O município de Silva Jardim recebeu cerca de R$ 3 milhões de emendas do governo federal para investimentos na saúde pública. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, a verba está sendo destinada à compra de materiais de uso único, contratos de manutenção, alimentação de pacientes, medicamentos e insumos de laboratórios.

Entre a verba que já caiu na conta, a secretária da pasta, Tereza Fernandes, afirmou que R$ 1,1 milhão são referentes a quitação de contratos de manutenção do Piso de Atenção Básica (Pab) do Ministério da Saúde, e compra de seringas, agulhas, luvas e etc.

Ainda segundo a secretária, uma parte será utilizada na compra de materiais e medicamentos, e cerca de R$ 900 mil serão usados na compra de equipamentos permanentes para a futura maternidade.

A secretária municipal de Saúde acrescentou que esse tipo de emenda flexibiliza as despesas públicas. “Deixamos de gastar o recurso próprio para usarmos o recurso da emenda. Com a crise que estamos vivendo é excelente, porque o recurso próprio pode ser remanejado para outra área”, concluiu.