A Prefeitura de Silva Jardim, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), está realizando um trabalho de limpeza do rio conhecido como Valão da Caixa. O objetivo é remover galhos, lixos e a vegetação aquática, para aumentar o escoamento da água e evitar possíveis transbordamentos durante o período de chuvas fortes.

O trabalho começou na última segunda-feira (21) e deve durar cerca de duas semanas. De acordo com a Semma, nos primeiros três dias de limpeza foram removidos mais de seis caminhões de lixo, sendo uma grande parte, garrafas pets. Uma pequena embarcação está sendo utilizada na limpeza, que será feita em toda a extensão do valão (cerca de dois quilômetros).

O secretário municipal de Semma, Helan Abreu Cardozo, disse que o Valão da Caixa é o mais importante afluente do Rio Capivari. Ele afirmou que a repartição pública avalia instalar no local uma estrutura flutuante, chamada de “Ecobarreira”, para impedir a passagem dos resíduos flutuantes.

“Entendemos que os recursos ambientais pertencem à coletividade e sua gestão deve também ocorrer de forma compartilhada! Nossa responsabilidade é compartilhada! Convocamos toda a população a promover uma boa gestão de seus resíduos, contando sempre com o apoio do poder público para evitarmos efeitos ambientais adversos", acrescentou Helan.