As receitas de impostos e transferências do Estado e União, tiveram queda histórica no município em 2018. Nos últimos 5 anos Silva Jardim tem arrecadado em média R$ 10,7 milhões por mês, a exceção a regra, foram as receitas do ano de 2018, que estão em média 10% menor, ou seja, nos primeiros 9 meses de 2018 o município arrecadou aproximadamente R$ 9,7 milhões, por mês, uma queda de R$ 1 milhão por mês em média. Boa parte desta queda é resultado do bloqueio de mais de 50% das receitas provenientes dos royalties do petróleo.

A queda nas receitas já afetam diretamente os serviços públicos que são ofertados à população como a redução de horários do transporte de tarifa-zero, redução de serviços de limpeza e coleta de lixo, redução do horário de expediente nas repartições públicas.

Estamos passando por um momento muito complicado nas receitas municipais, em que boa parte deste problema é resultado do bloqueio de mais de 50% das receitas dos royalties do petróleo que tivemos no município, este bloqueio não afetou apenas Silva Jardim, cidades como Guapimirim, Magé e Cachoeiras de Macacu passam pelo mesmo problema que o nosso. Medidas para contenção de gastos estão sendo tomadas e peço a compreensão de toda a população neste momento. Serviços de atendimento em saúde e educação não serão afetados, mas podemos realizar outros ajustes orçamentários para continuarmos obedecendo a Lei de Responsabilidade Fiscal.” disse a Prefeita Cilene.

(Silva Jardim, 31 de outubro de 2018)