^ Back to Top


Foi aberta na última sexta-feira (24), no Centro Cultural Capivari, no Centro de Silva Jardim, a exposição “Viva Santos Reis! ”, que está exibindo fotos de folias de reis da região sudeste fluminense. O evento é realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.

A Exposição Viva Santos Reis, assinada pelo antropólogo Daniel Arrebola, é composta por um grande acervo das Folias de Reis da região Sudeste. A mostra reúne fotografias do antropólogo paulista, Nane Camargo, Mauro Rodrigues, Ratão Diniz e Andreia Silva, além de outros elementos que compõem a tradição. A exposição que está percorrendo alguns municípios do Estado, esteve em Cabo Frio e seguirá depois para Quissamã.

Em entrevista a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o secretário de Turismo de Silva Jardim, Ronalt Santiago, comentou sobre a ampla importância cultural da mostra no município.

"Vamos receber a exposição em nossa cidade no centro cultural, que antes era cadeia pública, delegacia e agora foi transformado no Centro Cultural Capivari, criado para reforçar a identidade da cidade, servir como um espaço para produção e exposição dos trabalhos de artistas da cidade se tornando um importante ponto histórico, educacional, cultural e turístico da cidade. A exposição traz fotos, roupas, instrumentos musicais, máscaras, cajados, bandeiras, estandartes, roupas de palhaços, quepes entre outros acervos de várias Folias de Reis Sudeste do Rio de Janeiro. O trabalho tem tudo a ver com a nossa cidade que mantem a tradição da Folia de Reis viva. Há anos realizamos festivais, evento tradicional, recebendo folias de todo o Estado" - destaca o secretário.

A Secretaria Municipal de Turismo reforça que a exposição continua até o dia 30 de setembro, no Centro Cultural Capivari, que fica na Rua Luiz Gomes, nº 259, no Centro de Silva Jardim. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas. A entrada é gratuita.

 

Leia mais:Exposição com fotos de Folia de Reis da Região Sudeste é aberta em Silva Jardim


Será aberta na próxima sexta-feira (24) a partir das 19 horas no Centro Cultural Capivari na Rua Luiz Gomes 259 no Centro de Silva Jardim, a exposição “Viva Santos Reis!” que exibirá fotos de folias de reis da região sudeste fluminense. A pesquisa e curadoria da exposição é de Daniel Arrebola e as fotografias de Daniel Arrebola, Nane Camargo, Mauro Rodrigues, Ratão Diniz e Andréia Silva. O evento é realizado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.

Leia mais:Fotos de Folia de Reis da Região Sudeste serão expostas em Exposição no CCC


Música, declamação de poesias e desfile de moda marcaram o 2º Sarau Internacional Madalena’s, no Centro de Silva Jardim. O evento aconteceu na Praça Amaral Peixoto e teve a participação de moradores e ativistas culturais da cidade e de outros estados. No local, também foram montados estandes para vendas de trabalhos manuais confeccionados por artesãos locais.

A programação também contou com o lançamento da grife “Madalena’s Roya Magic”, apresentada pela estilista Val Nascimento, moradora do bairro Varginha. Durante o desfile realizado no Espaço Cultura e Lazer, a estilista mostrou ao público peças exclusivas confeccionadas por ela. Alguns dos trabalhos tinham estampas com obras de arte de diversos artistas plásticos.

O evento foi promovido pela ONG Madalena’s, fundada na Suíça e que desenvolve no país um trabalho contra violência doméstica, tráfico humano, assédio e abuso sexual às mulheres. A iniciativa teve o apoio da Prefeitura de Silva Jardim e de empresários do município.

Fundadora da ONG, a escritora Lúcia Amélia Brüllhardt, disse que teve boas impressões da cidade. “Acabo de adotar Silva Jardim como minha cidade aqui no Brasil. Pra mim, é uma sensação de missão cumprida. Estou saindo daqui muito feliz, mas muito feliz mesmo, e voltarei”, prometeu a mulher de 51 anos, natural de São Paulo, e que mora na Europa há mais de três décadas.

Um grande público prestigiou o evento realizado no último dia 25 de julho. Entre os presentes, esteve à prefeita Cilene, o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), Ronalt Santiago, e a diretora municipal de Cultura, Taísa Magdalena.

 

Leia mais:Sarau e Desfile de Moda marcam evento em Silva Jardim


Será realizada na próxima quarta-feira (25), a partir das 15h, a 2ª edição do Sarau Internacional Madalena’s, na Praça Amaral Peixoto, no Centro de Silva Jardim. O evento terá declamação de poesias, lançamento de livro, música, homenagens, e um desfile de moda apresentado pela estilista Val Nascimento.

Com o tema “Expressão Cultural & Diversidades”, o sarau também vai celebrar o 18º aniversário da ONG Madalena’s, responsável pela organização do evento. Fundada na Suíça, a ONG desenvolve um trabalho contra violência doméstica, tráfico humano, assédio e abuso sexual às mulheres.

Segundo os organizadores, artistas plásticos, escritores e poetas da região e de outros estados, já confirmaram presença. O evento também terá a participação da feira da Associação de Artesãos e Produtores Caseiros (Associarte), que vai montar vários estandes no local. O Sarau tem ainda o apoio da Prefeitura de Silva Jardim.

A presidente da Madalena’s, Lúcia Amélia Brüllhardt, explica que escolheu Silva Jardim para celebrar o evento, porque é uma cidade que inspira e encanta aos visitantes. “Para nós, será um prazer e uma grande honra poder apresentar em Silva Jardim a 2ª edição do nosso Sarau Internacional”, afirmou.

A 1ª edição do Sarau Internacional Madalena’s aconteceu em fevereiro deste ano, em Salvador (BA). Na ocasião, o evento teve declamação de poesias, roda de capoeira, música, homenagens e lançamento de livro. Participaram escritores, poetas, e artistas de diversas cidades do país.

 

Leia mais:Silva Jardim terá Sarau e Desfile de Moda na Praça Amaral Peixoto

Cerca de 30 profissionais do artesanato de Silva Jardim receberam nessa quinta-feira (27), a Carteira Nacional do Artesão, durante um evento realizado no Teatro Zezé Macedo, no Centro da cidade. A identificação garante diversos benefícios para os artesãos, entre eles, participações em feiras estaduais, nacionais, e descontos na compra de materiais na rede Caçula.

Os trabalhadores puderam solicitar o documento, após um evento realizado na cidade em abril deste ano. Na ocasião, cerca de 60 artesãos foram cadastrados no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, mais de 12 mil artesãos de 47 municípios do estado do Rio já estão cadastrados na iniciativa, que é coordenada pela Secretaria de Estado de Turismo, em parceria com a Prefeitura de Silva Jardim.

Participaram do evento, a coordenadora do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro e subsecretária adjunta da Secretaria de Estado de Turismo, Nea Mariozz; o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), Ronalt Santiago; a presidente da Associação de Artesãos e Produtores Caseiros (Associarte), Mary Lopes; e ainda o coordenador de desenvolvimento econômico, Maurir de Lanes.

 

 

Leia mais:Artesãos recebem Carteira Nacional que reconhece Atividade

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000