O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) promoveu uma ação para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física, no posto de saúde Marinete Ferreira de Lacerda, no Centro de Silva Jardim. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde com a finalidade de prevenir o sedentarismo.

De acordo com o Nasf, entre os principais benefícios da prática de atividades físicas estão à redução da pressão arterial, a diminuição do estresse, e prevenção às doenças. O Nasf afirma ainda que as pessoas que praticam atividades físicas têm melhor autoestima, evitam o excesso de peso e obesidade, e têm mais concentração, bem estar físico e psicológico.

A educadora física do Nasf, Bruna Siqueira Cardoso, relatou que durante as atividades foram feitas aulas de step e zumba. “O recomendado é fazer 30 minutos de exercício físico por dia, e em Silva Jardim podemos praticar atividade orientada por profissionais capacitados”, disse.

As aulas orientadas acontecem em diferentes bairros da cidade, como na Academia da Saúde Cidade Nova (segundas, quartas e quintas-feiras, às 8h); na Esf Varginha (quintas-feiras, às 8h); no Cras Federal – Idosos (segundas e quartas-feiras, às 8h); e no Ginásio Poliesportivo Jorge Mendonça – Zumba (segundas e quartas-feiras, às 17h).

A iniciativa foi realizada no último dia 6 de abril, e contou com a participação de cerca de 20 moradores, além dos instrutores de zumba, Ryan Moraes, e da educadora física, Amanda Mello.