Autoridades de Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro se reuniram na última quarta-feira (8), em Silva Jardim, para participar do 1º Congresso Municipal de Proteção e Defesa Civil. O evento teve o objetivo de discutir medidas para minimizar e prevenir os desastres naturais causados pelas fortes chuvas de verão na cidade. O congresso reuniu cerca de 150 pessoas e aconteceu no Teatro Zezé Macedo, no Centro do município.

Durante o evento, também foram feitas as entregas dos certificados dos alunos que concluíram o “Projeto Defesa Civil Mirim”. No local, os agentes voluntários do Núcleo de Defesa Civil (Nudec), receberam ainda suas carteiras de identificação, após uma solenidade de abertura marcada pelos integrantes da Associação Musical e Dramática Honório Coelho.

Em seu discurso, o secretário municipal de Defesa Civil (SEMDEC) e subtenente Bombeiro Militar Ronilson Santos Silva, afirmou que a equipe está trabalhando para minimizar os impactos das chuvas de verão em Silva Jardim, e evitar inundações como as que ocorreram na cidade em fevereiro deste ano, e em 2016, quando centenas de pessoas ficaram desalojadas.

“A Defesa Civil do município não pode ser vista apenas no momento de desastre. Nós temos que ser vistos em momentos constantes, através de capacitações, preparações, para que o nosso município seja uma cidade resiliente”, destacou o secretário da SEMDEC.

A prefeita da cidade, Cilene, também participou da abertura do congresso e destacou que o município está executando um estudo do solo do bairro Nova Silva Jardim, e no rio Capivari, no trecho onde são registrados os transbordamentos durante a época de chuvas mais intensas.

“A Secretaria [Municipal] de Meio Ambiente (Semma), junto com a Defesa Civil, e toda uma equipe técnica, estão preparando um estudo sobre essas áreas. [...] E eles vão nos apontar quais medidas o governo vai ter que tomar nessas áreas, especificamente, para evitar as enchentes que vêm acontecendo corriqueiramente em toda época de chuva”, declarou a prefeita Cilene.

Também marcaram presença no evento, secretários municipais; o diretor-geral do Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC), coronel Bombeiro Militar Marcello Silva da Costa; o coordenador da Rede de Defesa Civil (REDEC) Litorânea, tenente coronel Bombeiro Militar Eric Lacerda de Schueler; além do gerente de operações da Prolagos, Douglas Jordão Barbosa; e ainda a procuradora de Justiça do Ministério Público (MP-RJ), Denise Tarin.