A Prefeitura de Silva Jardim, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Sempod), está realizando uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). O objetivo é tornar os agentes um elo entre os dependentes químicos e as formas de tratamento.

A capacitação ministrada na última segunda-feira (9) pelo professor Léo Peclat Marins, teve a participação de cerca de 50 agentes. Durante o treinamento, foram discutidas a definição de dependência química e abordados os diferentes tipos de drogas. O professor falou ainda como reconhecer e auxiliar um dependente químico e explicou como as drogas agem no organismo.

“É importante frisar que nós falamos sobre desmarginalizar a figura do usuário, sempre com um olhar de carinho, porque são pessoas que precisam de tratamento. [...] A ideia é fazer uma intervenção olhando à pessoa. Eles [usuários] não são drogados, são pessoas que usam drogas e que têm necessidades outras, como saúde, emocionais”, afirma Léo.

“A gente vive numa sociedade muito doente, nós somos doentes. Para tudo precisamos de um remedinho pra nos acalmar, saciar nosso vazio, nossas dores, nossas frustrações. Muitas vezes, quem aponta o dedo para aqueles que está usando cocaína, é aquele que está usando o seu Rivotril”, analisou o professor, que também é autor de um livro sobre o tema.

A Sempod acrescenta que qualquer familiar ou usuário que esteja precisando de ajuda, deve procurar a repartição pública, que está funcionando temporariamente no prédio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, na Rua Oito de Maio, no Centro da cidade. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.