns deles podem ser feitos em parceria com a Administração Municipal -- pontuou o Secretário Ronalt Santiago.

Os secretários levantaram soluções, ainda, para questões como a necessidade de criação de um depósito público para recolher veículos abandonados nas ruas, sinalização de trânsito, sinalização turística, segurança, comércio irregular praticado por vendedores ambulantes em domicílios e venda de alimentos por ambulantes em portas de escolas.

Analisaram, além disso, o atendimento prestado ao público pelo serviço de táxis, o funcionamento do banheiro público da nova rodoviária municipal e a instalação de ambulantes em pontos estratégicos da cidade. Falou-se, também, sobre a necessidade de reativação da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Silva Jardim (Aciasj). Avaliaram, ademais, o acesso de visitantes aos principais pontos turísticos do Município, como Aldeia Velha, Bananeiras, Pirineus e Lagoa de Juturnaíba. E discutiram formas de melhorar a arrecadação tributária do Município através do Turismo nos vários atrativos naturais de Silva Jardim.

Participaram: os secretários Orlando Correa Xavier (Fazenda), Ronilson Santos Silva (Defesa Civil), Dênis Marcelo David Pessanha (Ordem Pública), Alex Sanders Ferreira da Silva (Transportes), e Ariane Brum (representando o Secretário de Obras, Vivaldo Magalhães de Oliveira) e Roberta Fernandes (representando a Secretária de Educação e Cultura, Kátia Passos).

 

Por: Evaldo Peclat Nascimento

Leia mais:Prefeitura busca soluções para melhorar os serviços e o visual de Silva Jardim

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000