Cerca de 200 alunos se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), nessa quinta-feira (6), em Silva Jardim. A cerimônia foi realizada na quadra de esportes do CEPM Professora Vera Lúcia Pereira Coelho, com entrega de certificados de conclusão aos estudantes do 5° ano do ensino fundamental. O programa é desenvolvido pela Polícia Militar, em parceria com escolas públicas e particulares.

O Proerd atua na prevenção às drogas e é pedagogicamente estruturadoem lições ministradas por PMs. O programa tem a finalidade de transmitir aos estudantes, a importância da valorização a vida e de se manter longe das drogas.

Junto com o certificado de conclusão de curso, a estudante Maria Eduarda Alves da Silva, de 11 anos, recebeu também uma bicicleta, como prêmio de melhor redação. “Durante o curso, aprendi muitas coisas, entre elas, que não devemos nos envolver com as drogas. Além disso, hoje sei da responsabilidade que tenho de ser uma multiplicadora das informações que aprendi nas aulas”, conta.

Em seu discurso, a secretária municipal de Educação, Cultura, Ciências e Tecnologia (Semec-CT), Kátia Passos, frisou a importância da participação dos pais no processo de educação. “Não adianta colocar a criança na escola, e deixar que a escola assuma todo o papel. A importância da família é primordial para o avanço educacional e construção da cidadania de uma criança”, disse a secretária, parabenizando a presença expressiva dos pais no evento.

A formatura teve ainda a presença do secretário municipal de Segurança Pública, Dênis Pessanha, e do secretário municipal de Trabalho, Habitação, e Promoção Social (SMTHPS), Sebastião Rocha. O coordenador de área do Proerd, subtenente Cabral, e a instrutora responsável por ministrar o curso, a subtenente Alciléa, também participaram do evento, além de diretores e professores.