^ Back to Top

 

Após 15 dias da implantação da Operação “Carro abandonado, carro guinchado”, a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMSP) realizou um balanço da operação que até o momento já notificou 54 veículos abandonados no município em via pública, do total, 25 já foram retirados pelos donos sem que precisasse ser acionado o reboque.

O secretário de segurança pública, Denis Pessanha, falou um pouco sobre a operação. “Esta operação só foi possível implementar na cidade com o total apoio da Prefeita Cilene e da Câmara de Vereadores que compreenderam a importância de medidas como estas para a garantia da segurança e ordem pública em Silva Jardim. Temos recebido um grande apoio da população que é fundamental neste processo de organização das vias públicas.” concluiu o secretário.

O morador que identificar algum veículo abandonado em via pública por mais de 30 dias pode ligar para o número 153 e fazer uma denúncia anônima que uma equipe da secretaria de segurança pública irá até o local verificar a situação e notificar se necessário.

(17/11/2018)

 

Leia mais:Secretaria de segurança pública faz balanço da “Operação carro abandonado, carro guinchado”

 

Representantes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) realizaram no dia 25 de outubro, no Teatro Zezé Macedo, o Programa de Educação para o Trânsito (PROET) de conscientização para o trânsito. O evento contou com palestra para alunos da rede municipal de ensino e contou com a participação de aproximadamente 300 alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental.

O programa teve como palestrantes o Sargento Abreu e o Cabo Wallace, que de forma descontraída, conscientizaram os jovens alunos dos principais aspectos da educação no trânsito como placas de sinalização, semáforo, limites de velocidade além de pontuarem aspectos da segurança no trânsito visando o respeito a sinalização e formas corretas de se comportar de forma segura nas rodovias.

A ação teve o apoio da Prefeitura através das secretarias de Educação, Segurança Pública e Promoção Social e contou com a participação do secretário de segurança Denis Pessanha e da secretária de educação Kátia Passos. Participaram do programa, alunos do Centro Integrado Educacional Adail Maria Tinoco, Complexo Educacional Sônia Brandt, CEPM Professora Vera Lúcia Pereira Coelho e Escola Municipal Omar Faria Alfradique.

(Silva Jardim, 31 de outubro de 2018)

 

Leia mais:Alunos da rede municipal de ensino participam de programa de educação no trânsito


Com o objetivo de integrar o efetivo feminino das guardas municipais na área de segurança pública, a troca de experiências e a motivação profissional. Foi realizado na última sexta-feira (21), no auditório da Cidade de Ordem Pública de Niterói, o 1° Encontro de Guardas Municipais Femininas do Estado do Rio de Janeiro. A guarda municipal de Silva Jardim, foi representada pela inspetora Thaís, a subinspetora Telma e pelas guardas-civis municipais Alexandra e Luciana.

O encontro contou com palestras sobre inserção da mulher na segurança pública e seus possíveis desafios, autovalorização feminina e empoderamento, mulheres nos diferentes setores das guardas-civis municipais e inteligência emocional. O objetivo do evento foi a integração entre as mulheres na segurança pública, troca de experiências e motivação profissional.

 

Leia mais:Guardas de Silva Jardim participam de Encontro Estadual de Guardas Municipais Femininas


O trânsito na Rua Luiz Gomes, no Centro de Silva Jardim, terá o sentido invertido a partir da 0h do próximo domingo (5). Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), a mudança é um atendimento às solicitações da população, e deve beneficiar ao comércio local e motoristas que queiram acessar ao Centro da cidade, chegando pela BR-101.

A inversão no trânsito vai começar na via transversal Casimiro de Abreu, na altura do posto de combustíveis, e seguir até a rua transversal Sansão Pedro David, na altura da Igreja Mundial do Poder de Deus. Ao longo do trecho, foram implantadas faixas de pedestres e sinalizações verticais. Por causa da alteração, os veículos de cargas ficam proibidos de circularem na Rua Luiz Gomes, podendo acessar aos comércios apenas pelas ruas laterais.

O secretário municipal de Segurança Pública, Dênis Pessanha, enxerga a mudança de forma positiva. “Foi uma solicitação da própria população, e a gente está vendo uma repercussão muito positiva. Pedimos toda a sinalização de entrada para a cidade pela Rua Luiz Gomes, ao invés de entrar pela [Avenida] Oito de Maio. O início do ‘progresso’ é a "ordem", enfatizou.

Ainda de acordo com a SMSP, a iniciativa faz parte do cumprimento das leis federais de nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que aborda o Código de Trânsito Brasileiro (CTB); a Lei de nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que rege o Plano Nacional de Mobilidade Urbana; e a Lei de nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, que fala do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

 

 

Leia mais:Trânsito no Centro de Silva Jardim será invertido a partir deste Domingo


Dando continuidade ao trabalho de sinalização de trânsito no Centro de Silva Jardim, a Prefeitura iniciou essa semana a sinalização horizontal, com a pintura de faixas de pedestres. O trabalho começou há um mês com a implementação da sinalização vertical. O objetivo é melhorar a segurança no trânsito.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, responsável pela ação, informou que as mudanças no trânsito da cidade serão feitas a partir do próximo dia 5 de agosto. Ainda conforme a repartição pública, a Rua Luiz Gomes terá o sentido invertido, iniciando na rua Casimiro de Abreu, até a rua Sansão Pedro David. Por causa da alteração, os veículos de cargas ficam proibidos de circularem nesse trecho, podendo acessar os comércios apenas pelas ruas transversais.

O secretário municipal de Segurança Pública, Dênis Pessanha, declarou que a iniciativa faz parte do cumprimento das leis federais de nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que aborda o Código de Trânsito Brasileiro (CTB); a Lei de nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que rege o Plano Nacional de Mobilidade Urbana; e a Lei de nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, que fala do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

 

Leia mais:Prefeitura realiza Pintura de Faixas de Pedestres em Silva Jardim

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000