^ Back to Top


 

Considerando que a partir de 2017 o calendário vacinal dos adolescentes foi ampliado pelo Ministério da Saúde, incluindo a vacinação contra o “HPV” para meninos nas idades de 11 a 14 anos (11 meses e vinte e nove dias) e a vacina “Meningo C” na faixa etária de 12 e 13 anos para meninos e meninas, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social (Semsa) de Silva de Jardim informa que em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia (Semec-CT) realizará a vacinação dos adolescentes da rede de ensino do município através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada bairro. A estratégia de intensificação da vacinação para adolescentes nas escolas visa atender de forma homogênea das faixas etárias, o que contribuirá para uma cobertura vacinal mais eficaz de nossos jovens.

Leia mais:Nota Informativa


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgou o resultado parcial do total da população vacinada contra a gripe (influenza) em Silva Jardim. Do total de 4.359 pessoas do público-alvo aproximadamente 2.577 foram imunizadas, ou seja, até o momento cerca de 59,1% foram vacinados. A campanha foi prorrogada até o dia 2 de junho. De acordo com o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito, desta forma é importante que o público-alvo seja vacinado o mais breve possível.

Ainda de acordo com a Semsa do total de 1.377 crianças previstas para serem vacinadas aproximadamente 48,2%, ou 665, foram imunizadas. Da previsão de 2.405 idosos, foram vacinados 1.651, ou seja, 68,6%. E do total de 302 trabalhadores de saúde foram imunizados 224, o que representa 74,1%.

 

O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Leia mais:Secretaria de Saúde Divulga Resultado Parcial de População Vacinada Contra a Gripe


Termina na segunda-feira (5), a série de palestras que o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) está realizando nos postos de saúde de Silva Jardim, em comemoração ao mês Nacional da Luta Antimanicomial. O objetivo é propor mudanças no cenário da atenção à saúde mental, e questionar relações de estigma e exclusão social estabelecidos às pessoas com transtornos mentais.

Segundo a coordenadoria da Rede da Atenção Psicossocial, o grupo esteve em 15 das 16 Unidades Básicas de Saúde, no mês de maio. Na última segunda-feira (29), a equipe palestrou sobre o tema no distrito de Bananeiras. Na sexta-feira (26), foi a vez dos moradores de Mato Alto receberem a ação.

 

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é celebrado em 18 de maio. A data foi instaurada durante o Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental, em São Paulo, no final da década de 1980. Na ocasião, foi adotado o lema: “por uma sociedade sem manicômios”, e inaugurada uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica.

Leia mais:Série de Palestras em Postos de Saúde Termina na Segunda-Feira


A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Silva Jardim promoveu um evento com diversas homenagens, para celebrar a Semana Nacional da Enfermagem, comemorada entre 12 e 20 de maio. O evento foi realizado na quarta-feira (17), na Igreja Batista Memorial, localizada no bairro Reginópolis.

Além das homenagens, o encontro teve ainda apresentação de música, e uma palestra sobre o uso indevido se substâncias química entre as equipes de enfermagem, ministrada pelo enfermeiro, e especialista em saúde mental, Vagner Marins Barcelos.

 

Entre os homenageados, estiveram à presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren - RJ), Maria Antonieta Rubio Tyrrell, as enfermeiras Kenny de Almeida Gomes, Rafaela Moraes, e as técnicas em enfermagem Maria de Lurdes Silva, Cláudia Melquiades, e Giselly Correia.

Leia mais:Evento Celebra Semana Nacional da Enfermagem, em Silva Jardim


O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Silva Jardim está realizando no mês de maio, ações em todos os postos de saúde do município, em comemoração ao mês Nacional da Luta Antimanicomial. O objetivo é propor mudanças no cenário da atenção à saúde mental, e questionar relações de estigma e exclusão social estabelecidos às pessoas com transtornos mentais.

 

Ao todo, nove das 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade já receberam as ações. O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é celebrado em 18 de maio. A data foi instaurada durante o Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental, em São Paulo, no final da década de 1980. Na ocasião, foi adotado o lema: “por uma sociedade sem manicômios”, e inaugurada uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica.

Leia mais:Prefeitura de Silva Jardim Realiza Ações em Postos de Saúde

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000