Começa na próxima segunda-feira (6), uma campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, em Silva Jardim. O Ministério da Saúde informa que a imunização é destinada a crianças com idade entre 1 e 5 anos, mesmo que já tenham tomado a vacina anteriormente (desde que não nos últimos 30 dias).

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha tem o objetivo de vacinar quem nunca tomou a vacina; completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses; e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

A imunização será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município até o dia 31 de agosto, quando a campanha será encerrada. O Dia D de mobilização nacional da campanha será no próximo dia 18, data em que mais de 36 mil postos de vacinação em todo o país estarão abertos para oferecer a vacina. De acordo com o Ministério da Saúde, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas. A meta é chegar a pelo menos 95% delas.

O Ministério da Saúde reforça que esse tipo de campanha de reforço acontece a cada quatro anos e, este ano, a campanha tornou-se ainda mais importante, tendo em vista, à volta da circulação do sarampo no território nacional e a ameaça da poliomielite.

14 CASOS DE SARAMPO NO RJ

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, de janeiro a julho deste ano, foram confirmados 14 casos de sarampo no estado do Rio de Janeiro (11 na capital; 2 em Duque de Caxias; 1 em Niterói). No país, foram registrados 822 casos da doença em 2018, forme o Ministério da Saúde. O último caso de poli no Brasil foi há quase três décadas.