^ Back to Top

Defesa Civil


A Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdec) promoveu o Simulado de Desocupação nas Escolas, no CEPM professora Vera Lúcia Pereira Coelho, em Silva Jardim. O trabalho tem o objetivo de orientar aos alunos, professores e funcionários da unidade como se deve agir num caso de princípio de incêndio no local. Ao todo, o simulado teve a participação de mais de 500 pessoas.

Com o apoio do Marco de Ação de Sendai, pela campanha mundial “Construindo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando”, da Organização das Nações Unidas (ONU), o simulado foi uma alusão ao Dia Estadual para Redução de Desastres, celebrado em 29 de novembro.

O secretário da Semdec, Ronilson Santos, disse que o trabalho é executado em todas as escolas do município desde 2013. “Em cada unidade é estabelecido um ponto de encontro seguro para onde os alunos devem ir para o caso de um princípio de incêndio. No CEPM, os alunos saíram de suas salas e foram para a quadra da escola até a chegada do resgate”, afirmou.

 

Durante a ação, uma máquina de fumaça foi utilizada para simular o princípio de incêndio. Ronilson acrescentou ainda que apesar de o simulado levar em consideração um princípio de incêndio, serve para qualquer adversidade e situação de risco coletivo.

Leia mais:Defesa Civil realiza Simulado de Desocupação nas Escolas


O secretário de Defesa Civil de Silva Jardim, Ronilson Santos, participou nessa quarta-feira (8) do 5º Encontro Regional de Agências de Defesa Civil, em Tanguá, na região metropolitana do Rio. A reunião teve a presença de representantes de outros municípios do estado e discutiu a implantação de um consórcio para facilitar a captação de recursos do governo federal.

Ronilson explica que o consórcio vai permitir que os municípios apresentem de forma mais expressiva suas necessidades em comum. “Nossa região é formada por cidades com população relativamente pequena, então, com a implantação desse consórcio teremos mais força para conseguir apoio junto ao governo federal”, explicou o secretário municipal da pasta.

No encontro também foi apresentado um debate sobre o Plano Municipal de Redução de Risco e Desastres, e um curso de nivelamento entre as defesas civis. Além de Silva Jardim, a reunião teve a participação de representantes de Tanguá, Rio Bonito, Itaboraí, Magé, São Pedro da Aldeia e São João de Meriti.

 

 

Leia mais:Silva Jardim Participa de 5º Encontro Regional de Agências de Defesa Civil


A equipe da Secretaria de Defesa Civil (Semdec) de Silva Jardim promoveu nesta quarta-feira (18), uma ação com palestra e simulado sobre prevenção a incêndio no ambiente escolar. A iniciativa teve a participação de cerca de 70 estudantes do ensino médio do Colégio Estadual São Sebastião.

O objetivo do trabalho é fazer com que os alunos e funcionários da unidade de ensino possam se tornar voluntários estejam capacitados para atuar em casos de princípio de incêndio. A palestra foi ministrada pelo bombeiro e secretário da Semdec, Ronilson Santos, que falou sobre os diferentes tipos de extintores de incêndio e formas de manuseio dos equipamentos.

“Como a base mais próxima do Corpo de Bombeiros fica em Casimiro de Abreu, o nosso foco é capacitar os alunos e fazer com que eles possam atuar num princípio de incêndio no âmbito escolar”, acrescentou Ronilson.

 

De acordo com a Semdec, nas próximas semanas a equipe da Defesa Civil vai palestrar nas escolas das localidades de Cesário Alvim, Imbaú, Cidade Nova, no CEPM Profª. Vera Lúcia Pereira Coelho, no bairro Caju, e ainda no Centro Integrado Educacional Adail Maria Tinoco, em Lucilândia.

Leia mais:Defesa Civil faz Palestra e Simulado sobre Prevenção de Incêndio


Representantes de Silva Jardim participaram do 4º Encontro Regional de Agências de Defesa Civil, em Tanguá, na região metropolitana do Rio. A reunião incluiu a participação de outras cidades da região, com o objetivo de discutir a criação do primeiro Plano de Contingência (Placon) Mútuo do Comitê, para atuar em casos de incêndios em vegetação, comuns nessa época do ano.

O Placon Mútuo prevê ainda a realização de simulados conjuntos, com a participação de diversos órgãos e da população. O secretário municipal de Defesa Civil, Ronilson Santos, acrescenta que a finalidade é evitar que um possível incêndio atinja às áreas de proteção ambiental do município.

“As cidades da nossa região são formadas por uma extensa área verde, e é preciso que estudemos maneiras e estejamos aptos para atuar no combate a uma ocorrência dessa proporção. Muitas vezes, os danos na fauna e flora causados por um incêndio florestal são irreversíveis”, afirmou o secretário.

Ronilson destacou ainda que a equipe está desenvolvendo ações de prevenção para conscientizar as pessoas sobre os riscos do incêndio em vegetação. “Estamos produzindo cartazes e filipetas informativas para distribuir e alertar as pessoas sobre as consequências das queimadas”, disse o secretário de Defesa Civil.

 

O encontro aconteceu na Câmara Municipal e teve a participação de representantes dos municípios de Rio Bonito, Tanguá, Itaboraí, Maricá e São João do Meriti. Representantes da superintendência operacional de Defesa Civil também marcaram presença na reunião, realizada no último dia 28.

Leia mais:Silva Jardim participa de Encontro Regional de Agentes de Defesa Civil


Representantes da Secretaria de Defesa Civil de Silva Jardim participaram de um encontro regional em Macaé, no norte fluminense. A reunião aconteceu na última quarta-feira (30), e teve a presença da Superintendência Operacional da Secretaria Estadual de Defesa Civil (SUOP), além de coordenadores da pasta de diversos municípios do interior do estado.

 

O encontro teve o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), e abordou assuntos como o Plano de Contingência (Placon), além da campanha Cidades Resilientes da ONU. O Cartão Pagamento Defesa Civil também foi um dos assuntos em pauta.

Leia mais:Defesa Civil de Silva Jardim participa de Encontro Regional

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000