^ Back to Top


O Censo Escolar 2016, do Ministério da Educação, mostrou que Silva Jardim bateu recorde de alunos matriculados na rede municipal de ensino no ano passado com 4.390 matrículas, sendo 3.581 na área urbana e 809 na rural.

Com um aumento de 2,5% nas matrículas realizadas em 2016 em comparação com o ano anterior, o município de Silva Jardim bateu recorde de alunos matriculados na rede municipal. No ano de 2010 haviam 4.270 alunos matriculados, 4.288 matrículas em 2011, em 2012 foram realizadas 4.360, 4.289 matrículas realizadas em 2013, em 2014 foram 4.215 matrículas e no ano de 2015 foram matriculados 4.283 alunos.

Do total de 4.390 alunos matriculados em 2016, 4.269 foram no ensino regular e 121 na educação especial. 1.826 alunos foram matriculados no ensino fundamental nos anos iniciais (41,6%), 1.257 matriculados nos anos finais do ensino fundamental (28,6), na pré-escola houve 628 matrículas (14,4%), 389 alunos foram matriculados em creches (8,8%) e no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) foram matriculados 290 alunos (6,6%).

 

 

 

Leia mais:Rede Municipal de Ensino bate recorde de Alunos Matriculados em 2016

Foi realizada nesta terça-feira (28), a abertura da II Convenção Municipal da Educação de Silva Jardim. A cerimônia aconteceu no CEPM Professora Vera Lúcia Pereira Coelho e a organização estima que 500 pessoas tenham prestigiado o evento, entre professores e monitores escolares. A programação continua nesta quarta-feira (29) e o encerramento está marcado para a próxima sexta-feira (1º), com diversas atividades.

Após a abertura oficial, a professora Fabiana Albino ministrou uma palestra na convenção, que teve como tema “Espaço de Saber: Aprendo com você!”. A iniciativa é um projeto da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciências e Tecnologia (Semec - CT).

O trabalho tem entre suas finalidades, destacar a importância da aprendizagem diária favorecida na troca professor/aluno, além de focar temáticas relacionadas a habilidade de aprender em tudo que se faz.

A abertura da convenção também teve a presença da primeira-dama do município e secretária do Gabinete Civil, Viviany Alexandre, além da secretária da Semec – CT, Kátia Passos, e do secretário municipal de Trabalho, Habitação, e Promoção Social (SMTHPS), Sebastião Rocha.

 

 

Leia mais:Silva Jardim promove II Convenção Municipal da Educação



Aproximadamente 300 pessoas acompanharam a cerimônia de encerramento dos Jogos Estudantis 2017 de Silva Jardim, realizada no Ginásio Poliesportivo Jorge Mendonça. Além das premiações foram realizadas também as competições de dança. Os jogos reuniram centenas de alunos e várias modalidades como futsal, queimado, handebol, atletismo, jogos especiais e dança.

 

O evento contou com a presença da secretária de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia Kátia Passos, além do secretário de Esporte e Lazer Oberlan Cezar (Tio Belo), o secretário de Trabalho, Habitação e Promoção Social Sebastião Rocha e do secretário de Segurança Pública Denis David.

Leia mais:Jogos Estudantis 2017 – Cerimônia de Encerramento


 

Acontecerá nesta segunda-feira (13.11) a partir das 16 horas no Ginásio Poliesportivo Jorge Mendonça a abertura dos Jogos Escolares 2017 de Silva Jardim. Serão duas semanas de Jogos, onde alunos de 2 a 17 anos das redes municipal e estadual participarão de várias modalidades. A competição é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMEC-CT) em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL).

Leia mais:Abertura dos Jogos Escolares de Silva Jardim será nesta Segunda-Feira (13)


A Biblioteca Pública Municipal Tiradentes possui mais de 10 mil exemplares disponíveis para empréstimo, em Silva Jardim. Entre os gêneros que podem ser encontrados pelos usuários, estão obras infantis, literárias, religiosas, saúde, culinária, artes, comunicação, ciências sociais, em braile, entre outras.

A coordenação do espaço informou que está sendo feita a catalogação do acervo para melhorar o atendimento ao público. O objetivo é que, posteriormente, os usuários possam acessar ao site da biblioteca para verem os títulos e a disponibilidade das obras para empréstimo.

“Nós estamos colocando a biblioteca no padrão internacional de bibliotecas, como ela tem que ser. Uma biblioteca deve ser funcional. Antes de sair de casa, você já tem que saber se ela vai atender às suas necessidades ou não”, disse a coordenadora do espaço, a bibliotecária Cristiane da Silva Camelo.

Cristiane acrescentou ainda que o espaço está aberto aos usuários de todas as classes sociais e faixa etária. “Aqui nós temos uma salinha com livros infantis, voltada só para as crianças, mas a biblioteca não é um espaço somente para estudantes. Estamos aqui para receber todo mundo”, afirmou.

Para realizar o empréstimo de um livro, o usuário precisa preencher uma ficha de cadastro, com comprovante de residência, carteira de identidade, e telefone para contato.

 

A Biblioteca Tiradentes está aberta à visitação de segunda a sexta-feira (com exceção aos feriados), das 9h às 17h, na Rua Augusto Antônio Amorim (no local da antiga sede da Secretaria Municipal de Defesa Civil), no bairro Caju. Mais informações podem ser obtidas através do telefone: (22) 2668-1042.

Leia mais:Biblioteca Municipal Tiradentes possui 10 Mil Livros disponíveis para Empréstimo

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000