A vice-prefeita de Silva Jardim, Maria Dalva Silva do Nascimento, a Cilene, recebeu na quarta-feira (24.01.18), o desembargador José Muiños Piñeiro Filho e o cineasta Milton Alencar Jr., que está rodando um filme na cidade desde o início desta semana. O longa-metragem é baseado numa história real em que o desembargador foi um dos promotores de Justiça do caso, na época.

O filme relembra a chacina de Vigário Geral, que deixou 21 mortos na zona norte do Rio, e este ano completa 25 anos. Durante sua visita à cidade, o desembargador relatou que cinco anos após o ocorrido foi feito um evento na Praça Catolé do Rocha, em Vigário Geral, onde familiares e sobreviventes da chacina prestaram homenagens às vítimas.

Eu agora retorno à reprodução desse momento. E ao mesmo tempo que eu vejo como um ato importante que é o resgate de uma história triste, mexe com o meu coração porque eu vivi a realidade. Claro, não vivi como vitimado, eu fui uma vítima indireta. Toda a sociedade foi vitimada naquela chacina”, lamentou José Muiños Piñeiro Filho.

Segundo o diretor do filme, a Praça Amaral Peixoto, no Centro de Silva Jardim, foi o lugar escolhido para as gravações de algumas das principais cenas do longa, pela sua semelhança com a Praça Catolé do Rocha, local em que ocorreu a chacina na noite de 29 para 30 de agosto de 1993.

O filme tem nome provisório de “21 – Mão na Cabeça”, e é estrelado pela atriz Prisma da Matta, com participação do ator André Gonçalves, que interpreta o desembargador. As gravações na cidade devem seguir até o próximo sábado (27). O longa deve ser lançado até o fim deste ano.

Também participaram da reunião com a vice-prefeita, a produtora executiva Bruna Pozzebon, além do ativista cultural Jocenildo Andrade, que está colaborando com a produção do filme na cidade.

PRAÇA VAI SER REVITALIZADA

Considerada um dos principais cartões postais de Silva Jardim, a Praça Amaral Peixoto vai passar por uma obra de revitalização nos próximos meses. O projeto de reforma deve custar cerca de R$ 500 mil e será custeado através de um convênio da Prefeitura de Silva Jardim com o governo federal.