A Prefeitura através da Secretaria Especial dos Direitos das Mulheres e Minorias (SEDIMM) e CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) realizaram durante todo o mês de outubro diversas atividades, na Campanha Mundial Outubro Rosa/2015, a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Foram realizadas Oficinas de fuxico, oficina de culinária alternativa, palestra na UBS de Bananeiras, iluminação temática da SEDIMM e DPO, distribuição de folders, adesivos, fitas e banners em algumas Secretarias, como parte da campanha.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A Secretária da SEDIMM Lídia Moreno agradeceu o apoio de todas as secretarias municipais e os participantes da campanha.