Cerca de 35 alunos de Silva Jardim receberam o certificado de conclusão do “Projeto Defesa Civil Mirim”, na última quinta-feira (26). A iniciativa, considerada uma colônia de férias didática, foi coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdec). Durante o projeto, os participantes tiveram uma visão crítica para ações preventivas de defesa civil.

O projeto reuniu adolescentes e jovens com faixa etária entre 12 e 17 anos. Durante as atividades, os alunos tiveram noções básicas de proteção e defesa civil; noções de combate a incêndio; reconhecimento e manuseio de equipamentos de combate a incêndio (extintores); noções de primeiros socorros; noções de prevenção ao meio ambiente; caminhada ecológica;

Ao longo das atividades, os alunos também fizeram rapel na Cachoeira das Andorinhas, no distrito de Aldeia Velha, receberam orientações sobre as condições do mar e dicas para evitar afogamentos e acidentes marítimos, com a participação do Grupamento de Bombeiros Militar em Araruama (CBMERJ – 27º GBM Araruama).

O secretário municipal da Semdec, Ronilson Santos Silva, afirma que o projeto atendeu às expectativas. “Nossa ideia era aproveitar o período de férias escolares dos alunos e ensinar algumas técnicas importantes que poderiam ser úteis pra eles no dia a dia. Foi muito legal! Tivemos uma experiência muito positiva”, afirmou.