Foi realizada na última terça-feira (01) na Câmara de Vereadores de Silva Jardim a audiência pública para elaboração do Plano Plurianual (PPA). O PPA determina as diretrizes orçamentárias para um período de quatro anos da administração pública no Brasil, neste caso o PPA que foi discutido em audiência pública fomentou diretrizes para os anos de 2018, 2019, 2020 e 2021.

A audiência pública reuniu um grande número de pessoas na sede do legislativo municipal, dentre elas o secretário de Planejamento e ex-prefeito de Silva Jardim Antônio Carlos Lacerda, a Vice-prefeita Maria Dalva (Cilene), os vereadores Adão Firmino e Ana Kelly, além de representantes do Sindicato dos Servidores Municipais, Pestalozzi e associações de moradores de Aldeia Velha, Boqueirão, Cambucaes e Imbaú.

O secretário de planejamento destacou a importância da discussão ampla das ferramentas orçamentárias no município. “O PPA é muito importante para implementarmos as políticas públicas, com ele, produzimos a Lei de Diretrizes Orçamentárias e depois a LOA (o orçamento propriamente dito). Qualquer ação que não tiver sido elencada no PPA na prática não pode ser executada, para isso precisaria a confecção de projeto de lei para acrescentar determinada ação no plano plurianual.” disse Lacerda.

“Graças a toda a equipe do planejamento Silva Jardim não sentiu tanto a queda de arrecadação, sempre controlando as demais secretarias do que era ou não possível de acordo com o orçamento. No início do ano, tivemos uma notícia que nos complicou muito economicamente, que foi a retenção dos royalties do petróleo pelo TRF, pois tínhamos uma previsão de arrecadar aproximada de R$ 3 milhões por mês, e tivemos meses que arrecadamos pouco mais de R$ 290 mil, uma redução de 90% do previsto. Graças a Deus, ao empenho do Prefeito Anderson Alexandre, que foi várias vezes à Brasília, e a equipe jurídica e econômica conseguimos reverter a situação. A crise ainda não acabou, precisamos agir com cautela.” disse o secretário de fazenda, Leandro Antunes.

Participaram ainda da audiência pública, a secretária de educação Kátia Passos, o secretário de Turismo Ronalt Santiago, o de agricultura Fábio Sardenberg, o de promoção social Sebastião Rocha, o de administração Hugo Thiengo, o de segurança pública Denis David, além da presidente do Sindicato dos Servidores Municipais Raquel Quintanilha, do ex-prefeito Elmari Alves do Nascimento, do coordenador de indústria e comércio Lanes Maravilha e representantes da secretaria de saúde e munícipes.