Foi realizada no dia 21/08, no Teatro Zezé Macedo, a III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento teve como tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. A conferência foi realizada pela Secretaria Municipal dos Direitos das Mulheres e Minorias (SEDIMM) contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas.

Em sua fala a Primeira Dama e Secretária Chefe do Gabinete Civil Viviany Alexandre destacou o fato da mulher ainda não ter consciência de sua força. “A mulher até hoje não percebeu ainda o poder que ela tem. De liderar movimentos ter uma participação mais efetiva na sociedade.” Disse Viviany.

Já na sua fala a Secretária da SEDIMM Ligia Moreno frisou que a conferência é um momento de participação e fortalecimento da mulher na construção de uma sociedade igualitária e próspera. E na sua fala o Vice-Prefeito Tião Rocha reforçou que o papel da mulher é muito importante, e que o Governo Municipal tem olhado com seriedade sobre o tema. “O governo municipal entende que o papel da mulher na sociedade silva-jardinense é muito importante para o progresso, e ciente disso existem várias mulheres em posições estratégicas na atual gestão.” Disse o Vice-prefeito.

A conferência contou com palestras de Dilcea Quintela e Ciomara Santos, representantes da Subsecretaria Estadual de Políticas para as Mulheres. O evento foi dividido em quatro eixos: I – Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e movimentos feministas e de Mulheres para a efetivação da igualdade de direito e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; II – Estruturas institucionais e Políticas Públicas desenvolvidas para as Mulheres no âmbito estadual e municipais: recomendações; III – Sistema político com participação das mulheres e igualdade: avanços e desafios; IV – Sistema Nacional de Políticas para as mulheres: subsídios e recomendações.

Participaram ainda da Conferência vários secretários e subsecretários municipais e representantes de todas as secretarias do governo. A sociedade civil e movimentos populares também participaram do encontro. O evento contou ainda com apresentações culturais com o Projeto Fênix, da professora Itamara David, e de projetos mantidos pela Secretaria de Promoção Social de Silva Jardim.