Aconteceu no dia 29 de novembro, no Espaço de Festas da Zezé, no Centro de Silva Jardim, a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o I Fórum de Assistência Social e Direitos Humanos. O evento contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas, dentre elas a Prefeita Cilene, o secretário de Promoção Social Jonas Moraes, a vereadora Ana Kelly, além do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Rogério Mota e a presidente do Conselho Tutelar Ana Lúcia.

A conferência e o fórum debateram sobre as políticas de atendimento à criança e adolescente e a assistência social e direitos humanos em Silva Jardim. Para delinear a discussão sobre os temas propostos foram ministradas duas palestras com a professora Fabiana Schimidt (Doutora em Serviço Social pela UERJ e professora da UNIRIO) e a professora Adriana Medalha (doutoranda em Serviço Social pela PUC/RJ e professora da UFF).

Nos intervalos houve apresentações culturais de Coral do CEPM Professora Vera Lucia Pereira Coelho, de música com flauta doce, dança com usuários da Pestalozzi e Coral do CRAS.

Com cinco objetivos estratégicos a conferência teve grupos de discussão sobre a garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; e espaços de gestão e controle social das políticas públicas de criança e adolescente.

A conferência concluiu os trabalhos elegendo 8 delegados que representarão o município na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo 4 titulares: Paulo Fagundes Henrique, Mariléa dos Reis Souza, Monica Mendes Oliveira França e Maria de Fátima Ferreira Alves; e 4 delegados suplentes: Weslei Souza Rodrigues, Rosiane Rosa Belizário, Andréa de Barros Gomes e Lenilda Bragança da Conceição.

Participaram ainda do evento a secretária de educação Kátia Passos, a secretária de saúde Tereza Fernandes, a presidente do IPSJ Rosilane Brum, o secretário de segurança pública Dênis Pessanha, o coordenador de defesa civil Ronilson Santos, além de técnicos das secretarias de educação, saúde e promoção social bem como de alunos da rede pública de ensino.

(03/12/2018)