^ Back to Top

Defesa Civil


Foi realizado na última quinta-feira (14), o simulado do Plano de Evacuação na Ocorrência de Sinistros, em Silva Jardim. A ação aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ângela Maria da Costa Brito, e teve a participação de aproximadamente 60 pessoas, dentre elas, agentes de defesa civil, SAMU, guarda municipal e funcionários da unidade. A iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Defesa Civil, em parceria com a secretaria de Saúde.

Na simulação, foram apresentadas situações como, a evacuação do prédio, com o transporte de pacientes acamados para fora da unidade e a chegada de uma equipe para combate a incêndios. Durante a ação, foram utilizadas uma fumaça artificial e uma ambulância, para eventual transporte de pacientes.

O secretário municipal da Defesa Civil (Semdec), Ronilson Santos Silva, explicou que o objetivo do simulado foi mostrar aos funcionários e a população como funciona um plano de evacuação em casos de emergência. O secretário acrescentou ainda que os agentes da Semdec passaram por um treinamento antes de executarem o simulado, na sede da repartição pública.

O simulado também teve a presença da secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Tereza Cristina, e do secretário municipal de Trabalho, Habitação Promoção Social (SMTHPS), Jonas Moraes.

 

Leia mais:Defesa Civil realiza Simulado de Evacuação na UPA de Silva Jardim


O secretário municipal de Defesa Civil de Silva Jardim, Ronilson Santos Silva, participou da abertura do ano letivo da Escola de Defesa Civil (ESDEC), na zona norte do Rio. Com o retorno das atividades na escola, a instituição apresenta como novidade o Ensino a Distância (EAD), o que vai facilitar a capacitação de agentes de municípios mais distantes da capital.

O evento aconteceu no último dia 4 de abril, e teve a presença de cerca de 80 pessoas, entre elas, o secretário de estado de Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, coronel bombeiro militar Robadey Costa Júnior, além do subsecretário, coronel bombeiro militar Hess. O diretor da ESDEC, tenente coronel Romano, e outras autoridades, também marcaram presença.

 

Leia mais:Silva Jardim participa de Abertura de Escola de Defesa Civil


A Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdec) de Silva Jardim recebeu nessa quinta-feira (22), um veículo doado pela Associação Mico-Leão Dourado (AMLD). De acordo com a Semdec, o automóvel vai auxiliar no trabalho administrativo, além do atendimento às famílias vulneráveis, sobretudo, as que vivem em situação de risco.

A chave do carro, um Fiat Uno, foi entregue em cartório pelo secretário executivo da AMLD, Luis Paulo Ferraz. De acordo com a ONG, o veículo foi adquirido através de um projeto financiado pelo Fundo Nacional para o Meio Ambiente (FNMA), do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

“A AMLD tinha o compromisso de projeto de doar o veículo a uma instituição pública, e consideramos que a Defesa Civil é uma área importante do município que necessita de fortalecimento”, acrescentou Luis Paulo.

Representando a Semdec, o subcoordenador da pasta, Marcolino Afonso Ferreira, recebeu o automóvel e agradeceu a doação. “O carro será de grande proveito nas ações de defesa civil, tal como na agilidade dos processos administrativos, vistorias em locais de risco, residências, reuniões em outros municípios”, disse.

SOBRE A AMLD

Com sede em Silva Jardim, a AMLD é responsável pela preservação do mico-leão-dourado, desde 1992. A ONG estima que há cerca de 3.200 micos inseridos nos municípios de Silva Jardim, Rio Bonito, e Casimiro de Abreu. Apesar dos esforços pela preservação e dos resultados positivos

Leia mais:Defesa Civil recebe Veículo doado pela Associação Mico-Leão-Dourado


Equipes da Prefeitura começaram a limpeza das casas que sofreram com as chuvas no bairro Nova Silva Jardim. Funcionários da Defesa Civil estão auxiliando na limpeza, assistentes sociais da Promoção Social estão registrando as perdas e voluntários também auxiliam na limpeza das Casas.

 

Nas últimas 96 horas choveu 162,2 mm, em 72 horas foram 148,4mm, já nas últimas 48 horas foram 53,8 mm e nas últimas 24 horas choveu apenas 0,4 mm. A Defesa Civil está em plantão e no caso de qualquer emergência liguem para o telefone (22) 2668 1920.

Leia mais:Prefeitura começa a Auxiliar na Limpeza das casas que Sofreram com as Chuvas

 

Alunos de Silva Jardim, matriculados no Projeto Botinho, participaram da cerimônia de encerramento do curso, na última quarta-feira (31), em Araruama. O evento aconteceu num shopping da cidade e teve entregas de troféus e medalhas, incluindo a participação de mais de 150 alunos.

Com o objetivo de estimular crianças e adolescentes a adotarem uma conduta segura nas praias, ao longo do curso os alunos participaram de atividades físicas, palestras, aprendem dicas para evitar afogamento, noções de preservação do meio ambiente, orientações sobre as condições do mar, primeiros socorros, entre outras técnicas.

Só da nossa cidade tinham 50 alunos e não foi nada fácil incluir a participação deles nessa edição do projeto. Tivemos um empenho muito grande e nosso trabalho foi reconhecido pelo comandante do 27º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), tenente coronel José Carlos Fernandes Torres, que elogiou a Defesa Civil”, disse o secretário municipal da pasta, Ronilson Santos.

A Defesa Civil adiantou que já está preparando novidades para as férias de 2019. “Estamos organizando um projeto de férias, só que dentro do nosso município, onde as crianças poderão conhecer os pontos turísticos de nossa região, como Aldeia Velha, Juturnaíba, e terão noções de como proceder em situações de risco, primeiros socorros, preservação do meio ambiente, entre outras atividades”, disse subcoordenador municipal de Defesa Civil, Marcolino Ferreira.

Considerado uma das maiores colônias de férias do mundo, o projeto teve início no dia 17 de janeiro, com três turmas dividas por faixa etária: Golfinho (de 7 a 11 anos) Moby Dyck (de 11 a 14 anos) e Tubarão (de 15 a 17 anos).

 

(Foto: Divulgação / Secretaria Municipal de Defesa Civil)

Leia mais:Encerramento do projeto botinho reúne mais de 150 alunos

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000