A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Silva Jardim apresentou dados de pacientes diagnósticos com câncer de mama, durante um evento da campanha Outubro Rosa, que aconteceu na última sexta-feira (27), no Centro da cidade. Segundo a repartição pública, de janeiro a outubro deste ano foram registrados 520 casos de mulheres com câncer de mama no município.

Ainda de acordo com a Saúde, no ano passado o município registrou 848 casos da doença. O angeologista e cirurgião vascular, Paulo Marcio Canongia, palestrou no evento e reforçou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem 95% de cura, se for detectado no início.

“As possibilidades de cura para o câncer de mama estão diretamente relacionadas ao estágio em que a doença é detectada. Quanto mais avançada a doença, mais difíceis são as chances de cura”, apresentou o médico no evento da Secretaria Especial dos Direitos da Mulher e Minorias (Sedimm).

A enfermeira e coordenadora das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Silva Jardim, Kenny Almeida Gomes, também foi uma das palestrantes. Ela disse que a campanha de prevenção ao câncer de mama e colo de útero termina no final de outubro, e acrescentou, no entanto, que os exames podem ser feitos em qualquer mês do ano.

Antes das palestras, a vice-prefeita do município, Maria Dalva Silva do Nascimento, a Cilene, relatou o seu depoimento ao superar um câncer de mama, diagnosticado aos 19 anos de idade. Ela falou como descobriu a doença, abordou as dificuldades e as consequências da quimioterapia.

“Meu cabelo caiu. Isso foi um choque pra mim. [...] E a situação se complicou mais um pouquinho, porque minha imunidade ficou muito baixa e em decorrência disso, tive quatro pneumonias, uma seguida da outra. Fiquei muito debilitada. Já sou magrinha e cheguei aos 45 quilos”, relembra.

Ao falar sobre a superação da doença, Cilene destacou o apoio que teve da família. “Passei por um câncer de mama que poderia ter me levado à morte; que me trouxe uma metástase; que me deu câncer no pulmão, muito jovem ainda, mas passei bem. Passei bem porque passei com minha família ao meu lado. Eu passei bem, porque tive um companheiro que se colocou como o meu chão naquele momento”, afirmou ela, com a voz embargada pelo choro.

O evento foi realizado no Espaço de Eventos Zezé Festas, e teve homenagens e apresentação musical. Ao todo, cerca de 200 pessoas marcaram presença, entre elas, a secretária da Sedimm, Marcilene Mendonça Xavier, o secretário municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social (SMTHPS), Sebastião Rocha, e os vereadores Miel da Biovert, Fabricio de Napinho e Zil do Caxito.