^ Back to Top

Defesa Civil


Um mutirão de limpeza retirou mais de 500 quilos de lixo da Lagoa de Juturnaíba, em Silva Jardim. A ação aconteceu no último sábado (8), e contou com a participação de pescadores, moradores, da Defesa Civil, e da Concessionária Águas de Juturnaíba.

 

De acordo com a Defesa Civil, foram recolhidas centenas de garrafas pets e sacos plásticos durante a ação, que contou com o apoio de cerca de 20 pessoas. O secretário municipal de Defesa Civil, Ronilson Santos, disse que a ação acontece todo ano e que é fundamental conscientizar as pessoas sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

Leia mais:Mutirão Retira mais de 500 Quilos de Lixo da Lagoa de Juturnaíba


Equipes da Defesa Civil de Silva Jardim e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos trabalharam durante toda essa segunda-feira (20), para resolver os problemas provocados pela chuva que atingiu a cidade no fim de semana. As equipes estiveram nos distritos de Aldeia Velha, Bananeiras, e no Centro da cidade, onde parte de uma árvore caiu. De acordo com a Defesa Civil, de sábado (18) para domingo (19) choveu cerca de 80 milímetros.

Na Rua Luiz Gomes, no Centro da cidade, as equipes removeram parte de uma árvore que caiu na calçada. Em Bananeiras, uma retroescavadeira precisou ser utilizada para concertar a estrutura de parte da cabeceira de uma ponte que foi levada pela enxurrada.

 

Em Aldeia Velha, o afluente do Rio São João transbordou e provocou três pontos de alagamentos na principal via que dá acesso à localidade. O secretário municipal de Defesa Civil, Ronilson Santos Silva esteve no local. Neste momento, o nível da água já baixou e a situação foi controlada.

Leia mais:Prefeitura Trabalha para Resolver Problemas Causados pela Chuva

Representantes da Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdec) de Silva Jardim participaram do 2º Seminário do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, que aconteceu no dia 17 de novembro, no Centro do Rio. O seminário teve, entre seus objetivos, promover debates sobre o aperfeiçoamento dos órgãos e entidades integradas ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Integrantes da Defesa Civil de outros estados e municípios do Rio de Janeiro também participaram do seminário, que foi promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e aconteceu entre 9h e 18h. Durante o encontro, foram ministradas diversas palestras e debates sobre os temas abordados.

O coordenador da Defesa Civil de Silva Jardim, Ronilson Silva, participou do seminário e considerou positiva a experiência que teve. “Participar de seminários como esse é fundamental para que possamos trocar conhecimento com integrantes da Defesa Civil de outras cidades e estados”, afirmou.

 

O seminário contou com a presença de representantes dos ministérios públicos Estadual, Federal e de Integração Nacional, além da Secretaria Estadual de Habitação. Também participaram do encontro, representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e dos centros nacional e estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), entre outros.

Leia mais:Silva Jardim participa de seminário do sistema nacional de defesa civil

Defesa Civil de Silva Jardim Promove Palestra sobre Primeiros Socorros

A Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdec) promoveu uma palestra sobre primeiros socorros para brigadistas do ICMBio, funcionários e parceiros da Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), na sede da instituição, localizada na Reserva Biológica Poço das Antas, em Silva Jardim.

O objetivo da ação foi orientar a equipe para possíveis eventualidades durante os trabalhos na mata. Durante a palestra, ministrada pelo ex-secretário da Semdec, Sidnei de Melo, foram dadas orientações de como fazer curativos, como agir em casos de queimaduras, mal súbito, hemorragia.

Além disso, o palestrante também falou sobre imobilizações e quais medidas tomar em casos de picadas de animais peçonhentos. Sidnei alertou ainda sobre a importância do kit de primeiros socorros.

De acordo com a Semdec, a AMLD solicitou a palestra tendo em vista o crescimento do ecoturismo no município. Cerca de 20 pessoas participaram da capacitação, que foi feita no dia 1º de junho.

 

(Fotos: Divulgação / Semdec)

Leia mais:Defesa Civil de Silva Jardim Promove Palestra sobre Primeiros Socorros

Operação Simula Vazamento de Combustível na Represa de Juturnaíba

Uma operação realizada nessa terça-feira (31), em Silva Jardim, simulou o vazamento de combustível na Represa de Juturnaíba, responsável pelo abastecimento de água de pelo menos oito cidades da região dos lagos.

A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdec) em parceria com o Centro de Defesa Ambiental (CDA). O objetivo era treinar os órgãos para as formas de atuação em casos de derramamento de combustível em rios que desaguam na represa.

O coordenador da Semdec, Ronilson Silva, destacou a importância da ação. “Nosso trabalho não é evitar que acidentes aconteçam, e sim, reduzir os desastres causados por ele”, explicou, levando em consideração a possibilidade de acidentes na BR-101.

“Todos os dias, milhares de caminhões trafegam por essa rodovia transportando combustíveis ou algum tipo de produto perigoso”, afirmou Ronilson. Ainda segundo ele, o simulado vai agilizar as formas de atuação.

Durante a operação, foram feitas áreas de contenção com boias flutuantes, para evitar que um possível acidente comprometa o abastecimento de água da região. Cerca de 20 pessoas e duas embarcações participaram do simulado, de acordo com a Defesa Civil.

Leia mais:Operação Simula Vazamento de Combustível na Represa de Juturnaíba

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000