^ Back to Top

Agentes da Guarda Municipal identificaram uma motocicleta com placa adulterada na sexta-feira (4/12) da semana passada, em frente ao Teatro Zezé Macedo, no Centro de Silva Jardim. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, os agentes consideraram o veículo suspeito, e através de um aplicativo de celular, identificaram que a placa era de outra motocicleta com modelo diferente.

Ainda conforme a Secretaria Municipal de Segurança Pública, os guardas pediram o apoio dos militares da 5ª Cia. do 35º Batalhão de Polícia Militar, que realizaram a apreensão do veículo.

 

(Foto: Divulgação / Secretaria Municipal de Segurança Pública)

Leia mais:Guardas municipais identificam moto com placa adulterada em Silva Jardim

Agentes da Guarda Municipal de 25 cidades do Rio e de outros estados participaram nessa quarta-feira (2/12) de uma audiência pública em Silva Jardim, para discutir, dentre outros assuntos, as atribuições das guardas municipais na Segurança Pública.

Durante a reunião, foram ministradas duas palestras. Uma delas foi feita pelo guarda municipal de São Paulo, Eliel Miranda, que falou sobre as atribuições das guardas municipais, de acordo com a Lei nº 13.022/2014, que é o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

Em entrevista à nossa reportagem, o guarda municipal destacou a importância da participação dos moradores locais. “A população, a partir do momento em que entende a nossa função, passa a nos ajudar, e aí sim, nós passamos a contar com um colaborador muito forte, que é o povo”, disse o paulista, guarda municipal da cidade de Santa Bárbara d’Oeste.

A segunda palestra foi apresentada pelo comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) da região dos lagos, tenente coronel Ruy França, que falou, além de outros tópicos, as medidas que foram tomadas para reduzir os índices de criminalidade na região dos lagos. O tenente coronel ainda revelou que é a favor do porte de armas de fogo por guardas municipais.

Confesso que já fui contra, assim como muitos colegas de farda ainda são. Mas hoje sou a favor, desde que tenha capacitação e treinamentos, para que eles [os guardas municipais] possam usar adequadamente a arma de fogo”, expressou Ruy França durante o seu discurso.

O secretário municipal de Segurança Pública, Dênis Pessanha, disse que o evento foi uma maneira de esclarecer à população sobre as atribuições das guardas municipais, e importante para a adequação à Lei nº 13.022/2014. “É uma forma de esclarecer e motivar os agentes de Segurança Pública. Tenho certeza que será um divisor de águas na Guarda Municipal de Silva Jardim. [...] Todos estão de parabéns e quem ganha é a população”, finalizou Dênis.

O prefeito da cidade, Anderson Alexandre, também participou do encontro, parabenizou a iniciativa e agradeceu aos moradores. “É uma tarde muito esclarecedora, e uma oportunidade de tirar algumas dúvidas sobre a atuação da Guarda Municipal, que às vezes, varia de um município para outro”, discursou Alexandre.

Após as apresentações, os espectadores puderam fazer perguntas, esclarecer dúvidas com os palestrantes e debaterem sobre alguns assuntos pertinentes. Cerca de 200 pessoas participaram do encontro, que foi realizado em uma igreja evangélica, no Centro de Silva Jardim.

 

(Fotos e reportagem: Lucas Madureira)

Leia mais:Guardas municipais de toda a Região discutem segurança pública em evento em Silva Jardim

O município de Silva Jardim foi palco de um desfile de parte da tropa do 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro, que aconteceu na manhã do último dia 12/11 na Rua Luiz Gomes, no Centro da cidade. Ao todo, segundo a assessoria de imprensa do Exército, cerca de 180 militares participaram da ação, que ainda contou com a presença do prefeito da cidade, Anderson Alexandre, secretários e vereadores do município.

Ainda na manhã desta quinta-feira, os militares também realizaram uma ação cívico social nos bairros Boqueirão e Lucilândia, onde foram oferecidos serviços de atendimento odontológico, palestras sobre as doenças sexualmente transmissíveis, as formas de ingresso no Exército, além da apresentação da banda de música da tropa, que chamou a atenção da comunidade.

De acordo com o Major Marcos Ferreira, porta-voz do Exército, as ações fazem parte do adestramento de tropas militares da chamada “Operação Saci”. A administração do campus da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), em Imbaú, cedeu seu espaço para receber parte dos militares, que permaneceram na cidade até o dia 13.

 

(Fotos: Sormani Silva / Ascom de Silva Jardim)

 

Leia mais:Silva Jardim é palco de desfile de tropa do Exército

 

A Secretaria de Segurança Pública de Silva Jardim vai promover no próximo dia 2 de dezembro uma audiência pública na cidade para discutir, dentre outros assuntos, as funções das Guardas Municipais. O evento será realizado ao lado do prédio da prefeitura, no Centro do município, a partir das 13h.

O secretário municipal de Segurança Pública, Dênis Pessanha, explicou o motivo da realização da audiência e disse que o evento é importante para que as pessoas tomem conhecimento das atribuições das guardas municipais.

É uma forma de mostrar para população qual trabalho iremos prestar para ela. Algumas experiências que deram certo em relação à integração entre Guardas Municipais e outros órgãos também será mostrado para que possamos realizar também”, afirmou Dênis Pessanha.

Ainda de acordo com o secretário, o evento é importante para que seja dado início a adequação de uma lei federal. “É importante para que a população saiba da importância da Guarda Municipal no cenário da segurança pública e para que possamos começar a nos adequar a Lei 13022/2014 que é o Estatuto das guardas do Brasil”, pontuou Dênis.

O agente da Guarda Municipal, Júnior Goulart, falou que a população também tem a sua forma de colaborar para a segurança pública e reforçou a finalidade da audiência. “Esse evento é pra trazer pra população e tentar tirar algumas dúvidas, esclarecer inverdades que existem referentes às atribuições de cada instituição”, disse.

Quem tem mais a ganhar é a população. O evento será promovido pela guarda para a população”, completou Farley Walviesse, outro agente da Guarda Municipal de Silva Jardim.

 

(Foto: Arquivo / Ascom Silva Jardim)

Leia mais:Guarda Municipal será tema em audiência pública em Silva Jardim

A cidade de Silva Jardim foi representada, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, durante o III Fórum Regional de Segurança Pública, que foi realizado em Araruama, município vizinho. No fórum foram discutidos assuntos como: as integrações das forças de segurança, o novo conceito de batalhão, aumento dos crimes cometidos por menores de idade e a redução da maioridade penal.

O encontro aconteceu no dia 10/09/15 e reuniu autoridades, representantes da segurança pública do interior do Rio, e da capital, como o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, além da população, que participou fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas.

O secretário de Segurança Pública de Silva Jardim, Dênis Pessanha, participou do fórum e disse que foi uma oportunidade para trocar informações sobre os trabalhos desenvolvidos na região dos lagos, e unir forças com outros municípios para captação de recursos junto ao governo federal. O secretário também acrescentou que estuda a possibilidade de realização do primeiro fórum de segurança pública de Silva Jardim.

 

(Foto: Divulgação/Sec. Municipal de Segurança Pública)

Leia mais:Silva Jardim é representada em fórum regional de segurança pública

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000