A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, realizou no mês de setembro, uma intensa campanha de prevenção do suicídio, em Silva Jardim. Foram realizadas palestras em diversas Unidades Básicas de Saúde do município, além de contar com o apoio da Rede de Atenção Psicossocial, que esteve presente no Ambulatório Municipal conversando e distribuindo panfletos sobre a prevenção do suicídio.

As ações realizadas por toda a cidade, abordaram temas importantes como, violência autoprovocada, depressão, suicídio e autoagressões. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelo preconceito e falta de informações. Segundo a Secretaria de Saúde, cerca de 1 mil pessoas foram alcançadas em todo o município.

O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque internacionalmente o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

O setembro amarelo é uma campanha brasileira de prevenção do suicídio, iniciada em 2015, em Brasília. A ação é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).