^ Back to Top

Defesa Civil


Representantes da Secretaria de Defesa Civil de Silva Jardim participaram de um encontro regional em Macaé, no norte fluminense. A reunião aconteceu na última quarta-feira (30), e teve a presença da Superintendência Operacional da Secretaria Estadual de Defesa Civil (SUOP), além de coordenadores da pasta de diversos municípios do interior do estado.

 

O encontro teve o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), e abordou assuntos como o Plano de Contingência (Placon), além da campanha Cidades Resilientes da ONU. O Cartão Pagamento Defesa Civil também foi um dos assuntos em pauta.

Leia mais:Defesa Civil de Silva Jardim participa de Encontro Regional

A Secretaria Municipal Defesa Civil (SEMDEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social (SMTHPS), está promovendo uma campanha do agasalho. Com o slogan “Agasalhe essa ideia, aqueça o coração” a ação visa beneficiar diversas famílias carentes do município com casacos, mantas, meias, cobertores dentre outras peças no período do inverno.

As doações podem ser realizadas na sede da Defesa Civil, na Rua Augusto Antônio de Amorim, nº 268, Caju, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14 h.

 

“Não possui restrições para doar, podem ser àqueles agasalhos que não são mais usados e estejam em bom estado, pois assim poderemos distribuir para quem mais precisa. Pedimos para aqueles que puderem contribuir com a divulgação, nos ajudem, afinal a participação da comunidade é imprescindível no sucesso da campanha”, disse o secretário de Defesa Civil, Ronilson Santos.

Leia mais:Defesa Civil Promove Campanha do Agasalho em Silva Jardim


Representantes da Defesa Civil de Silva Jardim participaram nesta quarta-feira (7), do 1º Seminário Integrado de Órgãos de Resposta (SIOR), que está acontecendo entre os dias 5 e 9 de junho, em São Pedro da Aldeia, município do litoral do Rio. O evento acontece entre 8h30 e 12h30, na sede da Associação Comercial, Industrial, Turística e Agrícola (Aciaspa).

Durante o seminário, são abordados assuntos teóricos e práticos com a finalidade de integrar os diversos órgãos envolvidos em um acidente de grande relevância, para que cada um aja de forma coordenada e organizada em casos de desastres que necessitem de uma operação conjunta.

O secretário municipal de Defesa Civil, Ronilson Santos falou que a participação no seminário garante novos conhecimentos. “Durante esses eventos fazemos treinamentos, participamos de palestras, e nos preparamos para atuar em situações adversas. Defesa Civil não se faz sozinho”, garantiu.

 

Nesta quarta, foram ministradas duas palestras: uma sobre enchentes, alagamentos e deslizamentos, e a segunda falou sobre incêndios florestais. Ao todo, o seminário possui carga horária de 20h.

Leia mais:Defesa Civil participa de Seminário de Órgãos envolvidos em Acidentes


Um mutirão de limpeza retirou mais de 500 quilos de lixo da Lagoa de Juturnaíba, em Silva Jardim. A ação aconteceu no último sábado (8), e contou com a participação de pescadores, moradores, da Defesa Civil, e da Concessionária Águas de Juturnaíba.

 

De acordo com a Defesa Civil, foram recolhidas centenas de garrafas pets e sacos plásticos durante a ação, que contou com o apoio de cerca de 20 pessoas. O secretário municipal de Defesa Civil, Ronilson Santos, disse que a ação acontece todo ano e que é fundamental conscientizar as pessoas sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

Leia mais:Mutirão Retira mais de 500 Quilos de Lixo da Lagoa de Juturnaíba


Equipes da Defesa Civil de Silva Jardim e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos trabalharam durante toda essa segunda-feira (20), para resolver os problemas provocados pela chuva que atingiu a cidade no fim de semana. As equipes estiveram nos distritos de Aldeia Velha, Bananeiras, e no Centro da cidade, onde parte de uma árvore caiu. De acordo com a Defesa Civil, de sábado (18) para domingo (19) choveu cerca de 80 milímetros.

Na Rua Luiz Gomes, no Centro da cidade, as equipes removeram parte de uma árvore que caiu na calçada. Em Bananeiras, uma retroescavadeira precisou ser utilizada para concertar a estrutura de parte da cabeceira de uma ponte que foi levada pela enxurrada.

 

Em Aldeia Velha, o afluente do Rio São João transbordou e provocou três pontos de alagamentos na principal via que dá acesso à localidade. O secretário municipal de Defesa Civil, Ronilson Santos Silva esteve no local. Neste momento, o nível da água já baixou e a situação foi controlada.

Leia mais:Prefeitura Trabalha para Resolver Problemas Causados pela Chuva

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000