O Ministério dos Esportes (ME), através da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, e a prefeitura de Silva Jardim realizaram nos dias 10, 11 e 12 de abril o Curso de Formação do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). As aulas foram ministradas pela professora da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Sheylazarth Precilliana Ribeiro e contou com a participação de aproximadamente 50 profissionais que trabalharão no programa em Silva Jardim.

No primeiro dia (10) de curso houve a abertura oficial com a presença dos alunos e autoridades do município e a apresentação do projeto pedagógico do convênio firmado no ano de 2015 entre a prefeitura e o ME. Ainda no primeiro dia houve visita aos núcleos e equipamentos de lazer da cidade exposição e debate sobre a realidade local. Na oportunidade a professora Sheylazarth destacou a importância da parceria da prefeitura de Silva Jardim. “Eu acabei de vir de um projeto num município que simplesmente o governante desistiu de realizar o PELC, com isso este município teve que devolver todo o recurso que foi liberado pelo ME. Por isso agradeço a prefeitura de Silva Jardim pelo empenho em realizar o PELC aqui no município, pois no país temos mais de 5.500 cidades e só apenas 154 possuem o projeto e Silva Jardim é uma delas.” disse a professora da UFMG.

Já no segundo dia (11) do curso houve debates sobre políticas sociais, políticas públicas de esportes e lazer e as diretrizes do PELC. Houve também exposição e debate da temática cultura, lazer, barreiras do lazer e esporte além de dinâmicas sobre proposições de oficinas.

No último dia do curso (12), uma palestra sobre o papel dos coordenadores e agentes sociais e suas atribuições norteou os trabalhos da parte da manhã. Foi construída a grade de horários dos núcleos, realizando o planejamento coletivo de ações do convênio e certificação dos participantes do curso.

O PELC tem previsão de atender mais de 500 moradores de Silva Jardim de diversas idades. A cerimônia de abertura do curso contou com a presença do secretário municipal de esporte e lazer Oberlan Cezar Cabral (Tio Belo), o secretário de promoção social Sebastião da Silva Rocha, o secretário de segurança pública Denis Marcelo David, o secretário de agricultura Fábio Sardenberg, o de planejamento Antônio Carlos Lacerda e o de defesa Civil Ronilson Santos Silva, além de representantes da secretaria de gabinete civil e fazenda.