Aconteceu na última quinta-feira (22/12/16) na sede da Associação de Produtores Rurais de Cambucaes a entrega do certificado de conclusão do curso “Consultoria Coletiva Entendendo as Finanças” promovido pelo SEBRAE-RJ em parceria com a Prefeitura de Silva Jardim e apoio da Fundação Banco do Brasil e do BNDES. O evento contou com a presença do Prefeito Anderson Alexandre, da coordenadora regional do SEBRAE-RJ Ana Cláudia Melo, do secretário municipal de agricultura, abastecimento e pesca Fábio Sardenberg, além de 12 produtores rurais e autoridades municipais.

O curso foi o último realizado em 2016 da grade de cursos do SEBRAE-RJ em parceria com a Prefeitura para os programas PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável e Orgânico – SEBRAE, que buscam profissionalizar a produção orgânica em Silva Jardim/RJ.

A Coordenadora Regional do SEBRAE destacou a importância da parceria da Prefeitura no desenvolvimento da agricultura local. “Sem a parceria da Prefeitura esta especialização não seria possível. Sabemos que o governo municipal possui várias prioridades de demandas mais amplas, mas olhar para o pequeno produtor mostra que a prefeitura realiza uma boa prática de gestão pública. Não poderia também de destacar o empenho dos agricultores, que desde o início, se empenharam e estão alcançando resultados fantásticos para o setor.”, disse Ana Cláudia.

Durante a cerimônia foram apresentados os resultados obtidos pelo PAIS em Silva Jardim/RJ e as demandas futuras para o desenvolvimento da agricultura orgânica no município. De acordo com o SEBRAE o município possui aproximadamente 1000 propriedades rurais, sendo que 72 foram visitadas para implementação do PAIS e somente 17 foram contempladas pelo programa.

Fico muito feliz em ver os resultados alcançados pela agricultura. Investimos em maquinário, ampliamos em mais de 10 vezes a aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, dentre outros avanços como a oferta do transporte gratuito. Para os próximos anos já conseguimos aproximadamente R$ 3 milhões para investimento em maquinário através de emenda parlamentar. Mas é importante frisar que ainda teremos um primeiro semestre de 2017 muito difícil com a economia ainda em recuperação, mas continuaremos investindo na agricultura, saúde e educação.” Disse o prefeito.

O produtor Aloisio Heringer Schumacker destacou a importância da realização dos cursos para o seu desenvolvimento como agricultor. “Há 30 anos vínhamos trabalhando de forma errada e hoje com os cursos do SEBRAE podemos adquirir conhecimento para corrigir os erros e trabalhar de forma correta. Compartilho tudo que aprendo aqui para meus filhos.”, disse o produtor.

O próximo curso oferecido pelo SEBRAE aos produtores será “Formação de Preço” que acontecerá dia 13 de janeiro de 2017. Participaram ainda do evento o Vice-Prefeito Tião Rocha, o vereador eleito Jaime Figueiredo Lima, o Gestor de Projetos do SEBRAE Ronald Silveira, além do presidente da Associação de Produtores de Cambucaes Antônio Galdino.