A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Silva Jardim está intensificando a vacinação contra a febre amarela na área rural do município. No último sábado (3), a equipe do Programa Municipal de Imunização percorreu as localidades de Aldeia Velha, Bananeiras, Gaviões, Mato Alto e Goiabal. Ao todo, segundo a repartição pública, cerca de 100 pessoas foram vacinadas.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Marilete Ancelino, acrescentou que nesta quarta-feira (7), a equipe está fazendo a vacinação dos moradores do bairro Varginha. “A equipe está andando de casa em casa pra imunizar as pessoas que ainda não foram vacinadas”, disse.

Marilete afirmou ainda que a vacina está disponível em todos as 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e que as pessoas que ainda não se vacinaram, devem procurar o posto de saúde para agendar a imunização. “O município tem realizado vacinação de rotina através de agendamento, uma vez que um frasco tem durabilidade de 4 a 6 horas, após a abertura”, explicou.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recomenda a vacinação para todos os indivíduos que residem, trabalham, ou se deslocam para área de mata e em torno, independente de serem considerados com idade acima de 59 anos, exceto na presença de contraindicações formais, mediante avaliação de risco benefício, por um profissional médico ou enfermeiro.

A SES divulgou na noite dessa terça-feira (6), um boletim confirmando o primeiro óbito do ano por febre amarela no município. A vítima seria um homem de 80 anos, morador de Taquaruçus, localidade que fica a cerca de 35 quilômetros do Centro da cidade. Segundo informações divulgadas pela imprensa, o homem teria morrido no dia 25 de fevereiro.

DOIS CASOS CONFIRMADOS

Um segundo caso da doença na cidade também já foi confirmado, conforme o boletim da SES. Em todo o estado, desde o início de janeiro, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES registrou 120 casos de febre amarela silvestre em humanos, sendo 54 óbitos.

A Prefeitura ressalta que desde que a campanha de vacinação contra a febre amarela teve início, no ano passado, 21.980 pessoas foram imunizadas contra a doença. O número representa 122% da população estimada para receber a imunização no município.