^ Back to Top


Agricultores de Silva Jardim se reuniram com representantes da Prefeitura para assinarem o projeto de venda para a merenda escolar e as atas com os respectivos produtos da Chamada Pública. O encontro aconteceu na última terça-feira, dia 27, no CEPM Professora Vera Lúcia Pereira Coelho e teve a participação de cerca de 15 produtores.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) determina que no mínimo 30% do valor repassado aos municípios para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), devam ser utilizados na compra de gêneros alimentícios diretamente do empreendedor familiar, por meio de Chamada Pública, podendo dispensar, nesse caso, o processo licitatório.

Segundo Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, atualmente, 22 agricultores fornecem para a Prefeitura e suas produções representam cerca de 54% do que é vendido para a alimentação escolar.

“Quando nós priorizamos comprar o que é produzido aqui no nosso município é bom para os agricultores e para os consumidores, no caso, os alunos, que sabem a procedência dos alimentos. Sem contar que isso também facilita o escoamento da produção. Todo mundo sai ganhando”, afirma o secretário municipal de Agricultura, Fábio Sardenberg Val Braga.

O secretário relembra que em 2013, quando o município começou a comprar os produtos dos agricultores locais, apenas seis produtores forneciam para a merenda escolar. “Esse incentivo aos agricultores familiares do nosso município é muito importante, porque gera emprego e renda no campo”, afirma Sardenberg.

A reunião também teve a presença da secretária municipal de Educação, Cultura, Ciências e Tecnologia (Semec - CT), Kátia Passos.

 

Leia mais:Agricultores assinam Projeto para fornecer Merenda Escolar

 

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, lançou um edital para processo seletivo simplificado para preenchimento de 22 vagas de professor auxiliar voluntário para atuar no programa “Mais Alfabetização” em Silva Jardim. As inscrições poderão ser realizadas de 04 a 06 de abril das 9 às 13 horas no Teatro Zezé Macedo (Rua Sansão Pedro David, Centro).

O valor pago por turma nas unidades com 5 horas semanais será de R$ 150, podendo o voluntário assistir o máximo de 8 turmas por semana. Já nas turmas de unidades com 10 horas semanais o valor será de R$ 300, podendo o voluntário assistir o máximo de 4 turmas por semana.

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO

1. Ter idade mínima de 18 anos, no ato da inscrição;
2. Estar em dia com as obrigações militares, para sexo masculino;
3. Estar quite com a justiça eleitoral;
4. Ser Pedagogo (a), professor (a) (nível superior ou médio), ou cursar pedagogia;
5. Ter experiência comprovada em docência, no mínimo 6 meses.

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS

6 – EM Omar Faria Alfradique;
5 – CEPM Profª Vera Lúcia Pereira Coelho;
4 – CIE Adail Maria Tinoco;
4 – Centro Educacional Profª Sônia Braga Pereira Brandt;
1 – EM Cambucaes;
1 – EM Maurília Moreira de Carvalho;
1 – Alfredo Backer.

Confira o edital completo no link abaixo:
http://www.silvajardim.rj.gov.br/…/3135-processo_seletivo_0…

 

Leia mais:Secretaria de Educação lança Processo Seletivo para 22 vagas de Professor Auxiliar


A equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciências e Tecnologia (Semec - CT) se reuniu nessa terça-feira (20) para discutir resoluções, regimes, projetos pedagógicos, entre outras ações para o ano letivo de 2018. O encontro aconteceu no Teatro Zezé Macedo, no Centro de Silva Jardim e teve a participação de cerca de 30 pessoas.

O desfile cívico do município, que este ano terá como tema “Todos na Roda da Feliz Fraternidade”, também foi um dos assuntos em pauta. Ainda durante o encontro, foi ministrada uma palestra pelo psicólogo Marcos André.

 

A reunião foi intermediada pela coordenadora geral do Departamento de Ensino, Ana Paula de Santana, e teve a presença de orientadores pedagógicos e educacionais, psicopedagogos, e ainda da secretária da Semec – CT, Kátia Passos.

Leia mais:Educação Promove Encontro para apresentar Projetos Pedagógicos

 

 

 

 

 

Com um aumento de 2,67% de aumento nas matrículas em 2017, Silva Jardim chegou a marca histórica de 4.507 alunos matriculados na rede municipal de ensino no ano passado, este é o melhor resultado dos últimos anos. Os dados constam no Censo Escolar 2017 divulgado no início de 2018 pelo Ministério da Educação (MEC) através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Do total de matrículas em 2017, no ensino regular houve 4.391 matrículas sendo 452 em creches, 605 na pré-escola, 3.033 no ensino fundamental (sendo 1.778 nos anos iniciais e 1.255 nos anos finais) e Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram matriculados 301 alunos. Já na educação especial houve 116 matrículas.

O município foi o 6º da região da baixada litorânea que mais aumentou o número de matrículas na rede municipal de ensino em 2017 em relação a 2016, ficando a frente de municípios como Araruama (redução de 0,59%), Rio das Ostras (redução de 0,92%), Arraial do Cabo (redução de 1,15%) e Cabo Frio (redução de 5,34% nas matrículas na rede municipal de ensino).

Leia mais:Matrículas na Rede Municipal de Ensino tem Aumento de 2,6% em 2017 e chega a marca história de...

Voltou a circular essa semana, após o período de recesso, o transporte universitário em Silva Jardim. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciências e Tecnologia (Semec – CT), cerca de 286 universitários já estão cadastrados neste primeiro semestre para utilizar o transporte, sendo que desse total, aproximadamente 5% são calouros.

Ainda conforme a Semec – CT, 32 pessoas estão numa fila de espera, aguardando que os estudantes que utilizam o transporte apresentem a grade de horários da faculdade. O recadastramento da Credencial do Universitário aconteceu entre 18 e 31 de janeiro de 2018.

Ao todo, cinco ônibus fazem a condução dos alunos do município para universidades de São Gonçalo, Niterói, e da capital do Rio, de forma totalmente gratuita. “Dar suporte para que esses alunos realizem o sonho da faculdade é investir no futuro do nosso município. Então, tenho muito orgulho de continuar ofertando esse transporte”, disse o prefeito Anderson Alexandre.

O atendimento aos universitários acontece às segundas e terças, das 9h às 16h, e às quintas-feiras, das 9h às 12h. A Semec – CT funciona na Rua Luiz Gomes, s/nº, Centro de Silva Jardim. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (22) 2668-1713.

(Foto: Ascom Silva Jardim)

 

Leia mais:Transporte universitário volta a circular após recesso em Silva Jardim

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000