Foi lançado no dia 12 de novembro, no Teatro Zezé Macedo, pela Prefeita Cilene; o presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA), Luiz Velloso e a coordenadora regional do SEBRAE, Ana Cláudia, o “Alvará ON-LINE” de Silva Jardim que tem como objetivo facilitar e agilizar a abertura de empresas no município.

O “Alvará on-line” tem como objetivo reduzir o tempo de retirada de alvará de funcionamento em até 48 horas, o que facilitará a criação de novas empresas na cidade gerando oportunidade de emprego e renda para a população.

O tempo entre o recebimento e a autenticação com o deferimento de todos os atos da empresa, com a implantação do alvará on-line, levam em média, 48 horas em mais de 85% dos casos, e a autenticação dos livros com o sistema leva em torno de 48 horas em 80% dos casos. Temos ampliado a implementação deste sistema em diversas cidades fluminenses e os resultados que estamos obtendo são fantásticos, por exemplo, em 2016 foram abertas 42.000 empresas aproximadamente no estado, e neste ano, até o início do mês de novembro abrimos quase 60 mil empresas somente em 2018. O alvará on-line facilita a abertura de empresas nas cidades pois desburocratiza s máquina pública. No estado há 1,25 milhão de microempreendedores individuais (MEI), deste total, 1.378 são de Silva Jardim, temos uma grande margem para crescimento deste número. Desde 2016 estamos trabalhando para ampliar o Sistema de Registro Integrado (REGIN) nos municípios fluminenses, onde em 2016 haviam apenas 66 municípios integrados e 26 inoperantes, hoje já possuímos 53 cidades integradas e com alvará, 30 integradas e apenas 9 com o REGIN inoperante. Temos muito trabalho ainda pela frente, mas estamos fazendo o possível para transformar o Estado do RJ num modelo de destaque nacional na desburocratização na hora de abrir novas empresas.” disse Luiz Vellozo, presidente da JUCERJA.

A prefeita Cilene destacou o objetivo do governo municipal investir em novas alternativas como a facilitação de abertura de empresas, para diminuir a dependência dos royalties do petróleo. “O lançamento do alvará on-line foi o primeiro passo para a nossa política de facilitação de abertura de empresas em Silva Jardim, além de outras medidas que pretendemos adotar para reduzir a dependência que o município possui hoje, das receitas provenientes do royalties do petróleo. Continuaremos dialogando com o SEBRAE para implementar outras medidas em vários setores da economia local para alavancarmos a geração de emprego e renda em Silva Jardim.” destacou a prefeita.

A JUCERJA acompanhada da Prefeitura realizaram a entrega simbólica do primeiro alvará realizado 100% on-line a uma empresa do município. A Junta também entregou para a Prefeitura o documento “Painel Municipal – Informações Estratégicas de Silva Jardim” e o certificado de adesão ao Sistema de Registro Integrado (REGIN) para emissão de alvará eletrônico.

Os empreendedores interessados em abrir sua empresa em Silva Jardim já podem acessar o site da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA) e realizar o seu cadastro seguindo o passo-a-passo (http://www.jucerja.rj.gov.br/tax.j…/viabilidadeopcaov32.aspx). Participaram ainda do lançamento os secretários municipais de fazenda, Leandro Antunes; de segurança pública, Denis Pessanha; saúde, Tereza Fernandes; o coordenador da defesa civil, Ronilson Santos; além de diversos funcionários das secretarias de fazenda, turismo, administração, defesa civil, e vigilância sanitária.

(17/11/2018)