O município de Silva Jardim foi beneficiado com o projeto “Cidades Digitais”, que vai integrar 21 órgãos públicos da cidade através de uma rede de fibras ópticas subterrânea. O município está entre as cidades que se candidataram por meio de uma chamada pública e tiveram seus projetos aprovados.

O objetivo da iniciativa é oferecer maior acesso das comunidades à internet, através da modernização da gestão das cidadescom a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos, de aplicativos de gestão pública, capacitação de servidores, disponibilização de espaços de acesso público e gratuito à internet para a população.

O gerente de projeto da Ziva, empresa responsável pela execução das obras, informou que a instalação dos dutos subterrâneos será feita através de métodos não destrutivos. “Nós usamos uma máquina popularmente conhecida como tatuzinho. Esse equipamento perfura o solo sem trazer nenhum tipo de danos à pavimentação”, explicou Alexandre Damasceno.

As obras vão acontecer no perímetro urbano do município e a previsão de início é para a primeira semana de fevereiro de 2017. De acordo com a Ziva, os trabalhos devem ser concluídos em 60 dias. O encontro contou com a presença da vice-prefeita Cilene, o secretário municipal de Planejamento, Antônio Carlos Lacerda, além do assessor jurídico, Paulo Eduardo Santiago, um representante da secretaria municipal de Obras e do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI).

(Fotos: Ascom / Silva Jardim)