^ Back to Top


Professores do 5º ano do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino participaram de uma formação na última terça-feira (8), no CEPM Professora Vera Lúcia Pereira Coelho, em Silva Jardim. A capacitação foi para auxiliar os professores no aprimoramento em língua portuguesa, de acordo com o conhecimento de cada um.

A formação foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciências e Tecnologias (Semec - CT), através do Departamento de Ensino, com a Coordenação de Ensino Fundamental, mediado por Nedimar Carvalho, e Elizete Quintanilha, e reuniu 22 professores. A repartição pública ressalta que a capacitação tem foco no avanço do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Nesta formação, só abordamos questões referentes aos Descritores de Língua Portuguesa, que são habilidades que os alunos vão precisar dominar para a realização da Prova Brasil, no mês de novembro. Em setembro, abordaremos os descritores de Matemática. Concluindo o trabalho específico”, argumentou a subsecretária da Semec - CT e responsável pelo Departamento de Ensino, Ana Paula Santana.

A subsecretária da Semec – CT ressaltou ainda que a formação com os professores é uma análise dos simulados que os alunos realizaram nas escolas, sinalizados em gráficos. “De acordo com o resultado, formamos os professores para intervirem na aprendizagem, retomando descritores em que os mesmos apresentaram dificuldades”, afirmou Ana Paula.

 

“Após o trabalho de análise, os professores retornam às escolas com atividades específicas que favorecerão o domínio dos descritores apresentados consolidando o processo de ensino aprendizagem”, concluiu Santana.

Leia mais:Professores fazem Capacitação para melhorar Estratégia de Ensino


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciências e Tecnologia (Semec - CT), através da Coordenação de Educação Infantil, realizou uma formação para cerca de 50 monitores da educação infantil, com palestras e oficinas e dinâmicas de grupo. A capacitação aconteceu nos dias 24 e 25 de julho, no Jardim de Infância O Patinho Feio, no Centro de Silva Jardim.

Com a temática “Quem não planta jardim por dentro, não planta jardim por fora e nem passeia por eles”, de Rubens Alves, a coordenadora da proposta, Aline Matias, contou que a capacitação teve a finalidade de valorizar os servidores, que auxiliam os alunos em todo o processo pedagógico, cultural e social.

Durante a formação, Aline ministrou uma palestra com o tema “Meu lugar no chão da escola”,e levou aos monitores informações que poderão auxiliá-los no desenvolvimento da criança, através do lúdico. “Foram dois dias de intensos plantios, saí convicta de que o jardim de infância educacional florescerá”, disse.

 

A psicóloga Renata Martins palestrou sobre o processo da efetividade na educação. Já o bombeiro e coordenador do Samu do município, Francirlei Pereira Coelho, falou sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes, acompanhado pelo técnico de enfermagem Valmir Alves, e do condutor socorrista Marco Antônio da Conceição.

Leia mais:Silva Jardim Promove Capacitação para Monitores da Educação Infantil

Cerca de 80 manipulares de alimentos que trabalham em escolas da rede pública municipal de Silva Jardim, participaram de uma capacitação, para melhorar a qualidade da alimentação oferecida nas unidades de ensino. O curso teve palestras, orientações, e aconteceu na última terça-feira (25), no CEPM Professora Vera Lúcia Pereira Coelho.

Durante a capacitação, os cozinheiros e auxiliares de cozinha receberam orientações para a forma adequada de armazenamento de cereais, produtos de limpeza, carnes, entre outros. O público teve orientação também de como evitar desperdício de produtos, higiene e organização, de forma geral.

“Detalhamos também a temperatura correta dos locais de armazenamento dos produtos, a importância de se estar atento aos prazos de validade, e falamos ainda sobre as formas de contração e prevenção das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs)”, explicou a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciências e Tecnologia, Eliete Carvalho Pires Cádimo.

Leia mais:Capacitação Ajuda a Melhorar Qualidade da Alimentação Escolar


A Secretaria de Educação, Cultura, Ciências e Tecnologias (Semec - CT) de Silva Jardim divulgou as datas referentes às matrículas e renovações de carteirinhas dos alunos que utilizam o transporte universitário. Segundo a Semec – CT, as renovações poderão ser feitas 19 e 31 de julho, e o cadastro para utilizar o transporte poderá ser feito nos dias 1º e 2 de agosto.

Calendário de renovação

19 e 20 de julho - Estácio;
25 de julho - Candido Mendes, FAMATH, Unilasalle, Unigranrio, IBMEC, IBMR, e PUC;
26 de julho – Paraíso e cursistas;
26 e 27 de julho – Universo;
28 e 31 de julho – Anhanguera.

Para fazer a renovação, os universitários deverão comparecer na sede da Semec – CT, portando CPF, comprovante de residência, grade curricular, e foto 3x4 (para os estudantes que ainda não entregaram). A Semec – CT informou ainda que os universitários que perderem o prazo previsto, terão que aguardar o término das renovações.

A Semec – CT funciona da Rua Luiz Gomes, no Centro da cidade, e o atendimento aos universitários é feito às segundas e terças, entre 9h e 17h, e às quintas-feiras, das 9h às 13h. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (22) 2668-1138.

 

 

Leia mais:RENOVAÇÃO DE CARTEIRINHAS UNIVERSITÁRIAS SERÁ DE 19 A 31 DE JULHO

Cerca de 200 alunos se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), nessa quinta-feira (6), em Silva Jardim. A cerimônia foi realizada na quadra de esportes do CEPM Professora Vera Lúcia Pereira Coelho, com entrega de certificados de conclusão aos estudantes do 5° ano do ensino fundamental. O programa é desenvolvido pela Polícia Militar, em parceria com escolas públicas e particulares.

O Proerd atua na prevenção às drogas e é pedagogicamente estruturadoem lições ministradas por PMs. O programa tem a finalidade de transmitir aos estudantes, a importância da valorização a vida e de se manter longe das drogas.

Junto com o certificado de conclusão de curso, a estudante Maria Eduarda Alves da Silva, de 11 anos, recebeu também uma bicicleta, como prêmio de melhor redação. “Durante o curso, aprendi muitas coisas, entre elas, que não devemos nos envolver com as drogas. Além disso, hoje sei da responsabilidade que tenho de ser uma multiplicadora das informações que aprendi nas aulas”, conta.

Em seu discurso, a secretária municipal de Educação, Cultura, Ciências e Tecnologia (Semec-CT), Kátia Passos, frisou a importância da participação dos pais no processo de educação. “Não adianta colocar a criança na escola, e deixar que a escola assuma todo o papel. A importância da família é primordial para o avanço educacional e construção da cidadania de uma criança”, disse a secretária, parabenizando a presença expressiva dos pais no evento.

A formatura teve ainda a presença do secretário municipal de Segurança Pública, Dênis Pessanha, e do secretário municipal de Trabalho, Habitação, e Promoção Social (SMTHPS), Sebastião Rocha. O coordenador de área do Proerd, subtenente Cabral, e a instrutora responsável por ministrar o curso, a subtenente Alciléa, também participaram do evento, além de diretores e professores.

Leia mais:Alunos Recebem Certificado de Conclusão do Proerd em Silva Jardim

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000