A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Silva Jardim, através da Coordenação dos Programas de Saúde (COOPS), promoveu a Capacitação Intersetorial: Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada, com a finalidade de orientar profissionais de vários dispositivos da rede municipal sobre como identificar e notificar os casos de violência, contra a criança, o adolescente, a mulher, o idoso, entre outros. A ação teve a participação de cerca de 120 pessoas e aconteceu na última terça-feira, 31 de julho, no Teatro Zezé Macedo, no Centro da cidade.

A iniciativa foi coordenada pelo Programa Municipal de Violência, e teve a presença da secretária municipal de Saúde, Tereza Fernandes. Segundo a repartição pública, os casos de violência registrados no município não representam a realidade. O objetivo do trabalho é notificar os casos e integrar os serviços que lidam, de forma direta ou indireta, com esse público, para potencializar a rede de proteção e cuidado às vítimas.

“Em 2017, por exemplo, foram registrados apenas cerca de 25 casos, de violência contra a mulher, incluindo violência física, sexual, psicológica e moral. Mas sabemos que, na realidade, há muito mais casos omitidos, que não foram denunciados, nem notificados”, afirma a coordenadora do programa, a psicóloga Isis Teixeira Faria.

Durante a capacitação, foram abordados ainda outros assuntos, como: Conceituação de Violências (contra crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população LGBT, violência sexual, violência doméstica, entre outras); Casos de violência de notificação compulsória; Orientações para preenchimento da Ficha SINAN; Responsabilidades da rede; Fluxo de notificação e atendimento; Automutilação e Suicídio, entre outros. Ao final da capacitação, os participantes receberam certificados.

Participaram da capacitação, técnicos da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social (SMTHPS), representantes da Secretaria Municipal de Saúde; Vigilância Epidemiológica, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Secretaria Municipal dos Direitos das Mulheres e Minorias (SEDIMM), Conselho Tutelar; Conselho Comunitário de Segurança; Pestalozzi, além de professores, orientadores e diretores de escolas públicas.