As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e de outros programas do CadÚnico, começaram a receber os kits gratuitos para a TV Digital, com antena, conversor e controle remoto. O agendamento para a retirada do kit pode ser feito no site do Seja Digital, pelo telefone 147, nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) do município ou na Secretaria de Trabalho, Habitação e Promoção Social(SEMTHPS), tendo em mãos o número do CPF ou NIS (Número de Identificação Social), fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social. O Ponto de Retirada (PDR) do kit está sendo no CRAS Renascer, localizado na Rua Padre Ávila, nº 137, Centro de Silva Jardim, entre segunda e sexta, das 8h às 12h, e de 13h às 17h. A entrega do kit começou no último dia 27 de julho e deve se estender até dezembro.

No dia 28 de novembro de 2018, o sinal analógico de televisão em Silva Jardim será desligado. A programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo aos programas, todas as residências precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital. A Seja Digital é a entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para digital da televisão aberta no Brasil. A entidade tem como parte de suas atribuições distribuir kits gratuitos para a população de menor renda atendida pelo Governo Federal.

Quem tem direito a receber?

O kit de TV digital gratuito está sendo distribuído às famílias que participam de algum programa social do governo, como Bolsa Família, assim como aquelas que possuem NIS ativo.

O que é o kit gratuito de TV digital?

Muitas famílias brasileiras, principalmente as mais pobres, não possuem em casa uma televisão com conversor digital embutido. Também não conseguem separar um dinheiro do orçamento para comprar conversor digital e antena UHF. Para preservar a gratuidade da TV aberta, mesmo com sinal digital, o Governo Federal resolveu apoiar a distribuição de kits gratuitos.

O kit gratuito de TV digital é composto por:
– 1 conversor digital;
– 1 corpo da antena;
– 1 fonte de alimentação;
– cabo RCA;
– varetas;
– suporte de vareta com mastro;
– saquinho com parafusos, porcas e arruelas;
– 8 metros de cabo coaxial;
– controle remoto com duas pilhas.