Representantes de Silva Jardim participaram do seminário "Incentivo a investimentos em campos maduros", para discutir alternativas para o aumento da produção de petróleo em campos cuja produção já se encontra na fase de declínio. O evento foi promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e aconteceu no auditório da Firjan, no Rio.

Durante a sua apresentação, o diretor geral da ANP, Décio Oddone, destacou as medidas que estão sendo tomadas para destravar o setor de petróleo e gás. Segundo ele, as rodadas de licitações previstas para os próximos anos irão gerar resultados a médio e longo prazos.

Décio disse ainda que, por esse motivo estão sendo adotadas ações para destravar investimentos no curto prazo, como a proposta de resolução da ANP para a redução da alíquota de royalties sobre a produção incremental.

Em reportagem publicada no site da ANP, o diretor geral da agência frisa a importância da recuperação dos poços da bacia de Campos. "No Brasil, a média de recuperação dos campos maduros é de 24%. No resto do mundo é de 35. Se conseguirmos aumentar de 24 para 30% o fator de recuperação da Bacia de Campos, vamos ter R$ 70 bilhões a mais em royalties", afirmou.

O secretário de Fazenda de Silva Jardim, Leandro Antunes, e o coordenador de Indústria e Comércio, Lanes Maravilha, participaram do evento, realizado na última terça-feira (19). O seminário teve ainda a presença de representantes de outros municípios do estado.