^ Back to Top

A obra de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Fazenda Brasil, em Silva Jardim, está em fase de acabamento. A Planseg, empresa responsável pela execução da obra, informou que o próximo passo é a colocação de pisos e azulejos. A Planseg disse ainda que todo o trabalho da parte elétrica, encanamentos, e rede de esgoto, já foi concluído.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, a obra custou R$ 497 mil e faz parte de um convênio com o Ministério da Saúde. “Fazenda Brasil já tinha um posto de saúde, mas não era adequado ao novo modelo, conforme estabelece o Ministério da Saúde”, disse a secretária de Saúde e Assistência Social, Tereza Fernandes.

 

A obra teve início em abril do ano passado. A cidade de Silva Jardim conta com 16 UBSs, sendo que a maior parte das unidades passaram por reforma e ampliação nos últimos anos. As localidades de Cambucaes e Biquinha, que não possuíam postos de saúde, receberam novas unidades em 2016.

Leia mais:Obra do Posto de Saúde de Fazenda Brasil está em fase de Acabamento


A Prefeitura de Silva Jardim está agilizando o processo para regularizar o fornecimento de iluminação pública da cidade. No último dia 21 de fevereiro, representantes das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), Fazenda, Gabinete e setor de Licitação, participaram de uma reunião para tratar do assunto.

Segundo a SMOSP, a repartição pública está produzindo a planilha de serviços regida pelo código da Empresa de Obras Públicas (Emop), que vai dar base à empresa que vencer a licitação para prestar os serviços de iluminação pública.

O secretário da SMOSP, Vivaldo Magalhães, acredita que dentro de 30 dias será aberta a licitação para que as empresas interessadas apresentem suas propostas. Enquanto isso, o secretário pede a compreensão dos moradores, até que tudo seja solucionado.

 

“Estamos cientes dos problemas e pedimos a compreensão dos moradores até que tudo seja regularizado, e a empresa contratada comece a executar os serviços”, disse Vivaldo Magalhães.

Leia mais:Prefeitura agiliza Processo para Regularizar Iluminação Pública

Foi iniciada no dia 03/01/17 a obra de implantação do sistema de coleta de esgoto, na Rua Geraldo Gerônimo da Silva, no bairro Nova Silva Jardim. Ao todo, será feita a implantação de 4.795 metros de coletores de esgoto, que vão atender a cerca de 370 residências do bairro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, os moradores têm que aderir ao sistema, que não terá nenhum custo financeiro. A secretaria informou ainda que, as residências que não fizerem as ligações ao sistema até o fim das obras, terão que pagar pelo serviço posteriormente à Concessionária “Águas de Juturnaíba”, responsável pela execução do trabalho.

O morador Nedir Heringer Schumaker acredita que a implantação do sistema é um benefício para o bairro. “Vai melhorar muito! É um sonho que está sendo realizado, e eu fico muito feliz da minha rua ser a primeira a receber a obra”, relatou o aposentado de 62 anos.

Durante a manhã, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Vivaldo Magalhães, e sua equipe, estiveram no local das obras para acompanharem o início dos trabalhos. O vereador Roni Alexandre também esteve presente.

Segundo a concessionária, a previsão é que que as obras sejam concluídas em seis meses.

 

(Fotos: Ascom / Silva Jardim)

Leia mais:Nova Silva Jardim vai receber 4,7 mil metros de sistema de coleta de esgoto

O bairro de Aldeia Velha tem recebido melhorias da Prefeitura com limpeza de entulhos e roçada de vias públicas. As melhorias são resultado de reivindicações da Associação de Moradores de Aldeia Velha junto a Prefeitura, acertadas em reunião no início do mês entre o prefeito Anderson Alexandre e a presidente da Associação Vaiga Rodrigues.

O Secretário Municipal de Obras, o engenheiro Luis Marcos Gomes de Oliveira, comentou os trabalhos que estão sendo realizados no município. “Estamos realizando no município trabalhos de limpeza de entulhos, capina, roçadas e melhoria das vias não pavimentadas. Pedimos a compreensão da população pois não temos como atender de forma imediata todos os bairros, mas terminando os trabalhos num, passamos para outro, e assim conseguiremos estar presentes em todos os bairros”, disse o secretário.

 

Além de Aldeia Velha a Secretaria Municipal de Obras realizou trabalhos de melhorias e manutenção nos bairros de Nova Silva Jardim, Caju e Imbaú e os próximos bairros serão Varginha e Cesário Alvim.

Leia mais:Aldeia Velha recebe melhorias da Prefeitura

 

O Prefeito Anderson Alexandre se reuniu no dia 18/4 com os engenheiros Amaury Viana e Marcílio Costa da Concessionária Autopista Fluminense e conseguiu viabilizar duas passarelas para os bairros Lucilândia e Boqueirão, a reunião aconteceu na sede do setor de obras da empresa no município de Casimiro de Abreu/RJ.

As passarelas de acordo com Amaury Viana serão instaladas entre os quilômetros 237 e 238. “O projeto para instalação das duas passarelas em Lucilândia e de outras três no trecho da BR 101 de Silva Jardim já estão em fase final de aprovação”, disse o engenheiro.

Além das passarelas o prefeito cobrou um posicionamento da Autopista em relação aos acessos no Caxito e Varginha. “Preciso que vocês nos ajudem nesta questão pois existe vários moradores nestas localidades que precisam de acesso tanto no Caxito quanto na Varginha”, disse Anderson Alexandre.

O chefe do executivo pediu ainda que a empresa tente viabilizar a pavimentação da entrada de Lucilândia em frente ao CEIM Adail Maria Tinoco. “Temos escola, creche e posto de saúde, ali naquele trecho, e o acesso que foi danificado por causa das obras de duplicação da BR precisam ser melhorados com pavimentação”, cobrou o prefeito.

 

O engenheiro Amaury Viana informou que irá apresentar as demandas aos diretores da empresa para viabilidade ou não dos pedidos. Participaram da reunião o Secretário Municipal de Obras, Luiz Marcos, além de representantes da Procuradoria e do Gabinete Civil.

Leia mais:Prefeitura consegue viabilizar duas passarelas para Lucilândia e Boqueirão

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000