A gestão municipal de Silva Jardim ficou entre as 23 cidades do estado do Rio de Janeiro com conceito “B” no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), ou seja, com a administração considerada efetiva. O IEGM é um índice que engloba a Rede Nacional de Indicadores Públicos (Rede INDICON), criado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). O índice avalia sete indicadores envolvendo boas práticas nas temáticas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção das cidades e governança da tecnologia da informação.

O IEGM é dividido em cinco níveis (A, B+, B, C+ e C): no nível “A” a administração é considerada altamente efetiva; no nível “B+” as gestões são consideradas muito efetivas; no nível “B” os municípios possuem administrações consideradas efetivas; no nível “C+” as cidades são consideradas com a efetividade em fase de adequação; e no “C” as cidades possuem baixo nível de adequação.

Dos 92 municípiosdo estado do Rio de Janeiro 82 foram avaliados pelo IRB. Nos conceitos “A” e “B+” nenhum município foi enquadrado, no conceito “B” aparecem 23 cidades, já no conceito “C+” 41 cidades foram enquadradas e no nível “C” aparecem 17 municípios.

As 23 cidades fluminenses que ficaram com conceito “B” foram: Areal, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cantagalo, Iguaba Grande, Itatiaia, Macaé, Magé, Niteroi, Parati, Petrópolis, Piraí, Porto Real, Quatis, Quissamã, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá, Teresópolis e Vassouras.