Foi realizado na tarde do dia 29 de outubro, no Teatro Zezé Macedo, no Centro, um evento de conscientização sobre a luta contra o Câncer de Mama e colo de útero em Silva Jardim. O encontro contou com a participação de aproximadamente 130 pessoas que prestigiaram a palestra da médica mastologista Thereza Cypreste, integrante da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

Em sua palestra a doutora destacou a importância do diagnóstico precoce de alterações na mama, explicou como realizar um autoexame de forma correta para um pré-diagnóstico, pontuou os principais cânceres que mais matam mulheres (mama, pulmão e cólon/reto) e homens (pulmão, próstata e estômago) no Brasil.

O evento contou ainda com uma apresentação, dos números de Silva Jardim em relação ao câncer e colo de útero pela “Coordenadora dos Programas: Câncer de Mama e Câncer do Colo do Útero”, Psicóloga Isis Teixeira Faria, em que o município de Silva Jardim realizou de janeiro de 2016 até agosto de 2018 aproximadamente 2.500 exames de mamografia, confirmou a existência de 31 casos na cidade.

Participaram do encontro os secretários municipais de Saúde e Assistência Social, Tereza Fernandes; Defesa Civil, Ronilson Santos; Administração, Hugo Thiengo (representando a prefeita Cilene que está em Brasília em busca de recursos) e Kátia Passos de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, além da vereadora Marcilene Xavier e diversos servidores das secretarias de promoção social, saúde, mulheres e educação. O evento contou com depoimentos de um homem e mulher que venceram o câncer de mama, foram sorteados brindes e ofertado um café da tarde. O encontro foi realizado pela Prefeitura através das secretarias de Saúde, Promoção Social e Direitos das Mulheres e Minorias.

(Silva Jardim, 31 de outubro de 2018)