Desde o ano de 2015 jovens entre 15 a 29 anos pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), com informações atualizadas há pelo menos 24 meses, tem direito a viajarem gratuitamente em trajetos rodoviários interestaduais o benefício também vale para não estudantes. Este benefício está garantido pelo “ID Jovem” que também garante pagamento de meia-entrada (50% do valor cobrado) no ingresso ao público em geral em eventos artístico-culturais e esportivos em todo o território nacional.

As vagas gratuitas em transporte interestadual rodoviário ou embarcação devem obedecer as normativas legais de disponibilidade e caso as vagas já estejam esgotadas o jovem tem direito a 50% de desconto no valor da passagem. São garantidas 2 (duas) vagas gratuitas por transporte e mais 2 (duas) adicionais com desconto de 50%. Vale para ônibus, trem e embarcações e o transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município. A reserva de assentos para os jovens é válida até 3 horas antes da partida do transporte.

Para ter direito ao benefício os jovens devem estar inscritos no CadÚnico, o cadastro pode ser realizado na Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social que fica na Rua Sansão Pedro David, 344, Centro de Silva Jardim/RJ. Possuir renda mensal familiar não superior a 2 (dois) salários-mínimos.

Os jovens podem obter o seu “ID Jovem” e terem informações adicionais pelo link: http://www.caixa.gov.br/programas-so…/…/Paginas/default.aspx.