Representantes da distribuidora de energia elétrica Enel, promoveram um encontro com moradores de Silva Jardim e integrantes da Prefeitura. O objetivo foi esclarecer dúvidas relacionadas aos cuidados que as pessoas devem ter com a rede elétrica. A reunião aconteceu na última quinta-feira (12), no Teatro Zezé Macedo, no Centro de Silva Jardim.

Segundo a Enel, a iniciativa foi motivada depois que o motorista de um caminhão morreu eletrocutado ao encostar o veículo na rede elétrica. O acidente aconteceu no último dia 4 de junho, no bairro Varginha, e teve grande repercussão na imprensa local.

Durante a reunião, foi apresentada uma palestra com uma série de imagens e vídeo informativo sobre o assunto. “Em caso de acidente, quando há contato direto de fios da rede elétrica com o veículo, o indicado é permanecer dentro do automóvel, e só sair se houver risco iminente de incêndio [vídeo mostra forma correta de sair do veículo [https://www.youtube.com/watch?v=fLVzvMTgGDY&t=195s]”, afirma o técnico em segurança do trabalho da companhia, Josias Jesus.

Em caso de choque, o técnico afirma que o correto é não tocar na vítima, nem se aproximar dos fios caídos ou objetos em contato com eles, como cercas metálicas, portões de ferro ou varais de roupa. “Para interromper o contato da vítima com a corrente elétrica, utilize material não condutor seco (pedaço de madeira, corda ou borracha). Nunca use objeto metálico e evite materiais molhados, como uma toalha úmida”, destaca Jesus.

Após a palestra, os espectadores puderam tirar dúvidas e fazer questionamentos aos representantes da distribuidora. A Enel informou que a intenção é levar a palestra às escolas e outras cidades da região dos lagos.