Foi realizado na manhã do dia 27 de novembro, no Teatro Zezé Macedo, um evento para celebrar a consciência negra em Silva Jardim. O encontro contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas que prestigiaram a apresentação de várias veias culturais do município além de uma reflexão do Professor Rufino sobre a cultura afro-brasileira e seus desafios.

“Precisamos compreender que 54% da população brasileira é negra e dentro desta observação temos que compreender que a questão das cotas raciais é fundamental para inserção e equiparação do negro aos diversos braços do estado. Indiretamente já vivemos por cotas, pois culturalmente subentendemos que todo filho de juiz buscará ser um magistrado, que o filho de um militar buscará esta formação profissional, que o filho de um médico tenderá a se profissionalizar na medicina. Não queremos as cotas para sempre, mas sim, para equalizarmos esta equação de desigualdade na sociedade. ” Disse o Professor Rufino.

O evento contou ainda com apresentações de coral, dança, musicalização infantil com instrumentos musicais de origem africana (caxixi, berimbau e atabaque), apresentação de flauta doce, capoeira (com usuários da Pestalozzi), encenação de peça teatral e desfile de beleza negra. A realização da ação foi da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social e contou com a presença de professores e alunos de escolas do município além da participação da Secretária Municipal de Educação, Kátia Passos.

(03/12/2018)