Começaram na semana passada as ações do programa “Córregos da Minha Infância”, uma iniciativa que tem como objetivo recuperar rios degradados de Silva Jardim. A ação, que teve início no córrego que corta o bairro Romanópolis, está possibilitando uma nova aparência para a localidade.

O trabalho prevê a plantação de gramas e mudas de espécies nativas às margens do córrego. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente (Semma), Helan Abreu Cardozo, o programa prevê ainda a distribuição de 100 conjuntos de filtros e fossas sépticas para os moradores do município.

Essa distribuição será feita às residências que fazem o lançamento indevido do esgoto nos valões. A equipe da Semma também já está fazendo o trabalho de conscientização desses moradores e alertando sobre as consequências do lançamento do esgoto nos rios”, relatou Helan.

Além do córrego que corta o bairro Romanópolis, o programa também será executado em outros riachos do município, como o rio Amazonas, na localidade de Fazenda Brasil.

Paralelamente a isso, estamos fazendo o monitoramento da qualidade da água, através de um laboratório especializado. Isso nos dá a possibilidade de acompanhar os resultados efetivos do programa”, finalizou o secretário municipal de Meio Ambiente.

(Foto: Divulgação / Semma; Reportagem: Lucas Madureira)