O município de Silva Jardim, recebeu o prêmio de melhor experiência na temática: Rede de Atenção a saúde no 33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde realizado do dia 12 a 15 de julho em Brasília/DF. Na ocasião a Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social (SEMSA) do município, Tereza Fernandes, recebeu o prêmio das mãos do presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) Mauro Junqueira.

A premiação dada ao município, foi pela experiência com a rede de atenção à saúde de Silva Jardim na temática – Rede de Atenção, onde dos mais de 5.500 municípios brasileiros apenas 4 receberam a premiação: Silva Jardim/RJ, Porto Seguro/BA, Humaitá/AM e Catanduva/SP. A experiência premiada teve autoria da secretária da SEMSA Tereza Fernandes e coautoria de Leonel Carvalho da Silva e Simone Guimarães Penco.

O Congresso reuniu mais de 3.000 gestores municipais de todo o país que discutiram a unificação dos blocos de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). “A unificação dos blocos vai dar mais autonomia ao gestor municipal para aplicar os recursos de uma forma adequada à realidade sanitária local”, disse o assessor do Ministério da Saúde Marcos Franco.