^ Back to Top


A cidade de Silva Jardim recebeu uma nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Com a chegada do novo veículo, doado pelo governo federal, o SAMU passa a ter duas ambulâncias em funcionamento no município.

O SAMU atua 24h por dia e tem o objetivo de socorrer pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

O acionamento ao SAMU é gratuito, através da Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.

 

Leia mais:Silva Jardim recebe Nova Ambulância para o SAMU

Quatro das 16 Unidades Básicas de Saúde de Silva Jardim estão com um novo horário de funcionamento, uma vez por semana, para atender aos pacientes que trabalham. Nos dias de atendimento especial, a unidade vai ficar aberta por 12 horas, para consultas médica e odontológica, realização de preventivos e atendimento de enfermagem.

O atendimento especial foi implantado há cerca de duas semanas, chegou a ser interrompido durante a greve dos caminhoneiros, mas já voltou à normalidade. A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social informou que o atendimento especial é uma exigência da Política Nacional de Atenção Básica (Pnab), do Ministério da Saúde.

Entre as UBSs escolhidas para iniciar o projeto, o município escolheu as que possuem o maior número de atendimento, mas o objetivo é expandir a iniciativa para todos os postos de saúde da cidade. Nos dias de atendimento especial, a unidade vai ficar aberta entre 8h e 20h.

“Na primeira semana de atendimento, tivemos uma média de 35 usuários atendidos em cada unidade. Ressaltamos que essa iniciativa é para beneficiar as pessoas que trabalham. Quem não trabalha deve se consultar em horário comercial, de 8h às 16h”, disse a coordenadora das UBSs, Marilete Ancelino.

Renata Tavares trabalha de segunda a sábado e conta que tem dificuldade pra sair no horário do expediente. “Com esse atendimento flexível vai ficar mais fácil de eu conseguir fazer meus exames de rotina e acompanhamento médico”, afirma a funcionária de uma loja de materiais de construção.

Veja o dia de atendimento especial nas unidades beneficiadas:

VARGINHA: terça-feira
BIQUINHA: quarta-feira
CIDADE NOVA: quinta-feira 
LUCILÂNDIA/BOQUEIRÃO: a informar

 

Leia mais:Postos de Saúde oferecem Atendimento Especial para Trabalhadores


No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial de Luta contra o Tabaco e para marcar a data, a cidade de Silva Jardim recebeu um evento com diversos serviços gratuitos de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional e orientação farmacêutica contra o tabagismo. A ação aconteceu na última quarta-feira (30) no Espaço Cultura e Lazer, e distribuiu ainda kits de higiene bucal. Segundo a organização, cerca de 100 pessoas foram atendidas. O trabalho foi realizado pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF-RJ), em parceria com a Prefeitura de Silva Jardim.

 

Leia mais:Ação marca Dia Mundial de Luta contra o Tabaco em Silva Jardim


O Conselho Regional de Odontologia (CRO-RJ) em parceria com a Prefeitura, através da Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social (SEMSA) realizou no dia 05 de maio o projeto gratuito “Vamos Sorrir” no Espaço Cultura e Lazer Paulo Rodrigues Alexandre em Silva Jardim.

De acordo com Altair Andrade, conselheiro do CRO-RJ e coordenador do “Vamos Sorrir”, o projeto atuou com crianças de escolas do município, e apresentou de forma lúdica um teatro de fantoches, cujo os diálogos são realizados pelos próprios dentistas. “Entendemos que desta forma, alinhamos o discurso da ação, pois as crianças ao reconhecerem os profissionais visualizam como poderão ter acesso as boas práticas que foram apresentadas ludicamente.” disse.

Além de apresentação do teatro de fantoche o evento contou com aplicação de flúor através do odonto-móvel da SEMSA, aferição de pressão arterial e distribuição de creme e escova dental.

 

 

Leia mais:Conselho Regional de Odontologia realizou Projeto em Silva Jardim


A cidade de Silva Jardim promoveu no último sábado (12), o Dia D de vacinação contra a gripe em diversos pontos de imunização fixos e itinerantes. As vacinas estão disponíveis para pessoas em grupo prioritário nas 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A meta é imunizar 4.299 pessoas durante o período da campanha que segue até junho.

Segundo o Ministério da Saúde, este ano a vacina é trivalente e imuniza contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Não é necessário agendar a vacinação. Veja abaixo os grupos prioritários para receber a imunização:

• Crianças de seis meses à menores de cinco anos;
• Indígenas a partir de seis meses de idade;
• Gestantes de qualquer idade gestacional;
• Puérperas, até 45º dia após o parto;
• Trabalhadores da Saúde;
• População de 60 anos e mais;
• População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
• Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
• Portadores de doenças crônicas preconizadas pelo Ministério da Saúde;
• Professores.

 

 

Leia mais:Silva Jardim promove dia D de Vacinação contra a Influenza

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000