Uma equipe do Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, está percorrendo às escolas de Silva Jardim para realizar ações de conscientização aos alunos e moradores da cidade. Durante as ações, foram apresentadas palestras, vacinação, mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, e ainda orientações sobre saúde bucal.

Na última quarta-feira (12), cerca de 40 estudantes da Escola Estadual Municipalizada Gaviões receberam o PSE, e participaram de uma palestra sobre saúde bucal, e outra com o tema autocuidado e sexualidade. Os alunos fizeram ainda uma escovação supervisionada e atividades físicas.

Também na semana passada, o PSE esteve na escola municipal da localidade Vargem Grande, onde foram realizadas escovação supervisionada, pesagem e medição de altura dos estudantes, além de vacinação contra a febre amarela. No Colégio Estadual Sérvulo Mello, no Centro, a equipe fez uma mobilização contra o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya, e febre amarela.

A coordenadora do programa, Fabiene Domingues, contou que em Vargem Grande a equipe apresentou uma palestra para os moradores sobre os perigos da utilização de agrotóxico nos alimentos, e a possível contaminação durante o trabalho, ou através do consumo dos produtos.

“Em alguns casos, o trabalhador pode apresentar sintomas de intoxicação, como: dor de cabeça, náuseas, vômitos, falta de ar, às vezes, desmaio e convulsões. É extremamente importante procurar um médico e informar sobre os produtos que foram manipulados mais recentemente”, disse Fabiene.