^ Back to Top

Foi realizado nesta sexta-feira (31), na Praça Amaral Peixoto, no Centro de Silva Jardim, o evento “Mulheres do Brasil”, em comemoração ao mês da mulher. Durante o evento, foram realizadas apresentações musicais, desfiles, oficinas de fuxico, maquiagem, manicure, corte de cabelo, além de sorteio de brindes. A ação foi promovida pela Secretaria Especial dos Direitos das Mulheres e Minorias (Sedimm), em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social (SMTHPS).



Leia mais:Evento Mulheres do Brasil


A equipe da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação, e Promoção Social (SMTHPS) participou do III Encontro de Capoeira promovido pela Associação Raízes de Aruanda, no bairro Caxito, em Silva Jardim. O evento aconteceu no fim de semana na quadra de esportes e reuniu capoeiristas de toda a região.

Segundo a Associação Raízes de Aruanda, no Caxito, o projeto funciona há três anos e atende a cerca de 50 alunos com oficina de capoeira. A faixa etária dos alunos varia de quatro a 50 anos, sendo a maior parte crianças e adolescentes. As aulas são de graça e acontecem duas vezes por semana.

“Este é um projeto cem por cento social, totalmente de graça. O nosso principal objetivo é ocupar o tempo ocioso dos adolescentes e trabalhar a prevenção às drogas”, frisa o presidente da associação, mestre Dengo.

O projeto também faz acompanhamento escolar dos adolescentes que participam da oficina. “Se o aluno não estiver com boas notas na escola, a gente pede a suspensão dele na capoeira”, explica o responsável pela oficina no Caxito, contramestre Faísca.

A assistente administrativa Thaina Santos, de 21 anos, entrou no projeto há cerca de dois anos por influência de uma amiga. “Entrei por curiosidade, gostei e acabei ficando. É muito bom fazer capoeira”, diz a jovem, empolgada.

O secretário da SMTHPS, Sebastião Rocha, participou do evento no domingo (19), e falou sobre a importância do incentivo à capoeira. “Jogos como a capoeira e a prática de esportes são fundamentais para dar perspectivas aos adolescentes e jovens. Estamos estreitando as relações com a associação e avaliando a possibilidade de levar o projeto para outros bairros”, afirmou.

 

A Associação Raízes da Aruanda está sediada em Macaé, no norte fluminense, e possui quatro filiais no estado. Ao todo, mais de 400 alunos participam do projeto, segundo a associação. O encontro de capoeira acontece todo ano e conta com o tradicional batizado, entrega de cordas, além de oficinas, e apresentações abertas para toda a comunidade.


Leia mais:Quadra de Esportes do bairro Caxito recebe Encontro de Capoeira


No dia 31 de março, entre 9h e 11h será realizado o evento “Mulheres do Brasil”, em comemoração ao mês da mulher, na Praça Amaral Peixoto, no Centro de Silva Jardim. O evento vai contar com apresentações musicais, desfiles, oficina de fuxico, corte de cabelo, manicure, maquiagem, além de sorteio de brindes.

 

O evento é uma iniciativa da Secretaria Especial dos Direitos das Mulheres e Minorias (Sedimm), que foi acumulada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social (SMTHPS).

Leia mais:Evento vai Comemorar Mês da Mulher em Praça de Silva Jardim

Começou no último dia (06) a atualização do cadastro único do Bolsa Família, para o ano de 2017. Os beneficiados deverão atualizar os seus cadastros na Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social que fica na Rua Sansão Pedro David, 344 (ao lado do Teatro Zezé Macedo). O horário de atendimento na parte da manhã das 09h30min às 11h30min e à tarde das 13h às 16h30min. O cadastro deve ser atualizado até o dia 31 de outubro e os beneficiados precisam do cartão do bolsa família, documento de identificação, comprovante de residência e declaração escolar atual para a atualização.

Leia mais:Começa a Atualização Cadastral do Bolsa Família em Silva Jardim


O secretário de Trabalho, Habitação e Promoção Social de Silva Jardim, Sebastião Rocha, foi eleito membro do conselho fiscal do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas). Uma das atribuições do conselho fiscal é acompanhar os repasses financeiros do estado para a área da assistência social dos municípios.

O Coegemas é formado por gestores que trabalham na elaboração de políticas públicas relacionadas à assistência social dos municípios. Uma das funções do colegiado é repassar para os municípios as verbas oriundas do governo estadual. A eleição para definir a diretoria do Coegemas, foi na terça-feira (14), no Centro do Rio, durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

 

(Foto: Divulgação / SMTHPS)

Leia mais:Silva Jardim passa a ter Representante no Colegiado Estadual dos Gestores de Assistência Social

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000