^ Back to Top

sempod

 

Cerca de 40 alunos do ensino médio participaram de uma palestra com o tema “Protagonismo Juvenil”, que foi realizada na manhã do dia 08/12 no Colégio Estadual Sérvulo Mello, no Centro de Silva Jardim. A iniciativa foi promovida pela prefeitura, através da equipe da Secretaria Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Sempod), com o objetivo de estimular aos alunos a desenvolver suas habilidades e fortalecer os fatores de proteção às drogas.

 

(Foto: Divulgação / Sempod)

Leia mais:'Protagonismo juvenil' é tema de palestra promovida pela SEMPOD

 

Um trabalho social, denominado “Ação Conjunta de Valorização da Vida”, promovido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, foi realizado na última sexta-feira (26), no bairro Varginha, em comemoração ao Dia Mundial de Combate às Drogas e ao Alcoolismo.

A ação aconteceu na Capela Nossa Senhora de Fátima e contou apresentações culturais, contação de histórias, entrega de kits de saúde e diversas atrações para as crianças. Cerca de 300 alunos do Complexo Educacional Cesário Alvim participaram das atividades, que foram abertas aos moradores e realizadas durante todo o dia.

A presidente da associação de moradores de Varginha e Cesário Alvim, Regina Ferreira de Azevedo, sugere que a ação seja feita de forma contínua. “Eu acho que eles [poder público] poderiam determinar um prazo e de tempos em tempos virem à comunidade”, comentou. “Os jovens da nossa localidade precisam ver que existe um mundo muito além do que eles estão acostumados a ver dentro do bairro”, acrescentou Regina.

O secretário da Sempod, Luiz Cláudio Gimenez Ferreira, falou sobre a importância do trabalho preventivo. “Trabalhar com prevenção é chegar antes, e chegando antes, a gente consegue minimizar o impacto dos problemas que acontecem não só em Varginha, mas em todo o município”, disse.

A iniciativa foi uma ação desenvolvida entre diversas repartições públicas do município, entre elas, a Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia; Secretaria de Defesa Civil; Secretaria de Saúde; Secretaria de Trabalho, Habitação e Promoção Social; Secretaria de Meio Ambiente, além da Secretaria de Segurança Pública, através da Guarda Municipal e ainda a Pastoral da Sobriedade, grupo que cedeu o espaço para a realização do evento.

(Fotos e reportagem: Lucas Madureira)

 

 

A Secretaria de Políticas Públicas sobre Drogas de Silva Jardim - SEMPOD, realizou no último dia 11 um intercâmbio na Secretaria de Prevenção ao Uso de Drogas – SEPRED de Cabo Frio com o intúito de conhecer os trabalhos realizados no município.


Na oportunidade a equipe da SEMPOD composta pela Secretária, Viviane Class, e o Coordenador, Luiz Cláudio, foram recepcionados pela Secretária da SEPRED, Cristiane Miranda. A secretária de Cabo Frio apresentou os trabalhos que vem sendo realizados no município.


A SEMPOD de Silva Jardim aproveitou para conhecer Centro Municipal de Tratamento e Reinserção Social dos Dependentes Químicos de Cabo Frio, que é ligado a SEPRED. O Centro de Tratamento possui 87 vagas para o acolhimento e tratamento do usuário de álcool e outras drogas.

Será realizada na próxima sexta-feira (28/08) a partir das 08 horas no Teatro Zezé Macedo a I Conferência Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas. No evento serão discutidas todas as ações que o Governo Municipal tem realizado em relação ao tema e as perspectivas para o futuro. Na oportunidade também serão eleitos os integrantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas. A conferência será realizada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (Sempod). Sua presença é muito importante.

Leia mais:Conferência discutirá políticas públicas sobre drogas na próxima sexta-feira

Foi realizada no último dia 07/10 na Secretaria Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Sempod), no Centro de Silva Jardim, a reunião entre os integrantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, que elegeu seu presidente, vice-presidente e secretários.

O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas é composto por 12 pessoas, entre elas, seis representantes do poder público, um profissional da área de dependência química, outro do Conselho Tutelar, dois líderes de entidades religiosas, além de outros dois representantes da associação de moradores de bairros do município.

O secretário da Sempod, Luiz Claudio Gimenes Ferreira, falou sobre a importância da formação do conselho. “O conselho trabalha como um órgão fiscalizador e deve acompanhar tudo o que acontece na secretaria. Isso dá muito mais transparência ao nosso trabalho”, disse Luiz Ferreira.

A reunião contou com a presença de representantes da Sempod; da secretaria municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social (SMTHPS); Saúde e Assistência Social; Segurança Pública; Esporte e Lazer, além de um representante de uma entidade religiosa e outra do Conselho Tutelar.

PREVENÇÃO ÀS DROGAS É FEITA EM ESCOLAS DA CIDADE

A Sempod está desenvolvendo um trabalho de capacitação de professores da rede pública municipal, que está sendo feita por uma especialista em dependência química, com o objetivo de trabalhar a prevenção às drogas nas escolas da cidade.

Na última terça-feira (6), a repartição pública promoveu a segunda etapa da capacitação, desta vez, para educadores do ensino fundamental no Centro Educacional Professora Sônia Braga Pereira Brandt, na localidade de Cesário Alvim. Conforme a Sempod, inicialmente, a iniciativa será expandida para outras três escolas do município.

(Fotos e reportagem: Lucas Madureira)

Leia mais:Eleição define funções no conselho municipal de políticas públicas sobre drogas em Silva Jardim

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000