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Planejamento e Desenvolvimento Econômico

Foi realizada no último dia 05 de abril a reunião preliminar para elaboração do Plano Plurianual – PPA 2018/2021 de Silva Jardim. A reunião aconteceu no Teatro Zezé Macedo e contou com a presença de secretários e representantes de várias secretarias municipais. O PPA é um instrumento previsto na Constituição Federal e tem como objetivo organizar, viabilizar e reunir o conjunto das políticas públicas para um período de 4 anos.

A reunião foi promovida pela secretaria municipal de planejamento onde o secretário Antônio Carlos Lacerda destacou a importância das secretarias municipais anteciparem as informações para a elaboração do PPA. “A antecipação das informações das principais ações das secretarias é muito importante, pois o prazo para entregarmos o PPA é no fim de agosto, e como estamos num momento de adequação orçamentária devido a queda na arrecadação dos royalties do petróleo, este planejamento é essencial para elaborarmos um plano de acordo com nossa realidade”, disse o secretário.

 

Participaram da reunião, além do secretário de planejamento, a secretária de educação Kátia Passos, de turismo Ronalt Santiago, de esporte Oberlan Cezar Cabral e de promoção social Sebastião da Silva Rocha, além de representantes das secretarias de gabinete, controle interno, fazenda e defesa civil.

Leia mais:Prefeitura discute, em Reunião, elaboração do Plano Plurianual – PPA 2018/2021 de Silva Jardim

Com apoio da Prefeitura de Silva Jardim, o Sistema Firjan, realizará na próxima sexta-feira (24/07), das 10 horas às 12 horas 30 min no Teatro Zezé Macedo, palestras sobre SEBRAETEC e Tecnologia e Inovação do SENAI sob medida para sua empresa. O evento é gratuito e os interessados devem confirmar a presença através do telefone 0800 0231 231 ou 4002 0231, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) participaram de uma capacitação para realizar as eleições do Conselho Tutelar, que deve acontecer no início de outubro. A capacitação foi realizada na Secretaria de Direitos Humanos (SDH), em Brasília, no fim do mês passado.

A conselheira do CMDCA, Ruth Correia, destacou a importância da capacitação e disse que houveram algumas alterações nas regras da realização das eleições do Conselho Tutelar. “Antes os eleitores podiam votar em até cinco candidatos, agora o voto é único”, acrescentou.

Silva Jardim e Niterói, na região metropolitana, foram as únicas cidades do estado que foram representadas. Ao todo, 100 municípios de todo o país participaram do encontro. Entre os presentes, esteve o presidente do CMDCA de Silva Jardim, Leandro Moraes Amorim, e ainda o ministro-chefe da SDH, Gilberto José Spier Vargas, conhecido como Pepe Vargas.

 

(Fotos: CMDCA/Arquivo)

 

O Prefeito Anderson Alexandre se reuniu na tarde do último dia 24 de março, em seu gabinete, com a equipe da Secretaria de Planejamento para apresentar o novo gestor da pasta que será o Ex-Prefeito de Silva Jardim Antônio Carlos Lacerda.

Com o desafio de dar continuidade aos trabalhos realizados pelo secretário Matheus Neto, o Ex-Prefeito Lacerda assume uma das pastas mais importantes do Governo Municipal visando dar maior dinamismo e uma comunicação ainda mais efetiva entre as esferas Estaduais e Federais.

A escolha de Lacerda para assumir a pasta de Planejamento, de acordo com o Prefeito Anderson Alexandre, deu-se pela ampla experiência do Ex-Prefeito na administração pública da cidade e pela facilidade do mesmo de fazer o intermédio com os Governos Estadual e Federal, comunicação esta que é de fundamental importância para obtenção de recursos para o município.

O Ex-Prefeito Lacerda disse que está chegando ao governo para somar e contribuir com a boa gestão que o Prefeito Anderson Alexandre está fazendo em Silva Jardim, disse que os benefícios de uma administração são percebidos de forma sutil no início de qualquer governo, mas com o tempo a população começará a ver as melhorias na cidade. Disse que o Prefeito pode contar com ele e que estará junto para oferecer uma qualidade de vida melhor para a população de Silva Jardim.

Matheus Neto que deixará a pasta de Planejamento visando o pleito deste ano, disse que Lacerda terá ao seu lado uma equipe técnica brilhante que tem contribuído muito para o desenvolvimento da cidade, e sabe que com a chegada do Ex-Prefeito tem tudo para avançar ainda mais os projetos de desenvolvimento da cidade.

As mudanças que ocorreram no comando das secretarias no início deste ano, de acordo com o Prefeito Anderson Alexandre, foram mudanças necessárias para que a máquina pública pudesse caminhar de forma alinhada com os objetivos do Governo Municipal. Disse que se tiver que mudar mais secretários o fará, pois o compromisso dele é com o povo de Silva Jardim. Informou que além da mudança na pasta de Planejamento, foi mudado também o Secretário de Turismo onde saiu Marquinho Caranga, que passou a estar Subsecretário de Governo e assumiu o Turismólogo Felipe Rocha e na Secretaria de Administração a então Secretária Sheila Moreth saiu e o Subsecretário Glauco Moraes assumiu interinamente.

Participaram ainda da reunião de apresentação do novo Secretário de Planejamento o Vice-Prefeito Tião Rocha, o Secretário de Governo Mansuel Mansur, o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca Fábio Sardenberg e o Vereador Miel da BIOVERT.

            A compra de ônibus para as linhas municipais, assim como a entrega, em breve, da nova rodoviária de Silva Jardim, foram algumas das medidas apontadas pelo vice-prefeito, Tião Rocha, para a melhoria do comércio na cidade, na primeira assembleia geral da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril do Município (Aciasj), no último dia 24/10. “Além disso, estamos fazendo um esforço em relação às mudanças necessárias nas obras executadas pelo governo passado no Centro, as quais reconhecemos que também prejudicaram muito o movimento no comércio”, explicou Tião, acrescentando que os negociantes podem contar com todo o apoio do Poder Público. A reunião, no Centro de Vocação Tecnológica (CVT) da Faetec, foi convocada pela diretoria da Aciasj para fazer uma “prestação de contas”das realizações nos primeiros cinco meses da nova gestão, empossada no último dia 29/04. Foi levantada, inclusive, a possibilidade de se conceder anistia aos associados inadimplentes a fim de trazê-los de volta às atividades da instituição.

            – Temos mesmo interesse de ver o comércio crescendo e recebendo pessoas de fora para comprarem aqui também – disse Tião, informando que a compra dos 10 ônibus já foi licitada e eles devem estar circulando até o final do ano para incrementarem ainda mais as vendas no comércio com a vinda e circulação de pessoas dos vários distritos e localidades de Silva Jardim. Isto, em vez de irem para outras cidades como Rio Bonito e Casimiro de Abreu, por exemplo.

            A assembleia foi comandada pelo presidente da Aciasj, José Eduardo Lourenço Bastos (Trijota.com Informática), que convocou os respectivos diretores de áreas para falarem sobre seus projetos e realizações até o momento. Primeira a falar, a 1ª Secretária, Maria José (Zezé Festas), por exemplo, expôs sobre as dificuldades em se pagar a documentação para regularizar a entidade e do que foi feito a fim de levantar recursos com esse objetivo. O 2º Secretário, Luiz Alberto (Elisa Aquino Contabilidade), por sua vez, explicou a respeito do registro das atas para a regularização, o que, segundo ele, só foi possível recentemente. E só a partir de então a nova administração poderá desenvolver plenamente o seu trabalho, inclusive com o devido movimento bancário.

            A diretora de Assuntos com o Governo, Elaine Ribeiro (Loja 40 Graus Modas), informou que a primeira atitude do seu setor foi solicitar uma reunião com a secretaria municipal de Ordem Pública a fim de falarem sobre a questão dos ambulantes não legalizados, principalmente de outras cidades, que vendem suas mercadorias em Silva Jardim. Disse que também levou uma pauta de assuntos dos associados para o primeiro encontro que teve com o Governo como o que é preciso para vender para a Administração Municipal, a questão da volta do transporte municipal, a licença ambiental, a Guarda Municipal, a Zona Especial de Negócios (ZEN), o parque de exposições e a decoração de Natal. O vice-prefeito aproveitou para explicar que já estão sendo preparados novos componentes para a Guarda Municipal, e reforçou a informação sobre a aquisição dos ônibus para as linhas municipais.

            André Lopes (Ander Car), diretor de Cursos, Palestras e Eventos, esclareceu sobre as parcerias em geral que estão sendo feitas nesta área, a exemplo da com o Balcão Sebrae/RJ, através das quais já conseguiram dois cursos, e que estão abertos à sugestões. O diretor de Propaganda e Marketing, Ivan Silva, falou sobre a sua missão, assim como da importância da utilização das mídias sociais, como o Facebook, por exemplo, o qual a Aciasj já está utilizando. Disse também que já está sendo elaborado o site da instituição a fim de que os associados e toda a sociedade possam ver o que vem sendo feito. Chamou a atenção, ainda, para os malefícios que podem ser causados por propagandas mal feitas através dos chamados “veículos de som” que circulam na cidade.

            O diretor de Assuntos Econômicos, Carlos Eduardo de Moura (materiais de construção Educas), falou sobre a atualização cadastral dos associados e a captação de recursos, assim como na necessidade de trazerem os associados inadimplentes de volta. Ele também detalhou as condições em que deve ser proposta a anistia. “Os inadimplentes são 30 dos 115 associados, os quais queremos trazer de volta não só pelo pagamento das mensalidades como também da participação deles na entidade”, explicou Eduardo, acrescentando que a ideia é que eles paguem uma taxa simbólica e voltem a contribuir e participar normalmente das reuniões. O presidente da entidade aproveitou, ainda, para apresentar um relatório sobre a sua participação na comitiva que fez uma visita técnica de Turismo ao município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, juntamente com o prefeito Anderson Alexandre e o vice, Tião Rocha. “Fiquei apaixonado por ver as coisas funcionarem tão bem como funcionam lá”, garantiu José Eduardo.

            A reunião contou ainda com a participação do representante do Balcão Sebrae/RB, Ronald da Silva Silveira, que reafirmou a importância das parcerias entre o órgão e a Aciasj. Presença, também, da co-gestora do CVT, professora Claudiane, que colocou o espaço à disposição da Aciasj e aproveitou para apresentar as ações da escola técnica. Participaram, além disso, representantes das empresas Bazar Eletroshow, Senna Decorações, Bompreço Tintas, Nel Art Produções e Casa & Vidro, entre outras.

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