^ Back to Top


Música, declamação de poesias e desfile de moda marcaram o 2º Sarau Internacional Madalena’s, no Centro de Silva Jardim. O evento aconteceu na Praça Amaral Peixoto e teve a participação de moradores e ativistas culturais da cidade e de outros estados. No local, também foram montados estandes para vendas de trabalhos manuais confeccionados por artesãos locais.

A programação também contou com o lançamento da grife “Madalena’s Roya Magic”, apresentada pela estilista Val Nascimento, moradora do bairro Varginha. Durante o desfile realizado no Espaço Cultura e Lazer, a estilista mostrou ao público peças exclusivas confeccionadas por ela. Alguns dos trabalhos tinham estampas com obras de arte de diversos artistas plásticos.

O evento foi promovido pela ONG Madalena’s, fundada na Suíça e que desenvolve no país um trabalho contra violência doméstica, tráfico humano, assédio e abuso sexual às mulheres. A iniciativa teve o apoio da Prefeitura de Silva Jardim e de empresários do município.

Fundadora da ONG, a escritora Lúcia Amélia Brüllhardt, disse que teve boas impressões da cidade. “Acabo de adotar Silva Jardim como minha cidade aqui no Brasil. Pra mim, é uma sensação de missão cumprida. Estou saindo daqui muito feliz, mas muito feliz mesmo, e voltarei”, prometeu a mulher de 51 anos, natural de São Paulo, e que mora na Europa há mais de três décadas.

Um grande público prestigiou o evento realizado no último dia 25 de julho. Entre os presentes, esteve à prefeita Cilene, o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), Ronalt Santiago, e a diretora municipal de Cultura, Taísa Magdalena.

 

Leia mais:Sarau e Desfile de Moda marcam evento em Silva Jardim


Será realizada na próxima quarta-feira (25), a partir das 15h, a 2ª edição do Sarau Internacional Madalena’s, na Praça Amaral Peixoto, no Centro de Silva Jardim. O evento terá declamação de poesias, lançamento de livro, música, homenagens, e um desfile de moda apresentado pela estilista Val Nascimento.

Com o tema “Expressão Cultural & Diversidades”, o sarau também vai celebrar o 18º aniversário da ONG Madalena’s, responsável pela organização do evento. Fundada na Suíça, a ONG desenvolve um trabalho contra violência doméstica, tráfico humano, assédio e abuso sexual às mulheres.

Segundo os organizadores, artistas plásticos, escritores e poetas da região e de outros estados, já confirmaram presença. O evento também terá a participação da feira da Associação de Artesãos e Produtores Caseiros (Associarte), que vai montar vários estandes no local. O Sarau tem ainda o apoio da Prefeitura de Silva Jardim.

A presidente da Madalena’s, Lúcia Amélia Brüllhardt, explica que escolheu Silva Jardim para celebrar o evento, porque é uma cidade que inspira e encanta aos visitantes. “Para nós, será um prazer e uma grande honra poder apresentar em Silva Jardim a 2ª edição do nosso Sarau Internacional”, afirmou.

A 1ª edição do Sarau Internacional Madalena’s aconteceu em fevereiro deste ano, em Salvador (BA). Na ocasião, o evento teve declamação de poesias, roda de capoeira, música, homenagens e lançamento de livro. Participaram escritores, poetas, e artistas de diversas cidades do país.

 

Leia mais:Silva Jardim terá Sarau e Desfile de Moda na Praça Amaral Peixoto

Cerca de 30 profissionais do artesanato de Silva Jardim receberam nessa quinta-feira (27), a Carteira Nacional do Artesão, durante um evento realizado no Teatro Zezé Macedo, no Centro da cidade. A identificação garante diversos benefícios para os artesãos, entre eles, participações em feiras estaduais, nacionais, e descontos na compra de materiais na rede Caçula.

Os trabalhadores puderam solicitar o documento, após um evento realizado na cidade em abril deste ano. Na ocasião, cerca de 60 artesãos foram cadastrados no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, mais de 12 mil artesãos de 47 municípios do estado do Rio já estão cadastrados na iniciativa, que é coordenada pela Secretaria de Estado de Turismo, em parceria com a Prefeitura de Silva Jardim.

Participaram do evento, a coordenadora do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro e subsecretária adjunta da Secretaria de Estado de Turismo, Nea Mariozz; o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), Ronalt Santiago; a presidente da Associação de Artesãos e Produtores Caseiros (Associarte), Mary Lopes; e ainda o coordenador de desenvolvimento econômico, Maurir de Lanes.

 

 

Leia mais:Artesãos recebem Carteira Nacional que reconhece Atividade


A cidade de Silva Jardim teve a tradicional montagem dos tapetes de sal nesta quinta-feira (31), feriado de Corpus Christi. A programação também conta com a Missa Solene seguida de Procissão com o Santíssimo Sacramento pela Rua Luiz Gomes, a partir das 19h, no Centro do município. Ao todo, religiosos e moradores confeccionaram 86 tapetes, segundo a Paróquia Nossa Senhora da Lapa.

 

Leia mais:Fiés montam tapetes de sal do Corpus Christi em Silva Jardim


Aconteceu na manhã desta quarta-feira (23/05) na Prefeitura uma reunião do Fórum Popular de Cultura de Silva Jardim com a prefeita Maria Dalva (Cilene) para discutir alternativas para o desenvolvimento da cultura no município. Na ocasião os integrantes do Fórum agradeceram a sanção da de criação do Plano Municipal de Cultura e a criação da diretoria de cultura. Outras pautas abordadas no encontro foram a criação do conselho municipal de cultura e do fundo municipal.

A prefeita parabenizou a integração do Fórum e informou que a administração municipal buscará ajudar a todas as demandas sempre dentro das possibilidades da Prefeitura. “Acredito que movimentos como este contribuem e muito para o desenvolvimento de políticas públicas no município. Sou a favor de criação do conselho municipal de cultura e posteriormente a criação do fundo, o que viabilizará a vinda de recursos para desenvolvimentos de ações voltadas à cultura.” disse Cilene.

Os agentes culturais que participaram da reunião também apresentaram os resultados alcançados após a realização da 2ª Conferência Municipal de Cultura, bem como a mobilização em nível estadual visando a organização da cultura no Rio de Janeiro, como por exemplo, a realização da 4ª Conferência Estadual de Cultura que acontecerá nos próximos dias 8 e 9 de junho.

Outro assunto citado pela prefeita foi a dificuldade em realizar repasses públicos a partir da regulamentação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC (Lei Federal 13.019/2014). “Temos muita vontade em firmar parcerias com várias organizações, inclusive com a Associação Musical e Dramática Honório Coelho (AMDHC), mas quando iniciamos as tratativas para efetivar esta parceria, faltavam alguns documentos, e sem eles não poderíamos prosseguir. Hoje temos no país mais uma barreira para fazer parcerias visando as subvenções que é o MROSC, isso impossibilita a agilidade necessária para prosseguirmos.” concluiu a prefeita.

Participaram do encontro: Ronalt Santiago (Secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio), Taísa Magdalena (diretora de Cultura da Semec), Paulo Eduardo Santiago (assessor Jurídico), Evaldo Péclat Nascimento (jornalista e poeta), Aurélio Cláudio Cabrero (agente cultural), Leandro Amorim (músico presidente da AMDHC), Márcia Cristina Neto (Estudante), Paula da Costa (artesã e bióloga) e João Gabriel Valladão dos Santos Alcântara (designer-gráfico).

 

Leia mais:Fórum Popular de Cultura de Silva Jardim se Reúne Com Prefeita

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000