Quatro das 16 Unidades Básicas de Saúde de Silva Jardim estão com um novo horário de funcionamento, uma vez por semana, para atender aos pacientes que trabalham. Nos dias de atendimento especial, a unidade vai ficar aberta por 12 horas, para consultas médica e odontológica, realização de preventivos e atendimento de enfermagem.

O atendimento especial foi implantado há cerca de duas semanas, chegou a ser interrompido durante a greve dos caminhoneiros, mas já voltou à normalidade. A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social informou que o atendimento especial é uma exigência da Política Nacional de Atenção Básica (Pnab), do Ministério da Saúde.

Entre as UBSs escolhidas para iniciar o projeto, o município escolheu as que possuem o maior número de atendimento, mas o objetivo é expandir a iniciativa para todos os postos de saúde da cidade. Nos dias de atendimento especial, a unidade vai ficar aberta entre 8h e 20h.

“Na primeira semana de atendimento, tivemos uma média de 35 usuários atendidos em cada unidade. Ressaltamos que essa iniciativa é para beneficiar as pessoas que trabalham. Quem não trabalha deve se consultar em horário comercial, de 8h às 16h”, disse a coordenadora das UBSs, Marilete Ancelino.

Renata Tavares trabalha de segunda a sábado e conta que tem dificuldade pra sair no horário do expediente. “Com esse atendimento flexível vai ficar mais fácil de eu conseguir fazer meus exames de rotina e acompanhamento médico”, afirma a funcionária de uma loja de materiais de construção.

Veja o dia de atendimento especial nas unidades beneficiadas:

VARGINHA: terça-feira
BIQUINHA: quarta-feira