Silva Jardim comemora o ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’, na Praça Amaral Peixoto

Recolhimento de lixo eletrônico, brincadeiras com uma palhaça, exibição de vídeos alusivos à data, distribuição de lanches, orientações sobre a preservação das águas e exposição de produtos orgânicos marcaram as comemorações pelo “Dia Mundial do Meio Ambiente” que acontecem hoje (03/06) na Praça Amaral Peixoto, em Silva Jardim. O evento, realizado pela Secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma), contou com a participação do prefeito em exercício, Tião Rocha, do secretário da Pasta, Helan Abreu Cardozo, e do Secretário de Turismo, Ronalt Santiago, entre outros. Assim como estudantes das redes municipal e estadual de ensino, além de público em geral.

Embora comemorado hoje no Município, o “Dia Mundial do Meio Ambiente” é no próximo dia 05/06 (domingo). As brincadeiras com as crianças foram comandadas pela palhaça “Dinha”, que, além de contar historinhas sobre o tema, incentivou-as a declamar poesias a respeito do assunto.

Também foi mostrado um vídeo com os principais programas e ações desenvolvidas pela Semma, como a revitalização do Parque Municipal da Biquinha, o Programa “De Olho no Óleo”, que recolhe óleo vegetal usado das residências e restaurantes; a manutenção de praças e jardins; o Plano Municipal de Saneamento Básico, o monitoramento das águas dos mananciais.

E ainda: a aquisição de um medidor sonoro para analisar a poluição sonora, e de um barco para a fiscalização na Lagoa de Juturnaíba; o paisagismo do canteiro central da Rua Luiz Gomes próximo à rodoviária municipal; o desenvolvimento e implantação do Código Ambiental e a colocação de lixeiras nos postes do Centro da cidade, entre outros.

E foram mostrados projetos em desenvolvimento pelo Município em benefício do meio ambiente como a lei de pagamento a quem presta serviços ambientais (RPPNs, por exemplo), a remediação do antigo lixão (vazadouro de lixo) e a Escola a Bordo, que pretende levar estudantes a conhecer os rios da cidade.

Contou ainda com um estande da empresa “Oceanus”, laboratório de análise bioquímica que presta assessoria ao Município no monitoramento dos rios e da Lagoa de Juturnaíba com o controle bimestral dos mesmos. Teve ainda, um estande da fazenda “Recanto Preservar”, com mostra de mudas de espécies e de produtos orgânicos como banana, laranja, aipim, caqui, batata doce e maracujá, entre outros. Um representante da Semma orienta sobre como plantar sementes e produzir mudas nativas.

A proprietária da Recanto Preservar, Rose Guedes, expôs também um painel de fotos onde mostra o replantio de mudas nativas da mata atlântica promovido às margens do trecho do Rio São João que corta a sua propriedade junto à rodovia BR-101. Parte do trabalho foi feito com o apoio e participação da Secretaria municipal de Meio Ambiente.