^ Back to Top

 

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social (SEMSA) realizou no dia 03 de dezembro, no Espaço Cultura e Lazer Paulo Rodrigues Alexandre (Arena de Eventos), uma ação de conscientização sobre a AIDS e doenças sexualmente transmissíveis. O evento contou com teste gratuito e sigiloso para HIV e Sífilis, distribuição de preservativos, aferição de pressão e glicose e orientações sobre doenças.

De acordo com o Programa das Nações Unidas de combate a AIDs (UNAIDS) haviam 36,9 milhões de pessoas em todo o mundo vivendo com HIV em 2017, deste total aproximadamente 940.000 pessoas morreram por causas relacionadas a AIDS. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, em 2017 haviam 830.000 pessoas vivendo com HIV/AIDS e 517.000 em tratamento.

 

Leia mais:Prefeitura realiza ação de conscientização sobre a AIDS no centro de Silva Jardim

 

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social (SEMSA) recebeu no dia 11 de dezembro, dois veículos zero quilômetros para atender a população de Silva Jardim. Os veículos atenderão as equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESF), a equipe de vigilância em saúde e auxiliarão no Transporte de Pacientes Fora do Domicílio (TFD).

A secretária municipal de saúde, Tereza Fernandes, falou da importância dos veículos para atender as necessidades da população. “Recebemos dois veículos, um foi adquirido após sermos indenizados pelo seguro que possuíamos de outro veículo que teve perda total, o outro veículo pudemos adquirir através de recursos da Vigilância em Saúde (VISA). Sabemos da importância destes veículos para atender as necessidades da população de Silva Jardim, como os atendimentos das equipes da saúde da família, vigilância em saúde e auxílio no TFD.” disse a secretária.

Os veículos adquiridos foram dois Renault Sandero 1.6, de 5 lugares, com ar-condicionado, vidros elétricos e já emplacados. De acordo com a SEMSA o investimento foi de aproximadamente R$ 108 mil, sendo boa parte dos recursos provenientes de indenização de um seguro de veículo da secretaria que deu perda total após sinistro. Participaram da entrega a secretária de saúde Tereza Fernandes e o secretário municipal de transportes Alex Sanders Ferreira.

 

Leia mais:Saúde de Silva Jardim recebe 2 veículos para atender a população

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, realizou no mês de setembro, uma intensa campanha de prevenção do suicídio, em Silva Jardim. Foram realizadas palestras em diversas Unidades Básicas de Saúde do município, além de contar com o apoio da Rede de Atenção Psicossocial, que esteve presente no Ambulatório Municipal conversando e distribuindo panfletos sobre a prevenção do suicídio.

As ações realizadas por toda a cidade, abordaram temas importantes como, violência autoprovocada, depressão, suicídio e autoagressões. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelo preconceito e falta de informações. Segundo a Secretaria de Saúde, cerca de 1 mil pessoas foram alcançadas em todo o município.

O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque internacionalmente o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

O setembro amarelo é uma campanha brasileira de prevenção do suicídio, iniciada em 2015, em Brasília. A ação é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

 

Leia mais:Mês de setembro tem intensa campanha de prevenção do suicídio em Silva Jardim


A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social (SEMSA), através do Programa Saúde do Idoso, realizou na última segunda-feira (1), um evento para comemorar o Dia do Idoso, em Silva Jardim. O encontro foi realizado na Unidade Básica de Saúde, no Centro da cidade.

No local, a Psicóloga e coordenadora do programa, Andréa Gomes, ministrou uma palestra com o tema “Os dez passos para uma alimentação saudável do idoso”, além de apresentar o Programa Saúde do Idoso.

O evento contou ainda com a participação de membros do Conselho Municipal do Idoso, além do apoio de agentes do ESF, COOPS e diversos profissionais da área de saúde. Ao todo, mais de 50 pessoas participaram da ação.

No dia 1º de outubro, comemora-se o Dia do Idoso, pessoa que possui idade igual ou superior a 60 anos. Essa data, que marca o dia em que a Lei N°10.741 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor, é fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliarmos nossas atitudes com relação aos idosos.

 

Leia mais:Secretaria de Saúde realiza Evento para Comemorar o “Dia do Idoso” em Silva Jardim


A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social (SEMSA), através da coordenação de vigilância em saúde pelo setor vigilância ambiental, imunizou 5.319 animais na pré-campanha (junho a setembro) e campanha (29/09) de vacinação antirrábica em Silva Jardim. Do total foram vacinados 4.371 cães e 948 gatos.

Do dia 15 a 26 de outubro será realizada nova fase de vacinação, onde serão percorridos os bairros de Gaviões, Aldeia Velha, Imbaú, Mato Alto e Bananeiras. A meta da coordenação de vigilância em saúde é vacinar 6.500 animais. Para obter maiores informações os moradores podem ir na sede da vigilância em saúde que fica na Rua Vieira Canavezes 334 (em frente a Casinha Feliz) ou ligar para o telefone (22) 2668 1629.

 

 

Leia mais:Mais de 5.300 Cães e Gatos são vacinados na Campanha de Vacinação Antirrábica

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000