^ Back to Top


Com o objetivo de integrar o efetivo feminino das guardas municipais na área de segurança pública, a troca de experiências e a motivação profissional. Foi realizado na última sexta-feira (21), no auditório da Cidade de Ordem Pública de Niterói, o 1° Encontro de Guardas Municipais Femininas do Estado do Rio de Janeiro. A guarda municipal de Silva Jardim, foi representada pela inspetora Thaís, a subinspetora Telma e pelas guardas-civis municipais Alexandra e Luciana.

O encontro contou com palestras sobre inserção da mulher na segurança pública e seus possíveis desafios, autovalorização feminina e empoderamento, mulheres nos diferentes setores das guardas-civis municipais e inteligência emocional. O objetivo do evento foi a integração entre as mulheres na segurança pública, troca de experiências e motivação profissional.

 

Leia mais:Guardas de Silva Jardim participam de Encontro Estadual de Guardas Municipais Femininas


O trânsito na Rua Luiz Gomes, no Centro de Silva Jardim, terá o sentido invertido a partir da 0h do próximo domingo (5). Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), a mudança é um atendimento às solicitações da população, e deve beneficiar ao comércio local e motoristas que queiram acessar ao Centro da cidade, chegando pela BR-101.

A inversão no trânsito vai começar na via transversal Casimiro de Abreu, na altura do posto de combustíveis, e seguir até a rua transversal Sansão Pedro David, na altura da Igreja Mundial do Poder de Deus. Ao longo do trecho, foram implantadas faixas de pedestres e sinalizações verticais. Por causa da alteração, os veículos de cargas ficam proibidos de circularem na Rua Luiz Gomes, podendo acessar aos comércios apenas pelas ruas laterais.

O secretário municipal de Segurança Pública, Dênis Pessanha, enxerga a mudança de forma positiva. “Foi uma solicitação da própria população, e a gente está vendo uma repercussão muito positiva. Pedimos toda a sinalização de entrada para a cidade pela Rua Luiz Gomes, ao invés de entrar pela [Avenida] Oito de Maio. O início do ‘progresso’ é a "ordem", enfatizou.

Ainda de acordo com a SMSP, a iniciativa faz parte do cumprimento das leis federais de nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que aborda o Código de Trânsito Brasileiro (CTB); a Lei de nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que rege o Plano Nacional de Mobilidade Urbana; e a Lei de nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, que fala do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

 

 

Leia mais:Trânsito no Centro de Silva Jardim será invertido a partir deste Domingo


Dando continuidade ao trabalho de sinalização de trânsito no Centro de Silva Jardim, a Prefeitura iniciou essa semana a sinalização horizontal, com a pintura de faixas de pedestres. O trabalho começou há um mês com a implementação da sinalização vertical. O objetivo é melhorar a segurança no trânsito.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, responsável pela ação, informou que as mudanças no trânsito da cidade serão feitas a partir do próximo dia 5 de agosto. Ainda conforme a repartição pública, a Rua Luiz Gomes terá o sentido invertido, iniciando na rua Casimiro de Abreu, até a rua Sansão Pedro David. Por causa da alteração, os veículos de cargas ficam proibidos de circularem nesse trecho, podendo acessar os comércios apenas pelas ruas transversais.

O secretário municipal de Segurança Pública, Dênis Pessanha, declarou que a iniciativa faz parte do cumprimento das leis federais de nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que aborda o Código de Trânsito Brasileiro (CTB); a Lei de nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que rege o Plano Nacional de Mobilidade Urbana; e a Lei de nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, que fala do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

 

Leia mais:Prefeitura realiza Pintura de Faixas de Pedestres em Silva Jardim


Representantes da Prefeitura de Silva Jardim se reuniram com servidores de Campos dos Goytacazes, município do norte do Rio. O encontro aconteceu no dia 28 de junho na cidade campista, e teve o objetivo de programar cursos de formação para os aprovados no último concurso e capacitação para os servidores públicos de Silva Jardim.

Participaram da reunião, o secretário municipal de Segurança Pública, Dênis Pessanha; o secretário municipal de Administração, Hugo Thiengo; e o comandante da Guarda Civil municipal, Marcos Paulo Lisboa. Também participam do encontro, a vice-prefeita de Campos, Conceição de Maria Queiroz de Santanna Rodrigues; e o subcomandante da Guarda Civil da cidade, Fabiano de Araújo Mariano.

O secretário municipal de Segurança Pública, Dênis Pessanha, e o secretário municipal de Administração, Hugo Thiengo, afirmam que o objetivo é oferecer a capacitação com o apoio técnico de Campos. “A Guarda de Campos é referência no Estado, possui ótima estrutura e 746 Guardas. A capacitação em questão constitui o curso de formação dos aprovados no concurso e o curso de reciclagem e aperfeiçoamento do contingente da Guarda já efetivo”, disse.

Durante a reunião, os representes do município de Silva Jardim conheceram a estrutura administrativa da Guarda Civil Municipal e receberam informações sobre as tecnologias e mecanismos de eficiência dos serviços, realizando um intercâmbio de conhecimento e parcerias entre os municípios. A previsão é de que os cursos e capacitações sejam oferecidos a partir de abril de 2019.

 

Leia mais:Reunião viabiliza realizar Cursos para Guardas Civis de Silva Jardim


A prefeita Maria Dalva Silva do Nascimento (Cilene), se reuniu em seu gabinete nessa sexta-feira (13), com comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Ten Cel Marcelo Carmo, e com o secretário Municipal de Segurança Pública, Dênis Pessanha. O encontro foi para discutir alternativas para melhorar a segurança pública em Silva Jardim.

Durante a reunião, o comandante apresentou à prefeita alguns programas que podem ser implementados na cidade, elogiou a participação de moradores nos encontros do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) e listou algumas medidas que a população pode tomar para contribuir com a segurança pública.

“Os cidadãos precisam ter consciência de que a realidade social brasileira vem se transformando e que precisamos mudar alguns comportamentos, como não deixar janelas e portas abertas, sempre estar preocupado com a iluminação, pois a falta de iluminação pode favorecer quem queira praticar algum delito; criar canais pelo WhatsApp e Facebook, entre outras ações. [...] Se cada um fizer um pouquinho, nós avançaremos”, afirmou o comandante.

A chefe do poder executivo pontuou alguns assuntos levantados na reunião e acrescentou que a aproximação com a Polícia Militar é positiva para o município. “O comandante já sinalizou alguns programas que Silva Jardim poderá aderir, e assim que estivermos numa situação financeira mais confortável, vamos fazer isso”, disse a Prefeita.

Em relação aos problemas que o município enfrenta relacionados à iluminação pública, Cilene informou que há cerca de 10 dias foi feita uma licitação e que o impasse deve ser solucionado em breve. “Tivemos problemas em várias licitações, mas agora concluímos mais um processo licitatório e estamos esperando apenas passar o período dos trâmites legais”, concluiu a prefeita.

 

Leia mais:Prefeitura E 35º BPM discutem Segurança Pública em Silva Jardim

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000