A Secretaria Municipal de Meio Ambiente divulgou recentemente um balanço das ações executadas pela pasta durante todo o ano de 2017. Alguns dos pontos destacados foram o pedido feito a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (AGENERSA) para redução do nível de operação da Barragem de Juturnaíba visando minimizar os impactos referente a inundações e alagamentos. Aplicação de multa de R$ 200 mil por poda sem licença da ENEL e implantação do Plano Municipal de Mata Atlântica.

Outras ações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente foram a conquista de vaga como membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI), participação de curso de capacitação da Universidade do Ambiente/ SEA-RJ em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, realização de operação em conjunto com o Comando de Polícia Ambiental (CEPAM) visando coibir desmatamentos, ocupações irregulares no município e apreensão de rede de mais de 2.000 metros em Juturnaíba usada para pesca predatória e participação na Wast Expo Brasil importante Feira Internacional de Resíduos Sólidos.

Todas as ações tiveram como objetivo aprimorar o conhecimento dos atores envolvidos na proteção ambiental de Silva Jardim bem como a conscientização ambiental da população.