^ Back to Top


Dezenas de moradores participaram neste sábado (11) de uma ação social na quadra de esportes do bairro Caxito, em Silva Jardim. Durante a ação, foram feitas aferição de pressão arterial, orientações sobre saúde bucal, e ainda apresentadas informações sobre programas sociais, como o CAD Único e Bolsa Família, além de atendimento psicológico e assistência jurídica.

Uma equipe formada por manicure, pedicure, e cabeleireira atendeu ao público feminino presente no evento, marcado também por apresentações musicais do coral do Centro de Referência de Assistência social (Cras) Renascer, e por uma demonstração de taekwondo, realizada pelo professor do Cras Volante, o faixa preta 1º Dan, Wanderson Silva.

Moradora do bairro, dona Maria Lúcia da Silva, de 40 anos, participou do evento e aprovou o programa. “Vim, trouxe os meus filhos, e gostei muito. Aferi a pressão e até as unhas eu fiz”, conta a dona de casa.

O secretário municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social (SMTHPS), Sebastião Rocha, afirmou que a iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos programas sociais do município. “Muitas vezes, os programas sociais ficam concentrados apenas no Centro da cidade, e isso acaba dificultando um pouco o acesso da população a essas ferramentas”, disse.

 

A iniciativa teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. A secretária da pasta, Tereza Fernandes, também marcou presença no evento.

Leia mais:Prefeitura realiza diversas Atividades em Ação Social no Caxito


Aconteceu no último sábado (21/10) em Aldeia Velha uma ação social promovida pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social (SMTHPS). Na oportunidade foram realizadas várias ações como corte de cabelo, manicure e pedicure, distribuição de livros, pintura na pele, orientação jurídica, orientação de acesso ao Bolsa Família, oficina de pulseira de lã, apresentação de música com instrumentos musicais recicláveis, pula-pula, além de distribuição de kits de escovação dental, aferição de pressão e orientações em saúde. A próxima ação acontecerá no dia 11 de novembro das 9 as 14 horas no Caxito.

“Esta ação é muito importante para levar a população em geral, serviços que já são disponibilizados pela secretaria de Promoção Social durante a semana, mas por algum motivo ou outro o morador acaba não conseguindo ser atendido de segunda a sexta, aí resolvemos levar estes serviços até a população num dia (sábado) que é mais acessível pra ele”, disse o Secretário de Promoção Social Sebastião Rocha.

 

Participaram ainda da ação a secretária de saúde Tereza Fernandes, a secretária das mulheres e minorias Marcilene Xavier, o secretário de planejamento Antônio Carlos Lacerda, a presidente da Associação de Moradores de Aldeia Velha (Amavel) Vaiga Rodrigues e o Prefeito Anderson Alexandre também marcou presença no evento.

Leia mais:Prefeitura leva Ação Social para Aldeia Velha


A cidade de Silva Jardim realizou dois eventos para marcar o Dia do Idoso, com palestras, aferição de glicose e pressão arterial, além de apresentações de fantoches, e exposição de peças de artesanatos feitas pelos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação, e Promoção Social (SMTHPS).

Os eventos aconteceram no último dia 2 e ontem (4), e foi promovido pela SMTHPS, através do Centro de Referência de Assistência Social Renacer. Ao todo, cerca de 90 idosos participaram dos dois dias de programações, que tiveram palestras de prevenção à queda e com o tema saúde do idoso, ministradas pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

O secretário da SMTHPS, Sebastião da Silva Rocha, participou das comemorações e acrescentou que a realização de eventos como esses são fundamentais para promover a integração entre os idosos. “Além da integração entre eles, esse tipo de evento é muito importante para alertar sobre os cuidados com a saúde”, afirmou.

O Dia do Idoso é comemorado em 1º de outubro. As comemorações também tiveram a participação do vereador Webster dos Santos Barcellos, o Binho da Agricultura.

 

 

Leia mais:Silva Jardim celebra Dia do Idoso


O professor de taekwondo Wanderson Silva, que ministra aulas do esporte num projeto social da Prefeitura de Silva Jardim, vai participar do Campeonato Brasileiro de Taekwondo, no Rio. O evento, considerado o maior do Brasil, reúne cerca de 60 atletas de diferentes lugares do país, e acontece entre os dias 21 e 23 de setembro.

As competições serão no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), da Marinha. No campeonato, Wanderson vai competir na categoria master 1, de atletas com peso de até 68 quilos, e faixa etária entre 31 e 35 anos.

“Todo atleta sonha em participar dessa competição, porque este é o maior campeonato de taekwondo do Brasil. Para participar desse campeonato, a gente tem que vencer diversas seletivas classificatórias, e eu me sinto muito honrado por ser o único representante da região, entre tantos atletas do país inteiro”, afirmou o faixa preta 1º dan.

Wanderson tem 32 anos, e relembra que começou com o taekwondo aos 13, num projeto da prefeitura. “Desde então, nunca mais parei, e sempre coloquei Deus na frente. Já tive a oportunidade de competir com grandes atletas, e vou pra esse campeonato com o intuito de vencer”, acrescentou.

O competidor ministra aulas para 35 alunos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Volante, no bairro Varginha. O projeto é oferecido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social (SMTHPS) e, além do taekwondo, leva oficinas de dança, música, e violino.

 

 

Leia mais:Silva Jardim será Representado em Campeonato Brasileiro de Taekwondo

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o município de Silva Jardim gerou 235 novos postos de trabalho no primeiro semestre de 2017, sendo 459 admissões e 224 desligamentos no período. O resultado do primeiro semestre é o melhor do município em 10 anos.

Com o resultado do primeiro semestre, Silva Jardim obteve o melhor desempenho comparado com os demais municípios da região: 1º Silva Jardim, 235 novos postos de trabalho gerados; 2º Arraial do Cabo, aumento de 1 posto de trabalho; 3º São Pedro da Aldeia, perda de 46 postos de trabalho; 4º Iguaba Grande, 61 postos de trabalho perdidos; 5º Casimiro de Abreu, perda de 188 postos de trabalho; 6º Rio das Ostras, perda de 195; 7º Armação de Búzios, 346 postos de trabalho perdidos; 8º Saquarema, perda de 399; 9º Araruama com perda de 487 postos de trabalho; e o município da região que mais perdeu postos de trabalho foi Cabo Frio com saldo negativo de 890 postos.

Mais de 62% dos municípios fluminenses tiveram perdas de postos de trabalho no 1º semestre do ano, totalizando uma perda total de 66.364 postos de trabalho de janeiro a junho. Confira abaixo a relação dos 10 municípios que mais perderam postos de trabalho no estado no 1º semestre de 2017 e os 10 que mais geraram.

10 municípios que mais perderam postos de trabalho
1º Rio de Janeiro (-41.133)
2º Duque de Caxias (-6.853)
3º Macaé (-3.830)
4º Nova Iguaçu (-3.724)
5º Niteroi (-3.582)
6º São João de Meriti (-1.341)
7º Barra Mansa (-966)
8º Petrópolis (-930)
9º Três Rio (-895)
10º Cabo Frio (-890)

 

10 municípios que mais geraram novos postos de trabalho
1º Campos dos Goytacazes (1.655)
2º Nova Friburgo (599)
3º Resende (510)
4º Volta Redonda (507)
5º Itatiaia (406)
6º Itaperuna (329)
7º São Francisco do Itabapoana (260)
8º Piraí (256)
9º Silva Jardim (235)
10º Valença (171)

Leia mais:Silva Jardim cria 235 novos Postos de Trabalho no 1º Semestre de acordo com MTE

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000