^ Back to Top


Com o intuito de minimizar os efeitos de alagamentos na estrada de Aldeia Velha no período de chuvas, a Prefeitura, através da Secretaria de Obras em parceria com as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Transporte além do apoio de moradores de Aldeia, realizou aproximadamente 4.000 metros de limpeza de valões na localidade.

O secretário municipal de Obras, Vivaldo Magalhães, esteve em Aldeia Velha na última sexta-feira (27.10) para fazer uma avaliação dos serviços que foram realizados e falou da importância da limpeza. “Desde 2004 que este serviço de limpeza não acontecia em Aldeia e após pedido do Prefeito Anderson Alexandre a secretaria de obras junto ao apoio de Fabinho da Agricultura, Helan do Meio Ambiente, Alex do Transporte além do apoio de moradores da localidade em especial o apoio de Nael, conseguimos realizar aproximadamente 4.000 metros de limpeza dos pontos críticos de valões em Aldeia Velha”, disse Vivaldo.

A estrada de Aldeia Velha tem uma extensão aproximada de 8.000 metros, o que requer uma atenção especial nos períodos chuvosos e quando há um grande volume de chuva a estrada costuma inundar o que a deixa intransitável. “É bom frisar que a limpeza não resolverá o problema, mas amenizará os seus efeitos, acreditamos que com os serviços que realizamos aqui, o tempo de escoamento da água em épocas de chuva, que chegava a 2 dias, agora será de aproximadamente 3 horas. Continuaremos trabalhando na limpeza de valões de alguns pontos em Aldeia”, concluiu o Secretário de Obras.

 

Os serviços foram executados utilizando uma escavadeira da prefeitura. Além do serviço de limpeza a Secretaria de Obras também colocou manilhas novas em alguns pontos e realizou a substituição das lâmpadas do super poste na entrada de Aldeia e do Pórtico.

Leia mais:Prefeitura realiza Limpeza de 4.000 Metros de Valões em Aldeia Velha


Diversos trechos da estrada que leva ao Centro do distrito de Bananeiras, em Silva Jardim, receberam fresagem de pavimentos, para melhorar as condições da via e, consequentemente, evitar lama durante o período de chuvas. O material foi cedido pela Autopista Fluminense, através de uma solicitação da Prefeitura. Um fazendeiro da localidade disponibilizou máquina e caminhão para transportar o material e espalhar na estrada de terra.

O trabalho foi concluído na última sexta-feira (6) e, no fim da tarde, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), Vivaldo Magalhães, esteve no local, acompanhado pelo vereador Webster dos Santos Barcellos, o Binho da Agricultura, além do Henrique Gouveia, filho do fazendeiro Fernando Gouveia, dono de uma propriedade no distrito.

 

Além de Bananeiras, as localidades de Imbaú, Nova Silva Jardim e Caxito também receberam o material para melhoria das estradas vicinais, ainda de acordo com a SMOSP.

Leia mais:Bananeiras recebe material Fresado para melhoria das Estradas

Já foram substituídos por lâmpadas de LED, os pontos de iluminação pública das principais ruas do Centro de Silva Jardim. O novo sistema, inaugurado na semana passada, faz parte do “Projeto Mais Luz”, que vai gerar uma economia de até 80% na conta de energia elétrica do município.

O prefeito da cidade, Anderson Alexandre, acompanhou o trabalho da equipe da Compillar, responsável pela execução do projeto. Ao lado deum supervisor da empresa, durante a inspeção no último sábado (22), o chefe do poder executivo agradeceu a paciência da população.

“Aproveito a oportunidade para agradecer a paciência da população nos últimos meses, em relação aos problemas que tivemos com iluminação pública. Toda vez que via algum poste apagado ficava chateado e cobrava uma solução o quanto antes da equipe de governo”, afirmou o prefeito.

Anderson acrescentou que só depois da recuperação dos royalties conseguiu concluir o processo de licitação. “Teremos um serviço de iluminação pública moderno com lâmpadas de LED, que atenderá a todos os bairros, dando maior segurança à nossa população e economia aos cofres públicos”, disse.

 

A apresentação do projeto aconteceu na última quarta-feira (19), e reuniu cerca de 60 pessoas na Câmara Municipal. O evento teve a participação do prefeito, secretários municipais, vereadores, e um representante da Compillar. A troca de lâmpadas danificadas pode ser solicitada pelo telefone (21) 3703-9747. O contato por ser feito ainda pelo site: www.silvajardim.rj.gov.br.

Leia mais:Prefeitura Realiza Trabalho de Melhoria da Iluminação Pública

Atendendo a uma solicitação do município de Silva Jardim, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), executou uma ação de pintura das faixas de sinalização horizontal da principal via de acesso à localidade de Imbaú. O trabalho teve duração de algumas horas e foi feito no último domingo (23).

O vereador Fifico Valviesse, autor do requerimento, afirmou que frequentemente a população local cobrava soluções para os problemas relacionados as condições da sinalização da pista. O representante do poder legislativo disse ainda que a melhoria vai trazer mais segurança para os motoristas e as pessoas que precisam utilizar a rodovia.

“Os moradores dizem que a última pintura da sinalização horizontal havia sido feita há mais de 15 anos. É um trabalho aparentemente simples, mas que traz muito mais segurança para os motoristas e as pessoas que necessitam usar a via, sobretudo as crianças do transporte escolar”, acrescentou o vereador.

 

Fifico lembrou ainda que o objetivo é tentar conseguir realizar o trabalho em outras vias do município, que estejam precisando de melhorias na sinalização.

Leia mais:Rodovia de Acesso a Imbaú recebe melhorias na Sinalização

O projeto “Mais Luz – Silva Jardim” que foi lançado na última quarta-feira (19), na Câmara de Vereadores, pelo Prefeito Anderson Alexandre atenderá a todos os bairros do município. O projeto modernizará o atendimento a população nos serviços de iluminação pública, onde a população a partir de hoje (20) poderá solicitar o serviço de substituição de lâmpadas danificadas através do telefone (21) 3703 9747, ou através do site da prefeitura www.silvajardim.rj.gov.br.

Aproveito a oportunidade para agradecer a paciência da população nos últimos meses em relação aos problemas que tivemos com iluminação pública. Toda vez que via algum poste apagado ficava chateado e cobrava uma solução o quanto antes da equipe de governo, que devido à morosidade para realização da licitação, além de outros problemas alheios a administração municipal só agora concluímos o processo e teremos um serviço de iluminação pública moderno com lâmpadas de led que atenderá a todos os bairros, dando maior segurança a nossa população e economia aos cofres públicos”, disse o Prefeito Anderson Alexandre.

O representante da nova empresa prestadora dos serviços de iluminação pública, Paulo Roberto de Souza Cruz, falou um pouco sobre os serviços que serão realizados em Silva Jardim. “Acreditamos que no prazo de até 90 dias resolveremos todos os problemas de lâmpadas danificadas na cidade, esta é nossa prioridade. Silva Jardim possui 2.755 pontos de iluminação pública e a nossa previsão é de que em até 36 meses todos os pontos sejam substituídos por lâmpadas de leds, mais econômicas e de acordo com os preceitos de políticas ambientais. Atualmente o município consome mais de 475.300 watts com iluminação pública e acreditamos que em 3 anos esse número caia para pouco mais de 99.500 watts, uma redução de 80%”, disse Paulo Roberto.

A cerimônia de lançamento do projeto “Mais Luz – Silva Jardim” contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas, dentre elas a Vice-Prefeita Maria Dalva (Cilene), o Presidente da Câmara Roni Alexandre, a Primeira Dama e Secretária de Gabinete Civil Viviany Alexandre, além da presença dos vereadores Adão Firmino, Zil do Caxito, Fifico Valviesse e Miel da Biovert, do ex-prefeito de Silva Jardim Antônio Carlos Lacerda, além de diversos secretários municipais e representantes da comunidade.

 

(21/07/2017)

Leia mais:Novo sistema de iluminação pública atenderá a todos os bairros de Silva Jardim

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000